O tratamento da insuficiência renal aguda pode ser feito com alimentação adequada, medicamentos e nos casos mais graves quando o rim está muito comprometido, pode ser necessário fazer hemodiálise para filtrar o sangue ou até mesmo fazer um transplante de rins.
Na insuficiência renal, os rins deixam de ser capazes de filtrar o sangue, causando um acúmulo de substâncias tóxicas no organismo. Na insuficiência renal aguda ocorre uma diminuição da capacidade do rim enquanto que na insuficiência renal crônica a perda desta função dos rins ocorre progressivamente.
Assim, o tratamento da insuficiência renal deve ser indicado pelo nefrologista e pelo nutricionista, podendo ser feita em casa ou no hospital, dependendo da gravidade da doença.
Como tratar a insuficiência renal aguda
Geralmente, o tratamento da insuficiência renal aguda pode ser feito com:
- Medicamentos diuréticos e anti-hipertensivos prescritos pelo nefrologista;
- Dieta especial indicada pelo nutricionista com diminuição do consumo de alimentos com sal, proteínas, potássio, cálcio e fósforo e aumento da ingestão de água;
- Administração de soro na veia, feita no hospital;
- Remédios para diminuir a quantidade de potássio no sangue, aplicada na veia no hospital;
- Hemodiálise, para ajudar a eliminar as substâncias tóxicas do corpo.
É importante fazer o tratamento corretamente porque a insuficiência renal aguda é reversível, mas quando isto não acontece, pode evoluir para insuficiência renal crônica. Veja mais detalhes do tratamento da insuficiência renal aguda.
Como tratar a insuficiência renal crônica
Para o tratamento da insuficiência renal crônica o nefrologista pode indicar além dos medicamentos e da alimentação, as sessões de hemodiálise ou diálise peritoneal que são duas técnicas que filtram o sangue. O transplante renal, nestes casos, é uma solução, mas só é utilizado em último recurso. Veja como é feito o transplante renal.
Qual médico consultar?
O médico mais indicado para orientar o tratamento da insuficiência renal é o nefrologista, pois é o especialista em diagnosticar e tratar problemas do rim.
Além de recomendar o tratamento inicial da insuficiência renal, o nefrologista irá ainda avaliar a resposta do rim ao longo do tempo e verificar atento ao surgimento de qualquer complicação, adequando o tratamento sempre que necessário.
Alimentação para insuficiência renal
A dieta para insuficiência renal tem como objetivo diminuir o consumo de alimentos ricos em sal, potássio, proteínas, cálcio e fósforo da dieta do paciente e aumentar a ingestão de água. O paciente deve:
- Evitar alimentos ricos em sal, como linguiça, presunto e salsichas;
- Substituir o sal por limão, vinagre ou ervas aromáticas;
- Evitar o consumo de refrigerantes;
- Moderar ou evitar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como os ovos, peixe e carne;
- Evitar os alimentos ricos em potássio, como a banana, o tomate, a abóbora, a carne, a batata e o feijão;
- Evitar os alimentos ricos em cálcio e fósforo, como os derivados do leite, ovos, legumes e cereais.
O tratamento nutricional da insuficiência renal deve ser indicado por um nutricionista. Assista o vídeo da nossa nutricionista para saber o que pode comer e alguns truques para cozinhar os alimentos: