O que é:
A traqueobronquite é a inflamação da traqueia e dos brônquios, que causa sintomas como tosse, rouquidão e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco, que dificulta o funcionamento do sistema respiratório.
Geralmente, a traqueobronquite surge após outra infecção das vias respiratórias, como gripe, rinite ou sinusite, por exemplo, mas também pode ser causada por uma reação alérgica a pelo de animais ou fumaça de cigarro, sendo, nestes casos, semelhante à asma.
A traqueobronquite tem cura e, normalmente, o tratamento é feito durante 15 dias com broncodilatadores e antibióticos, caso se trate de uma infecção bacteriana.
Sintomas de traqueobronquite
Os principais sintomas da traqueobronquite incluem:
- Tosse seca ou com secreções;
- Dificuldade para respirar;
- Chiado constante ao respirar;
- Febre cima de 38º C;
- Dor e inflamação da garganta;
- Cansaço;
- Congestão nasal;
- Náuseas e vômitos;
- Dor no peito.
Quando surgem estes sintomas, é recomendado ir ao pronto-socorro ou consultar um pneumologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Possíveis causas
As causas mais comuns que estão na origem da traqueobronquite aguda são a infecção por vírus ou bactérias. Além disso, esta doença também pode ser causada por uma reação alérgica, sendo, nestes casos, importante identificar o alérgeno que está na sua origem.
A traqueobronquite crônica é geralmente causada pelo uso de cigarro ou pela exposição prolongada a produtos tóxicos e/ou fumaça.
Como é feito o tratamento
O tratamento para traqueobronquite deve ser orientado por um pneumologista e, normalmente, é iniciado com o uso de remédios para aliviar sintomas como dor, febre e inflamação, como o paracetamol, dipirona ou ibuprofeno, e medicamentos para atenuar a tosse, que devem ser indicados tendo em conta o tipo de tosse que a pessoa possui, se é seca ou se tem expetoração.
Além disso, caso a traqueobronquite esteja sendo provocada por uma infecção bacteriana, o médico também pode receitar o uso de um antibiótico. Caso a infecção seja causada por vírus, basta ficar em repouso e manter a hidratação.
Nos casos mais graves, o tratamento da traqueobronquite deve ser feito em internamento no hospital, de forma a receber remédios diretamente na veia e oxigênio. Normalmente, o paciente tem alta cerca de 5 dias após o internamento, devendo manter o tratamento em casa.
Tratamento caseiro
Um bom remédio caseiro para o alívio dos sintomas da traqueobronquite é tomar o chá de malva ou de guaco como forma de complementar o tratamento.
1. Chá de Malva
Este chá contém a malva, que é um anti-inflamatório natural que dilata os brônquios. No entanto, ela não deve ser utilizada em doses elevadas porque pode exercer um efeito laxante.
Ingredientes
- 5 gramas de folhas e flores de malva seca;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Ferver as folhas e as flores de malva durante 5 minutos. Coar a mistura e beber 1 a 3 xícaras por dia.
2. Chá de Guaco
O chá de guaco ajuda no tratamento da traqueobronquite, diminuindo a quantidade de expectoração. O guaco além de broncodilatador é um expectorante natural porque relaxa a musculatura das vias aéreas.
Ingredientes
- 3 gramas de folhas secas de guaco;
- 150 ml de água.
Modo de preparo
Colocar as folhas de guaco em água fervente, durante 10 minutos. Deixar esfriar por 15 minutos e coar. Beber 2 xícaras de chá por dia. Pode ser adicionado mel para adoçar a bebida e tomado quente durante a noite.
Como prevenir a traqueobronquite
Como a traqueobronquite pode resultar de uma infecção, o ideal é evitar a transmissão de vírus e bactérias, sendo que a melhor forma de prevenção da traqueobronquite aguda é não ficar muito tempo em locais fechados, evitar aglomeração de pessoas e higienizar-se adequadamente, diminuindo, assim, as chances de complicações de doenças.