7 remédios caseiros para engravidar mais rápido

Evidência científica

Alguns remédios caseiros para engravidar mais rápido, como o chá de angélica, o chá de agnocasto ou o suco de laranja, espinafre e aveia, são ricos em fitoesterois, ácidos graxos e vitaminas que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, regular a produção hormonal, além de aumentar a disposição e o desejo sexual, podendo facilitar o processo de engravidar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses remédios caseiros podem ser usados na forma de chás, no entanto, para aumentar o efeito destas plantas sobre a fertilidade é recomendado consumi-las sob a forma de suplementos, pois têm uma quantidade controlada das substâncias ativas das plantas medicinais, podendo ser utilizados como de acordo com a orientação de um médico, fitoterapeuta ou naturopata.

Além disso, o ideal sempre é consultar um especialista em fertilidade para avaliar se existe algum problema de saúde que está causando essa dificuldade e para fazer um plano de tratamento mais orientado, pois os remédios caseiros não substituem o tratamento médico.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios caseiros

Algumas opções de remédios caseiros para engravidar mais rápido são:

1. Chá de agnocasto

O chá de agnocasto, feito com a planta medicinal Vitex agnus-castus, é uma boa opção de tratamento caseiro para engravidar pois é rico em flavonoides que têm ação sobre os hormônios femininos, sendo principalmente importante para aumentar a produção do hormônio luteinizante (LH), facilitando a ovulação e a produção de óvulos maduros.

Além disso, o agnocasto pode ser usado para auxiliar no tratamento de irregularidades do ciclo menstrual ou ausência de menstruação.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de frutos de agnocasto;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar o agnocasto na água e levar ao fogo por 3 a 4 minutos. Tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia.

O chá de agnocasto não deve ser usado por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, por mulheres em tratamento de reposição hormonal ou que tomem anticoncepcional oral ou hormônios sexuais

Outra opção é utilizar o agnocasto na forma de cápsulas ou comprimidos. Saiba como tomar as cápsulas ou comprimidos de agnocasto.

2. Chá de angélica

O chá de angélica, preparado com a planta medicinal Angelica sinensis (Dong quai), é uma boa opção de remédio caseiro para engravidar mais rápido pois ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutores e melhorar a função dos ovários.

Além disso, este chá aumenta a vitalidade e o desejo sexual, ajuda a regular a menstruação e a melhorar a fertilidade.

Ingredientes:

  • 20 g de raiz de angélica;
  • 800 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a raiz de angélica na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber 1 xícara cerca de 3 vezes ao dia.

3. Chá de ashwagandha

O chá de ashwagandha, feito com a planta medicinal Withania somnifera, conhecida popularmente como ginseng indiano, possui vários benefícios para a saúde, incluindo a saúde reprodutiva masculina e feminina, pois ajuda a regular os hormônios, promovendo um melhor funcionamento dos órgãos reprodutivos, além de aumentar o desejo sexual, sendo uma boa opção de remédio caseiro para engravidar mais rápido.

Além disso, a ashwagandha pode ajudar a fortalecer o útero de mulheres que já tiveram aborto.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de raiz seca de ashwagandha;
  • 120 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a raiz seca de ashwagandha na água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Coar, esperar amornar e beber 1 xícara por dia durante o período máximo de 6 meses.

O chá de ashwagandha não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou que tenham úlcera no estômago, pressão alta ou diabetes.

4. Infusão de maca peruana

A infusão de maca peruana feita com o pó preparado a partir da planta medicinal Lepidium meyenii, é rico em fitoesterois e ácidos graxos, com propriedades estimulantes e tônicas, que ajudam a aumentar a vitalidade, a libido e a energia, melhorando o desempenho e o desejo sexual. Veja outros benefícios da maca peruana.

Além disso, as vitaminas e os nutrientes da maca peruana ajudam a nutrir o corpo da mulher para receber uma gestação. Já no homem, o uso desta planta pode estimular a produção de esperma, melhorar a mobilidade dos espermatozoides, assim como prevenir a disfunção erétil.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de maca peruana em pó;
  • 500 mL de água morna.

Modo de preparo:

Ferver a água e aguardar amornar. Adicionar a maca peruana na água morna e misturar. Beber o chá até 3 vezes por dia.

5. Chá de shatavari

O chá de shatavari, preparado com a raiz da planta medicinal Asparagus racemosus, além de ser uma planta com efeito afrodisíaco, ajuda a equilibrar a produção de hormônios, regulando a produção de óvulos e espermatozoides de com maior qualidade. Ao mesmo tempo, esta planta também nutre os órgãos reprodutivos, especialmente na mulher.

No homem, shatavari é um tônico natural e é muitas vezes utilizada na medicina ayurvédica para melhorar a produção de espermatozoides saudáveis.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de pó da raiz de shatavari;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar o pó de shatavari na xícara com água fervente. Misturar, esperar amornar e beber 2 xícaras por dia.

6. Chá de saw palmetto

O chá de saw palmetto pode ser usado tanto em mulheres como em homens, porque contém ácidos graxos e fitoestrogênios que promovem o correto funcionamento dos ovários, especialmente em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, além de atuar sobre a produção de espermatozoides e a saúde dos testículos, no homem.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) do pó de saw palmetto;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Adicionar o pó de saw palmetto no copo com água e misturar até dissolver o pó completamente. Beber 2 vezes ao dia.

A chá de saw palmetto não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, e por pessoas com problemas de coagulação no sangue como hemofilia, doenças no fígado como insuficiência hepática ou problemas no pâncreas, como pancreatite, por exemplo.

7. Suco de laranja, espinafre e aveia

O suco de laranja, espinafre e aveia é rico em vitaminas A, B6 e C, e zinco importantes para melhorar as funções reprodutoras do corpo, tanto para homens como para mulheres.

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) espinafre picado;
  • 1 laranja;
  • 1 colher (de sopa) de aveia.

Modo de preparo:

Lavar o espinafre cuidadosamente e espremer as laranjas. Em seguida, colocar todos os ingredientes no liquidificador ou na centrífuga para que sejam reduzidos a suco. Beber em seguida.

Como aumentar o efeito das plantas

Para aumentar o efeito das plantas sobre a fertilidade é recomendado consumi-las sob a forma de suplementos, pois contém quantidades mais controladas das substâncias ativas das plantas medicinais, sendo importante consultar um fitoterapeuta ou outro naturopata com conhecimento em fitoterapia para adequar a posologia de forma individualizada.

Além disso, para aumentar as chances de engravidar, também é importante estar dentro do peso ideal, pois estar acima ou abaixo do peso ideal pode ter efeito sobre a ovulação e a menstruação, influenciando a fertilidade. Por isso, é recomendada fazer uma alimentação equilibrada, rica em legumes e frutas frescas e baixa em gorduras e açúcar.

Assista o vídeo seguinte e saiba os melhores alimentos para aumentar as chance de engravidar:

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A FERTILIDADE

07:46 | 210.056 visualizações

Vídeos relacionados

Os poderosos benefícios da MACA PERUANA

10:50 | 411.176 visualizações

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A FERTILIDADE

07:46 | 210.056 visualizações