O tratamento para o HPV tem como objetivo eliminar as verrugas, podendo variar de acordo com a quantidade de verrugas, local em que aparecem e forma que possuem, sendo importante que o tratamento seja feito de acordo com a orientação do ginecologista ou urologista.
De acordo com as características das verrugas do HPV, o médico pode recomendar o uso de remédios em forma de pomada, crioterapia, tratamento com laser ou realização de cirurgia nos casos em que as verrugas são muito grandes.
Independentemente do tratamento indicado, é importante que a pessoa mantenha uma boa higiene íntima e use camisinha em todas as relações sexuais, verificando se o preservativo cobriu as verrugas. Também é importante que o parceiro seja avaliado por um médico para verificar se já foi contaminado e então iniciar o tratamento.
1. Remédios
O uso de remédios em forma de pomada ou creme para eliminar as verrugas do HPV é a forma mais comum de tratamento indicado pelo médico, podendo o remédio variar de acordo com o formato da verruga, quantidade e local em que aparece.
Assim, alguns dos remédios que pode ser indicado são o Podofilox, o Ácido tricloroacético e o Imiquimode. Além disso, em alguns casos, o médico pode indicar o uso do medicamento Interferon para complementar o tratamento e favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico. Veja mais sobre os remédios para HPV
2. Cirurgia
A cirurgia para remoção das verrugas causadas pelo HPV pode ser indicada quando as lesões não desaparecem com o uso dos remédios, são muito grandes ou quando a pessoa tem tendência para sangramentos, podendo ser realizada no consultório médico ou hospital.
Além disso, a cirurgia para HPV está indicada quando são identificadas lesões de alto grau causadas pelo vírus no útero, o que aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de colo de útero. Dessa forma ao realizar a cirurgia é possível tratar as lesões, evitando a sua progressão e diminuindo o risco de câncer.
3. Cauterização do colo do útero
A cauterização do colo do útero é um tipo de tratamento também indicado no HPV, principalmente quando é verificado no exame papanicolau, no caso das mulheres, a presença de lesões uterinas causadas pelo HPV, mesmo que não existam verrugas genitais.
Esse procedimento tem como objetivo tratar as lesões e evitar a sua progressão, evitando o desenvolvimento de câncer. Dessa forma, o ginecologista queima as lesões identificadas no exame, permitindo que células saudáveis se desenvolvam no local e evitando a progressão da doença. Entenda o que é e como é feita a cauterização do colo do útero.
4. Crioterapia
A crioterapia é também uma opção de tratamento para as verrugas causadas pelo HPV e consiste em realizar o congelamento da verruga através da utilização de nitrogênio líquido, sendo indicada para verrugas mais externas. Esse tratamento deve ser feito no consultório médico e pode fazer com que a verruga "caia" em alguns dias. Saiba mais sobre a crioterapia para verrugas.
Sinais de melhora e piora do HPV
Quando o tratamento é feito de forma adequada podem surgir sintomas de melhora do HPV como diminuição do número e tamanho das verrugas, diminuindo também o risco de transmissão do vírus. No entanto, as verrugas podem voltar a surgir porque o vírus fica adormecido no organismo, não sendo eliminado após o tratamento das verrugas.
Por outro lado, quando o tratamento não é realizado de acordo com a recomendação do médico, é possível observar o surgimento de mais lesões, além de haver maior probabilidade de desenvolvimento de complicações, incluindo o câncer.
Assista ao vídeo a seguir e veja de forma simples como identificar os primeiros sintomas desta doença para iniciar logo o seu tratamento: