Não existe um tratamento capaz de curar o herpes zóster e, por isso, o vírus precisa ser eliminado pelo sistema imune de cada pessoa. No entanto, alguns remédios caseiros, como o banho de aveia ou de camomila, podem ser usados para ajudar a aliviar a coceira e o desconforto, além de acelerar a cicatrização da pele.
Esses remédios caseiros podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico, porém, devem ser aplicados apenas em áreas da pele que não tenham feridas abertas, pois podem causar mais irritação e agravar os sintomas.
Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-eA herpes zoster pode ressurgir a qualquer momento em pessoas que tiveram catapora ou o herpes zoster propriamente dito, pois o vírus permanece inativo no organismo por muitos anos, podendo ser reativado quando o sistema imune está enfraquecido, como no caso de infecção pelo HIV, tratamento do câncer ou doenças autoimunes, por exemplo.
5 remédios caseiros para herpes zoster
Algumas opções de remédios caseiros para herpes zoster são:
1. Compressas de vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui ótimas propriedades para tratar irritações e lesões da pele. No caso do herpes zóster, a acidez do vinagre ajuda a secar as bolhas e, por isso, além de facilitar a cicatrização também reduz a coceira.
Ingredientes
- 1 xícara de vinagre de maçã;
- 1 xícara de água morna.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes em uma bacia e depois colocar compressas ou pedaços de tecido limpo na mistura até que fiquem completamente molhados. Depois, retirar o excesso de líquido das compressas e aplicar diretamente sobre a pele afetada e sem feridas por 5 minutos. Por fim, deve-se deixar a pele secar ao ar livre.
2. Pasta de amido de milho e bicarbonato
A pasta feita com amido de milho e bicarbonato de sódio é uma ótima forma natural de secar as lesões do herpes zóster a ao mesmo tempo acalmar a irritação da pele, diminuindo todo o desconforto da infecção pelo vírus.
Ingredientes
- 10 gramas de amido de milho (maizena);
- 10 gramas de bicarbonato de sódio;
- Água.
Modo de preparo
Misturar o amido de milho e o bicarbonato em um pequeno prato e depois adicionar algumas gotas de água até obter uma pasta homogênea. Por fim, aplique essa pasta sobre as bolhas do herpes zóster, evitando locais com feridas abertas.
Após 10 a 15 minutos, retirar a pasta com água morna e repetir o processo várias vezes ao dia, de acordo com o necessário.
3. Banho de aveia
O banho de aveia possui ácido pantotênico, beta-glucanos, vitaminas B1 e B2 e aminoácidos na sua composição, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes para a pele, e também age como hidratante devido às grandes quantidades de amido na sua composição, ajudando a aliviar a coceira da pele, sendo uma boa opção de remédio caseiro para proteger e acalmar a pele irritada pelo herpes zóster.
Ingredientes
- ⅓ de xícara (de chá) de farinha de aveia;
- 1 litro de água quente.
Modo de preparo
Triturar a farinha de aveia em um liquidificador ou mixer até obter um pó bem fino. Adicionar o pó de aveia e água em uma bacia e misturar por cerca de 15 minutos, até que esteja completamente dissolvida e a água apresente uma cor leitosa.
Por fim, esperar amornar e tomar banho utilizando a água com a aveia sobre a região afetada com herpes zoster, deixando agir por 10 a 20 minutos, idealmente sem passar qualquer tipo de sabão. É importante que a água esteja numa temperatura mais próxima à da pele, porque a água quente tende a piorar a coceira.
Enxaguar o corpo com água corrente, e secar com uma toalha limpa, seca e suave.
4. Óleo de calêndula
Os flavonóides presentes no óleo de calêndula possuem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a irritação da pele e favorecem a cicatrização das bolhas, diminuindo os sintomas de coceira causados pela herpes zoster.
Ingredientes
- Óleo de calêndula.
Modo de preparo
Colocar um pouco do óleo de calêndula na mão e passar sobre as bolhas do herpes zóster, deixando secar ao ar livre. Este processo pode ser repetido várias vezes ao dia, especialmente depois de lavar a pele, por exemplo.
5. Banho de camomila
A camomila é uma planta muito utilizada como calmante natural, não apenas para o sistema nervoso, mas também para a pele, podendo ser usada para irritações ou inflamações na pele, ajudando a melhorar os sintomas como dor e coceira causados pela herpes zoster.
Ingredientes
- 5 colheres (de sopa) de flores de camomila;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes em um recipiente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar e utilizar a água morna para lavar a região afetada pelo herpes zóster.
Outra opção para usar a camomila é passar pomadas feitas com esta planta sobre as bolhas do herpes zóster, para diminuir a coceira ao longo do dia.
Outros cuidados que devem ser tomados
Alguns cuidados também devem ser tomados em casa para ajudar a eliminar o vírus, acelerar a recuperação e reduzir o desconforto causado pela infecção, como:
- Ficar de repouso e evitar tarefas que gastem muita energia;
- Beber bastante líquido ao longo do dia;
- Manter a região afetada sempre limpa e seca;
- Evitar cobrir a pele afetada, deixando-a respirar;
- Não coçar as bolhas;
- Aplicar compressas frias sobre a região, para reduzir a coceira.
Se a coceira e a dor não melhorarem com as compressas, deve-se consultar um dermatologista ou um clínico geral, que podem indicar o uso de cremes ou pomadas que ajudem a aliviar os sintomas. Quando a dor é muito intensa, o médico pode também recomendar o uso de analgésicos, como o paracetamol, por exemplo. Veja como é feito o tratamento da herpes zoster.
Além disso, a dieta também pode ajudar a melhorar a herpes zoster, veja como no vídeo a seguir: