O tratamento para artrose pode ser feito com o uso de medicamentos, fisioterapia, exercícios e nos casos mais graves quando os sintomas perduram dificultando a vida da pessoa, a cirurgia pode ser indicada, mas em último caso.
Normalmente os sintomas são bem controlados com comprimidos anti-inflamatórios como Ibuprofeno, mas como estes não devem ser tomados por mais de 7 dias por causar dor de estômago, o médico pode recomendar ainda a aplicação diária de pomadas anti-inflamatórias para passar no local da dor.
A fisioterapia é uma grande aliada sendo útil para alívio da dor, diminuição do inchaço, dos ruídos ao movimentar a articulação e melhora da função, sendo indicado para todas as pessoas. Quando aliada aos medicamentos são muito eficazes no alívio da dor e melhora da função.
Assim, os tratamentos disponíveis para artrose incluem:
1. Remédios
Os remédios para artrose devem ser indicados pelo ortopedista, podendo ser indicado o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como, por exemplo, Paracetamol, Aspirina, Ibuprofeno e Naproxeno para aliviar a dor e o inchaço das articulações ou da aplicação da pomada Moment ou Voltaren. Outro medicamento utilizado na artrose é o Artrolive ou o Condroflex que contêm duas substâncias que ajudam a regenerar a cartilagem das articulações, protegendo-as da degeneração. Veja mais detalhes sobre os remédios para artrose.
Quando estes medicamentos aliados à fisioterapia não tem o efeito esperado e a dor é incapacitante, o médico pode receitar uma infiltração com anestésico, corticoide ou ácido hialurônico diretamente na articulação afetada.
2. Fisioterapia
O tratamento fisioterapêutico para artrose visa diminuir a dor e o desconforto através do uso de aparelhos de fisioterapia, recursos térmicos, como bolsas de calor ou de gelo e exercícios de mobilização e fortalecimento. Isso evita que a cartilagem seja ainda mais destruída, aumentando o espaço intra-articular através de exercícios e de mobilizações. Saiba como pode ser feita a fisioterapia para artrose.
Fortalecer os músculos que envolvem a articulação afetada é primordial para que essa articulação fique um pouco mais protegida e cause menos dor e por isso é recomendado praticar os exercícios indicados pelo fisioterapeuta, tanto na clínica, como em casa. Conheça alguns exercícios para artrose no joelho.
Andar de bicicleta, na esteira e fazer Pilates também são boas opções para quando não houver dor para manutenção da força, sendo útil para diminuir o retorno precoce dos sintomas.
3. Cirurgia
A cirurgia é indicada quando o uso de medicamentos e a fisioterapia foram insuficientes para amenizar a dor e a limitação que o indivíduo apresenta. Ela deve ser sempre a última opção terapêutica, pois pode deixar sequelas permanentes, como perda da amplitude do movimento da articulação afetada.
A cirurgia pode ser feita para raspagem do tecido afetado ou para substituição de uma parte ou de toda a articulação. Depois do procedimento a pessoa ainda precisa fazer fisioterapia por mais algumas semanas até que o tecido esteja completamente cicatrizado e não haja necessidade de uso de muletas ou outros dispositivos para auxílio da movimentação e até que a pessoa seja capaz de realizar suas atividades diárias normalmente.
4. Tratamento natural
Um bom tratamento natural para artrose é o consumo do chá das sementes de sucupira, pois esta planta medicinal tem efeito calmante e regenerador das articulações, sendo útil para complementar o tratamento clínico e fisioterapêutico. Para o chá recomenda-se ferver 12 sementes de sucupira esmagadas num litro de água e beber várias vezes durante o dia.
5. Tratamento caseiro
Um bom tratamento caseiro para artrose é colocar uma bolsa de água quente sobre a articulação afetada quando ela doer. Para alcançar o mesmo objetivo colocando uma trouxinha de pano recheada com sementes de sésamo ou de linhaça aquecidas no micro-ondas em cima da articulação para diminuir a dor e o desconforto. Recomenda-se deixá-la atuando por aproximadamente 15 a 20 minutos. Veja mais opções de remédios caseiro para artrose.
Sinais de melhora e piora
A diminuição do inchaço, da dor e a melhora da função são os primeiros sinais de melhora da artrose, mas com a permanência destes sintomas fica evidente a piora do quadro, sendo necessário investigar o que pode estar acontecendo através de exames de imagem como raio-x ou ressonância magnética.
Complicações da artrose
As complicações surgem quando o tratamento não é realizado, havendo aumento da intensidade e frequência da dor. Isso pode indicar uma progressão da artrose, com uma maior área afetada e por vezes somente a cirurgia para colocação de uma prótese poderá trazer alívio dos sintomas.
Cuidados em caso de artrose
Seja qual for o tratamento eleito pelo médico e pelo paciente em concordância, é fundamental que o indivíduo siga algumas recomendações para potencializar o tratamento, tais como:
- Emagrecer, se estiver acima do peso ideal para sua altura e idade;
- Alimentar-se de forma saudável, dando preferência ao consumo de alimentos anti-inflamatórios;
- Beber bastante água, para ajudar na lubrificação das articulações e na flexibilidade da pele e dos músculos;
- Repousar sempre que sentir dor nas articulações;
- Evitar fazer esforços;
- Usar roupas e sapatos adequados, que sejam leves e confortáveis.
Além disso, recomenda-se evitar os movimentos repetitivos com a articulação doente. Por exemplo: quem tem artrose nas mãos ou nos dedos deve evitar fazer tricô, croché ou lavar roupas à mão, e quem tem artrose na coluna deve evitar subir escadas ou ficar levantando e abaixando sempre.