Alguns chás para menopausa, como o chá de amora nega, o chá de hipericão ou o chá de agnocasto, possuem substâncias que a restabelecer o equilíbrio hormonal, e aliviar sintomas da menopausa como alterações do humor, insônia, ondas de calor ou secura vaginal, por exemplo.
A menopausa é a fase da vida da mulher, que se inicia geralmente entre os 45 e 51 anos, marcada pelo fim da idade fértil, em que os ovários deixam de produzir estrógeno e, por isso, ocorre o fim dos ciclos menstruais, podendo surgir os sintomas. Saiba identificar todos os sintomas da menopausa.
Os chás são uma boa opção natural para aliviar os sintomas da menopausa e devem ser usados com orientação do ginecologista ou do fitoterapeuta, pois não são indicados para mulheres com histórico de câncer de mama ou que estejam em tratamento do câncer.
Algumas opções de chá para menopausa são:
1. Chá de amoreira
O chá de amoreira é feito com a planta medicinal Morus Nigra, contém fitoestrógenos na sua composição que ajudam a regular os níveis hormonais, e aliviar os sintomas da menopausa como memória fraca, falta de energia, alterações de humor ou insônia, por exemplo.
Ingredientes
- 10 folhas frescas da amoreira;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas. Deixar repousar por 10 a 15 minutos, coar e tomar durante o dia.
Outra opção para usar a Morus Nigra é tomar a amora negra em cápsulas, que podem ser compradas em farmácias ou lojas de produtos naturais. Veja como tomar as cápsulas de amora.
A amoreira não deve ser usada por mulheres que tenham problemas gastrointestinais, como gastrite ou úlcera, hipertireoidismo, ansiedade, insônia, doenças cardiovasculares ou renais.
2. Chá de ginseng siberiano
O chá de ginseng siberiano é rico em eleuterosideos, com ação antidepressiva, ajudando a melhorar o humor, e aumentar a libido.
Além disso, esse chá também pode ajudar a mulher a se adaptar às mudanças hormonais da menopausa, diminuindo o estresse e aumentando a energia.
Ingredientes
- 1 cm da raiz de ginseng siberiano;
- 200 mL de água.
Modo de preparo
Colocar a raiz do ginseng siberiano e a água em um recipiente e ferver. Deixar repousar por 5 minutos, coar e tomar morno.
O chá de ginseng siberiano não deve ser usado por mulheres que tenham pressão alta, artrite reumatóide, doença de Crohn, doenças cardíacas ou mentais.
3. Chá de erva-de-São-João
O chá de erva-de-São-João, também conhecido como hipericão, é rico em hipericina e a hiperforina, flavonóis, biflavonas e naftodiantronas, que ajudam a acalmar e melhorar os sintomas da menopausa como depressão e ondas de calor.
Ingredientes
- 1 colher de chá (2 a 3g) de erva-de-São-João seca;
- 250 mL de água.
Modo de preparo
Colocar a erva-de-São-João na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Em seguida, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.
O chá de erva-de-São-João não deve ser usado por mulheres que estejam em tratamento com remédios antidepressivos como sertralina, paroxetina ou nefazodona, por exemplo.
4. Chá de agnocasto
O chá de agnocasto, feito com a planta medicinal Vitex agnus-castus, é rico em flavonóides, diterpenos e glicosídeos, que têm ação sobre os hormônios femininos LH e FSH, ajudando a restabelecer o equilíbrio hormonal, e aliviar sintomas da menopausa como alterações do humor ou insônia.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de frutos de agnocasto;
- 300 mL de água.
Modo de preparo
Adicionar os frutos de agnocasto e a água em um recipiente, e levar ao fogo por 3 a 4 minutos. Em seguida, tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber até 2 xícaras por dia.
O chá de agnocasto não deve ser usado por mulheres em tratamento com terapia de reposição hormonal, que tomem anticoncepcional oral ou hormônios sexuais.
O agnocasto também pode ser usado na forma de cápsulas ou comprimidos vendidos em farmácias, drogarias ou farmácias de manipulação. Saiba como usar as cápsulas e comprimidos de agnocasto.
5. Chá de erva-de-São-Cristóvão
O chá de erva-de-São-Cristóvão, preparado com a planta medicinal Cimicifuga racemosa, possui flavonóides, glicosídeos, taninos e óleos voláteis, que possuem efeito semelhante à alguns remédios para depressão, como fluoxetina ou sertralina, o que pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa como ondas de calor, suor excessivo, ansiedade, alterações do humor ou insônia.
Ingredientes
- 1 colher de folhas secas da erva-de-São-Cristóvão;
- 180 mL de água.
Modo de preparo
Colocar a erva-de-São-Cristóvão na água fervente e deixar repousar por 3 minutos. Em seguida, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.
Outra forma de usar a erva-de-São-Cristóvão é na forma de comprimidos, que podem ser comprados em farmácias ou drogarias. Saiba como usar os comprimidos da erva-de-São-Cristóvão.
6. Chá de sálvia
O chá de sálvia, feito com a planta Salvia officinalis, é rico em substâncias como alcalóides, flavonóides, compostos fenólicos e terpenos, que podem ajudar a combater as ondas de calor e o suor noturno na menopausa porque ajuda equilibrar os níveis hormonais.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas de sálvia;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Ferver a água e adicioná-la em uma xícara. Colocar as folhas de sálvia na xícara com a água fervente e deixar em repouso por cerca de 5 a 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá, 3 vezes ao dia
O chá de sálvia não deve ser usado por mulheres que têm epilepsia, pois alguns estudos indicam que a planta pode estimular o desenvolvimento de crises epiléticas.
Confira outras estratégias naturais com a nutricionista Tatiana Zanin: