Bartolinite: o que é, sintomas, causas e tratamento

A bartolinite é a inflamação das glândulas de Bartholin que pode resultar na formação de um pequeno abscesso e causar sintomas como desconforto ao andar, sentar ou durante a relação sexual, febre ou vermelhidão e inchaço no local.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Na maioria dos casos, a bartolinite é causada pela infecção das glândulas de Bartholin por bactérias que naturalmente são encontradas na região genital e, normalmente, acontece quando já existe cisto nestas glândulas. Entenda melhor o que é o cisto de Bartholin e os sintomas.

Em caso de suspeita de bartolinite, é recomendado consultar um ginecologista. O tratamento pode envolver desde o uso de medicamentos, como antibióticos e/ou analgésicos, até cirurgia, especialmente nos casos em que o pus acumulado não sai espontaneamente.

Imagem ilustrativa número 2
Foto de bartolinite (cisto de Bartholin)

Sintomas de bartolinite

Os principais sintomas de bartolinite são:

  • Saída de pus do local;
  • Aumento da sensibilidade na região genital;
  • Inchaço e/ou vermelhidão da vulva;
  • Dor durante a relação sexual, ao sentar ou caminhar;
  • Febre.

Na presença desses sinais e sintomas é importante que o ginecologista seja consultado para que seja feita uma avaliação da região genital e seja indicado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de bartolinite é feito pelo ginecologista baseado nos sintomas apresentados e alterações verificadas no exame ginecológico, como presença de pus, aumento da sensibilidade, vermelhidão e inchaço, no local das glândulas de Bartholin.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um ginecologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Embora a bartolinite não seja uma DST (ou IST), algumas vezes, o médico pode indicar testes para avaliar a presença de infecções sexualmente transmissíveis associadas.

Principais causas

A bartolinite normalmente é o causada pela infecção do líquido retido em um cisto das glândulas de Bartholin por bactérias que fazem parte da flora vaginal, como Escherichia coli e Staphylococcus aureus, resultando na formação de um abscesso.

Além disso, a inflamação das glândulas de Bartholin é mais frequente em mulheres com histórico de bartolinite, cisto das glândulas de Bartholin e/ou infecções sexualmente transmissíveis.

Como é feito o tratamento

As principais opções de tratamento para a bartolinite são:

1. Medicamentos

Os medicamentos mais indicados para bartolinite são analgésicos e anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou naproxeno, para aliviar a dor e diminuir a inflamação das glândulas de Bartholin.  

O médico também pode indicar antibióticos para a bartolinite, principalmente quando se suspeita de infecções sexualmente transmissíveis ou para complementar a drenagem de um abscesso.

2. Drenagem por cirurgia

A drenagem por cirurgia é a principal forma de tratamento do acúmulo de pus provocado pela bartolinite, sendo feita com anestesia local por meio de uma pequena incisão na região para retirar o pus acumulado nas glândulas.

Quando a drenagem por cirurgia é indicada, a recuperação da bartolinite pode durar de 4 a 6 semanas em alguns casos.

3. Marsupialização

A marsupialização é uma cirurgia que pode ser indicada principalmente nos casos de bartolinite recorrente e envolve criar um pequeno orifício entre as glândulas de Bartholin e a pele, evitando que voltem a acumular líquidos.

4. Bartolinectomia

A bartolinectomia é a cirurgia para remoção completa das glândulas de Bartholin e é a última opção de tratamento, quando nenhum dos outros tratamentos tiveram efeito ou quando a inflamação destas glândulas é frequente. Entenda como é feita a bartolinectomia e como é a recuperação.

5. Autocuidados para bartolinite

Um autocuidado indicado para a bartolinite é a realização de banhos de assento com água morna para diminuir a inflamação das glândulas de Bartholin. É recomendado especialmente para os casos em que o pus acumulado na glândula saiu sem a necessidade da drenagem por cirurgia.

Leia também: Banho de assento: o que é, para que serve (e como fazer) tuasaude.com/banho-de-assento

Quando o pus sai espontaneamente, a recuperação da bartolinite tende a durar poucos dias, sendo normalmente indicado apenas o tratamento com analgésicos e/ou banho de assento.