Alguns bons exemplos de tratamentos naturais para fibromialgia são os chás com plantas medicinais, como o Ginkgo-biloba, a aromaterapia com óleos essenciais, as massagens de relaxamento ou o consumo aumentado de alguns tipos de alimentos, especialmente aqueles que são ricos em vitamina D e magnésio.
É importante ressaltar que, como a fibromialgia ainda não tem cura, todos estes tratamentos poderão ser utilizados, mas não exclui a necessidade da ingestão dos remédios receitados pelo médico. Veja mais detalhes do tratamento para fibromialgia.
1. Chás para fibromialgia
Alguns chás possuem excelentes propriedades que melhoram a circulação, relaxam os músculos e retiram os metabólitos do organismo, sendo uma ótima ajuda para aliviar as dores provocadas pela fibromialgia e reduzir o número de crises. Alguns exemplos de plantas que podem ser usadas são:
- Ginkgo biloba;
- Erva de São João;
- Raiz de ouro;
- Ginseng indiano.
Estes chás podem ser usados durante o dia e em combinação uns com os outros, assim como com outras técnicas naturais para aliviar os sintomas da fibromialgia. Confira outras opções de remédio caseiro para fibromialgia.
2. Aromaterapia com óleos essenciais
O aroma das plantas medicinais alcançam as células olfativas e estas estimulam determinadas áreas do cérebro produzindo o efeito desejado. No caso da fibromialgia, a aromaterapia mais indicada é a de essência de lavanda, que produz bem-estar, acalma e relaxa os músculos.
3. Massagem de relaxamento
A massagem terapêutica e a massagem de relaxamento conseguem aumentar a circulação sanguínea, retirar toxinas acumuladas nos músculos, tendões e ligamentos, relaxa, diminui a dor e o cansaço. Quando o óleo utilizado é o de semente de uva, os benefícios são ainda maiores, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Veja como fazer uma massagem de relaxamento.
4. Dieta para fibromialgia
A dieta também pode ter um papel muito importante para aliviar as crises de fibromialgia , isto porque algumas vitaminas e minerais muito importantes para o organismo, como a vitamina D ou o magnésio, parecem estar diminuídas na maioria das pessoas com fibromialgia .
Assim, para aumentar os níveis de vitamina D deve-se apostar em alimentos como o atum, a gema de ovo, os alimentos enriquecidos com vitamina D e a sardinha enlatada. Já para melhorar a quantidade de magnésio, é importante aumentar a ingestão de banana, abacate, semente de girassol, leite, granola e aveia, por exemplo.
Confira ainda alguns exercícios que podem aliviar a dor e o desconforto: