As dores musculares são problemas muito comuns e podem ter várias causas. Normalmente, as pessoas são aconselhadas a aplicar gelo ou calor na região afetada com o objetivo de reduzir a inflamação, o inchaço e alívio das dores, dependendo do tipo de lesão e duração dos sintomas. No entanto, existem excelentes opções de tratamentos naturais para dores musculares que podem ser preparados em casa com baixo custo e bastante práticos.
Alguns exemplos são:
1. Compressa de vinagre
Um bom tratamento natural para dor muscular é aplicar a compressa de vinagre na região dolorida, pois o vinagre ajuda a retirar o excesso de ácido lático que se formou, sendo muito útil, principalmente, após os exercícios físicos.
Ingredientes
- 2 colheres de vinagre
- Meio copo de água morna
- Pano ou gaze
Modo de preparo
Colocar 2 colheres de vinagre em meio copo de água morna. Em seguida aplicar esta solução em forma de compressa feita com um pano ou gazes, na região dolorida.
2. Óleo de massagem
Os ingredientes utilizados nesse remédio caseiro estimulam a circulação e ajudam a prevenir a rigidez que ocorre após uma lesão muscular.
Ingredientes
- 30 ml de óleo de amêndoa
- 15 gotas do óleo essencial de alecrim
- 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
Modo de preparo
Misturar os óleos em um frasco de vidro escuro, agitar bem e aplicar sobre o músculo afetado. Faça uma massagem suave, com movimentos circulares e sem pressionar muito para não correr o risco de lesionar ainda mais o músculo. Esse procedimento deve ser feito todos os dias até a dor diminuir.
3. Chá de canela
O chá de canela com sementes de mostarda e erva-doce é rico em substâncias anti-inflamatórias que vão auxiliar no combate à dor muscular causada pelo cansaço físico ou excesso de atividade física.
Ingredientes
- 1 colher de canela em pau
- 1 colher de sementes de mostarda
- 1 colher de erva-doce
- 1 xícara (de chá) de água fervente
Modo de preparo
Adicione a canela, as sementes de mostarda e a erva-doce à xícara de água fervente e tape. Deixe descansar por 15 minutos, coe e beba a seguir. A dose recomendada é de apenas 1 xícara deste chá por dia.