O tratamento para ansiedade é feito com terapia cognitivo comportamental e/ou uso de remédios antidepressivos e/ou ansiolíticos indicados pelo psiquiatra, pois ajudam a aliviar os sintomas de ansiedade e a evitar crises.
Além disso, é recomendado realizar atividades físicas, ter momentos de lazer e fazer uma alimentação saudável, pois são estratégias que ajudam a reduzir os níveis de estresse, aumentar o relaxamento e sensação de bem estar.
Leia também: 23 sintomas de ansiedade: físicos e psicológicos (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-ansiedadeO tratamento da ansiedade varia de pessoa para pessoa, de acordo com a intensidade dos sintomas, devendo sempre ser orientado pelo psiquiatra e psicólogo.
8 tratamentos para ansiedade
Os principais tratamentos para ansiedade são:
1. Psicoterapia
A psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental ou psicodinâmica, orientadas por um psicólogo, são importantes formas de tratamento da ansiedade.
Muitas vezes, especialmente nos casos mais leves ou iniciais, somente a psicoterapia pode ser suficiente para controlar e evitar os sintomas, sem a necessidade de remédios.
As intervenções de psicoterapia são úteis pois estimulam a identificação e resolução de pensamentos distorcidos, estimulação do autoconhecimento e diminuição dos conflitos emocionais.
Já a terapia cognitivo-comportamental ajuda a melhorar os sintomas e a desenvolver ferramentas para controlar crises ansiosas e compulsivas, melhorando a qualidade de vida. Saiba como é feita a terapia cognitivo comportamental.
2. Antidepressivos
Os antidepressivos, como sertralina, escitalopram, paroxetina ou venlafaxina, são medicamentos de primeira escolha no tratamento da ansiedade, quando somente a psicoterapia não é capaz de aliviar os sintomas.
Esses remédios são eficazes para controlar os sintomas ao ajudar a repor neurotransmissores cerebrais que estimulam o humor e o bem-estar.
3. Ansiolíticos
Os ansiolíticos, como diazepam, clonazepam ou lorazepam, podem ajudar a controlar rapidamente os sintomas de ansiedade, pois agem em cerca de 30 a 60 minutos.
Esses remédios são muito eficazes para acalmar, relaxar e reduzir a tensão muscular, porém devem ser usados por um curto período de tempo, já que causam risco de dependência e de efeitos colaterais como sonolência e quedas.
Leia também: Remédios para ansiedade: naturais e de farmácia tuasaude.com/remedios-para-ansiedade4. Atividades físicas
As atividades físicas, como caminhada, natação e dança, yôga, pilates ou tai chi, ajudam a proporcionar relaxamento e bem-estar, aliviando os sintomas de ansiedade.
Além disso, como a pessoa se sente bem e relaxada, as atividades físicas também ajudam a evitar crises de ansiedade ou que a ansiedade volte.
5. Lazer e hobbies
Para tratar a ansiedade, também é recomendado investir em atividades de lazer e hobbies, como ler, pintar, tocar algum instrumento ou ouvir música, por exemplo, pois ajudam a aliviar o estresse e a preocupação.
Leia também: 7 dicas simples para aliviar o estresse tuasaude.com/como-combater-o-stress6. Evitar bebidas alcoólicas
Evitar bebidas alcoólicas também faz parte do tratamento da ansiedade, pois o álcool pode piorar os sintomas de ansiedade ou até causar crises de ansiedade.
Leia também: 16 benefícios da atividade física (e como começar) tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica7. Deixar de fumar
Para pessoas que têm o hábito de fumar, é recomendado deixar de fumar pois a nicotina do cigarro aumenta a ansiedade e a tensão.
A terapia cognitivo comportamental, além de ser um tratamento eficaz para ansiedade, também pode ajudar a parar de fumar.
Caso a pessoa tenha dificuldade de interromper o uso de cigarros, deve-se consultar o psiquiatra responsável pelo tratamento, que pode indicar medidas para parar de fumar ou remédios. Veja os principais remédios para parar de fumar.
Leia também: Como parar de fumar: 8 dicas para deixar o vício tuasaude.com/6-dicas-para-parar-de-fumar8. Alimentação saudável
A alimentação também é importante para o tratamento da ansiedade, pois ajuda a aumentar a produção de serotonina pelos intestinos, ajudando a controlar a ansiedade e aumentar o bem estar.
Assim, é recomendado consumir frutas, vegetais, alimentos integrais, probióticos, ômega 3 e magnésio, por exemplo. Veja como deve ser a alimentação para ansiedade.
Além disso, deve-se evitar alimentos gordurosos, frituras, farinha de trigo ou alimentos ricos em açúcar, além de manter o corpo hidratado, bebendo bastante água, e evitar consumir cafeína em excesso.
Tratamento natural
Alguns tratamentos naturais para ansiedade, como tomar chás com ação calmante, como o chá de camomila, de erva-cidreira, ou de lavanda, ajudam a relaxar e a reduzir os sintomas de ansiedade. Veja todas as opções e como preparar os chás para ansiedade.
Além disso, algumas opções de calmantes naturais, que contribuem para a redução da ansiedade, são a valeriana, a passiflora e o Ginkgo biloba, por exemplo.
Leia também: 6 remédios caseiros comprovados para ansiedade tuasaude.com/remedio-caseiro-para-ansiedadeO tratamento natural para ansiedade pode ser feito para complementar o tratamento indicado pelo psiquiatra, não substituindo a psicoterapia nem o uso de remédios.
Assista o vídeo a seguir com dicas de tratamento natural para ansiedade: