O tratamento para bursite geralmente inclui repouso da articulação afetada, aplicação de compressas frias, uso de remédios anti-inflamatórios para reduzir a dor, fisioterapia, ou em alguns casos cirurgia, por exemplo, de forma a aliviar a inflamação e os sintomas da bursite, como dificuldade para realizar movimentos, fraqueza muscular ou dificuldade para realizar as atividades do dia a dia.
A bursite é a inflamação na bursa, que é um pequeno saco contendo líquido no seu interior, e que funciona como uma espécie de almofada para diminuir o atrito entre entre os tendões, os músculos e os ossos, podendo afetar o ombro, quadril, joelho ou cotovelo, por exemplo.
O tratamento da bursite deve ser feito com orientação do ortopedista de acordo com a gravidade dos sintomas, localização da inflamação e causa da bursite, que pode surgir devido a movimentos repetitivos, traumatismos, infecções até por artrite reumatoide ou gota.
Principais tratamentos para bursite
Os principais tratamentos para bursite que podem ser indicados pelo ortopedista são:
1. Repouso
O repouso da articulação afetada pode ser recomendado pelo médico, evitando atividades de impacto ou que causem pressão direta na articulação ou exercícios físicos repetitivos.
O repouso da articulação afetada ajuda na recuperação e alivia a dor e o desconforto que surgem ao se movimentar.
2. Compressas frias
Aplicar compressas frias na articulação afetada ajuda a diminuir a dor e reduz o inchaço, por aliviar a inflamação na bursa.
Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar um saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel, em uma toalha limpa e seca, e aplicar na região afetada, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
3. Remédios
Os remédios para bursite que podem ser indicados pelo médico são:
- Anti-inflamatórios não esteroides na forma de comprimidos, como ibuprofeno ou naproxeno, para combater a inflamação da bursa e aliviar a dor da bursite;
- Pomadas anti-inflamatórias na articulação afetada, como o diclofenaco dietilamônio, para reduzir a inflação e a dor;
- Analgésicos, como paracetamol, para aliviar a dor;
- Antibióticos, nos casos da bursite ter sido causada por infecções.
Esses remédios devem ser sempre indicados pelo médico e o tempo de tratamento deve ser feito de forma individualizada, de acordo com a intensidade da dor e a melhora dos sintomas. Confira todas as opções de remédios para bursite.
4. Fisioterapia
A fisioterapia pode ser indicada pelo médico e deve ser feita com orientação do fisioterapeuta, com exercícios de alongamento para aumentar a flexibilidade e melhorar a estabilidade da articulação afetada.
O tratamento fisioterápico deve ser escolhido pelo próprio fisioterapeuta de forma individualizada, podendo ainda ser usados aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios, como o TENS, ultrassom, corrente galvânica ou microcorrentes, por exemplo. Na fase final da recuperação são recomendados os exercícios de fortalecimento muscular em volta da articulação.
A fisioterapia geralmente dura cerca de 6 meses e, após a fisioterapia, é recomendado que a pessoa continue a praticar alguma atividade física para manter a articulação hidratada e os músculos fortes, para evitar um novo quadro de bursite.
5. Injeção de corticoides
A injeção de corticoide diretamente na articulação afetada, pode ser feita pelo médico, para ajudar a combater a inflamação e aliviar os sintomas da bursite rapidamente.
Geralmente, é utilizada a cortisona, um tipo de anti-inflamatório esteroide, com potente efeito anti-inflamatório, sendo esse tipo de tratamento normalmente indicado para bursite do quadril ou do ombro. veja outras opções de tratamento para bursite no quadril e bursite no ombro.
6. Cirurgia
A cirurgia para bursite pode ser indicada pelo médico nos casos, para drenar o líquido da bursa ou remover completamente a bursa, nos casos em que nenhuma outra opção de tratamento foi eficaz para aliviar a inflamação, e a dor persiste.
Normalmente, é necessário fazer sessões de fisioterapia após a cirurgia para acelerar a recuperação.
Tratamento caseiro para aliviar os sintomas
O tratamento caseiro consiste na adoção de alguns cuidados para aliviar a dor e a inflamação da região afetada, como:
- Utilizar joalheiras, em caso de bursite no joelho, para suportar a articulação e diminuir a dor;
- Não dormir para o lado do quadril com bursite;
- Ao dormir, colocar travesseiros para suportar a articulação.
Além disso, como tratamento alternativo a acupuntura, pode ser uma boa opção, pois através da aplicação das agulhas na região afetada ou no meridiano correspondente é possível reduzir a inflamação e a dor.
Tratamento natural para bursite
O tratamento natural pode ser feito através da alimentação, aumentando o consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, com o objetivo de reduzir a inflamação e a dor. Veja quais no vídeo seguinte:
Como aliviar a dor com ANALGÉSICOS NATURAIS
04:26 | 1.257.346 visualizaçõesSinais de melhora
Os sinais de melhora da bursite surgem com o tratamento e incluem a redução da dor da região afetada e da dificuldade em movimentar o membro afetado.
Sinais de piora
Os sinais de piora da bursite estão relacionados com as suas complicações como infecção da bursa, por exemplo, e incluem o aumento da dor da região afetada e da dificuldade em movimentar esse membro, assim como, a vermelhidão e o aumento do inchaço da região afetada, que pode ficar também quente.