7 tratamentos para COVID-19 (em casa e no hospital)

O tratamento da COVID-19 leve a moderada pode ser feito em casa com repouso, aumento da ingestão de líquidos, uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, como febre, dor no corpo ou dor de cabeça.

Já nos casos de COVID-19 grave, em que existe dificuldade para respirar, sensação de falta de ar e dor no peito, o tratamento precisa ser feito em internamento no hospital, aplicação de medicamentos diretamente na veia e/ou utilização respiradores para facilitar a respiração.

Leia também: COVID-19: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/covid-19

Em média, o tempo que a pessoa demora até ser considerada curada da COVID-19 é de 10 dias, mas pode variar desde 5 dias até várias semanas, dependendo da gravidade da infecção. Entenda melhor quando a pessoa é curada da COVID-19.

Imagem ilustrativa número 1

7 tratamentos para COVID-19

Os principais tratamentos para COVID-19 são:

1. Ficar em repouso

Nos casos leves de COVID-19, é importante ficar em repouso para ajudar o corpo a se recuperar e o sistema imunológico a combater o vírus do SARS-CoV-2.

Assim, deve-se evitar esforços excessivos e o contato com outras pessoas de forma a evitar transmitir o vírus e prevenir infecções secundárias, como pneumonia bacteriana, por exemplo.

2. Fazer isolamento social

O isolamento social para a COVID-19 é indicada em todos os casos, pois evita a transmissão do vírus para outras pessoas, sendo recomendado evitar abraços, beijos e outros cumprimentos próximos.

Geralmente, é indicado ficar em isolamento social até 48 horas após a melhora dos sintomas.

Nos casos graves de COVID-19, o isolamento é feito no hospital.

3. Beber bastante líquido

Beber bastante líquidos, como água, sucos naturais, chás sem açúcar ou soro caseiro, ajuda a manter o corpo hidratado e facilitar a recuperação.

Além disso, o aumento da ingestão de líquidos é importante para evitar a desidratação que pode ocorrer devido a febre ou diarreia causados pela COVID-19, especialmente em crianças, idosos ou gestantes.

Leia também: Como fazer soro caseiro: receita, para que serve (e quando tomar) tuasaude.com/receita-de-soro-caseiro

Nos casos de desidratação grave, pode ser indicado pelo médico internamento hospitalar para receber soro na veia.

Beber bastante líquidos também ajuda umidificar as vias aéreas e aliviar a dor de garganta, a tosse seca sensação de nariz escorrendo ou entupido. Veja os principais sintomas da COVID-19.

4. Tomar remédios

Tomar remédios para COVID-19 leve a moderada pode ser indicado pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas.

Os principais remédios para COVID-19 são:

  • Analgésicos, como paracetamol ou dipirona, para aliviar a dor de cabeça e no muscular, ou febre;
  • Anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno, para baixar a febre e aliviar dores;
  • Xarope para tosse, como guaifenesina, bromexina ou acetilcisteína;
  • Soluções salinas em spray nasal, para aliviar o nariz escorrendo ou entupido;
  • Antibióticos, caso se tenha infecção bacteriana secundária.

Os remédios para COVID-19 só devem ser usados com indicação médica, de acordo com os sintomas apresentados, estado geral de saúde e idade.

Nos casos de COVID-19 ou risco de ter a infecção grave, o médico pode indicar o uso de antivirais, como molnupiravir (Lagevrio) ou ritonavir + nirmatrelvir (Paxlovid), por exemplo.

5. Fazer uma alimentação saudável e natural

Fazer uma alimentação saudável é importante para manter o corpo saudável e o sistema imune mais fortalecido, ajudando a combater a COVID-19 leve a moderada.

Desta forma, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteína, como carne, peixe, ovos ou laticínios, assim como em frutas, legumes, cereais e tubérculos. 

Leia também: 12 alimentos que aumentam a imunidade tuasaude.com/alimentos-que-aumentam-a-imunidade

6. Deixar o ambiente arejado

No caso da COVID-19 leve a moderada, em que o tratamento está sendo feito em casa, é importante deixar o ambiente arejado, abrindo as janelas para favorecer a circulação do ar.

Isso porque o vírus da COVID-19 consegue circular mais facilmente em um ambiente fechado, aumentando o risco de transmissão da infecção.

7. Internamento hospitalar

Nos casos mais graves de COVID-19, em que se desenvolve uma pneumonia ou outras complicações sérias, é importante que o tratamento seja feito em internamento hospitalar.

No hospital, o tratamento pode ser feito com o uso de oxigênio por máscara, cateter nasal ou por alto fluxo, ventilação não invasiva ou ventilação mecânica, medicação diretamente na veia e monitoramento dos sinais vitais.

Além disso, alguns antivirais podem ser indicados pelo médico para reduzir a gravidade e a duração da infecção pela COVID-19 ou evitar o desenvolvimento da infecção grave.

Nesses casos, podem ser usados remédios para COVID-19, como remdesivir ou tocilizumabe aplicados na veia, ou baricitinibe, ritonavir + nirmatrelvir, ou molnupiravir por via oral, por exemplo.

Leia também: 8 remédios para COVID-19 (para uso em casa ou no hospital) tuasaude.com/remedios-para-coronavirus

Cuidados durante o tratamento

Durante a infecção COVID-19 é importante ter alguns cuidados para evitar transmitir a como, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e utilizar máscara bem ajustada ao rosto, para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

Leia também: Prevenção da COVID-19: como se proteger do coronavírus tuasaude.com/como-se-proteger-do-coronavirus

Além disso, é recomendado lavar as mãos com água e sabão neutro regularmente durante, pelo menos, 20 segundos ou fazer a desinfecção das mãos com álcool gel 70% durante 20 segundos.

Assista o vídeo a seguir com dicas de como lavar as mãos corretamente para evitar a COVID-19:

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.531 visualizações

Quando ir ao hospital

Nos casos de COVID-19 leve, é recomendado voltar ao hospital se os sintomas piorarem, em caso de dor no peito, falta de ar ou se a febre ficar acima de 38ºC por mais de 48 horas, ou se não diminuir com o uso dos medicamentos indicados pelo médico.

O ideal é consultar um pneumologista ou um infectologista, mas também é possível se consultar com um clínico geral, que encaminhará para outra especialidade se necessário.

Marque uma consulta com o infectologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que fazer se os sintomas persistirem

Algumas pessoas que tiveram COVID-19 e que foram consideradas "curadas" podem continuar apresentando alguns sintomas como dor no corpo, cansaço, dor de cabeça e alterações no olfato ou paladar.

Esses casos estão sendo descritos como sendo síndrome pós-COVID, ou COVID longa, e devem ser avaliados e acompanhados por um médico.

Leia também: Síndrome pós-COVID: o que é, sintomas e o que fazer tuasaude.com/sindrome-pos-covid

A vacina da COVID-19 ajuda no tratamento?

O principal objetivo da vacina contra a COVID-19 é prevenir os casos de infecção grave.

Por isso, ela não é usada como forma de tratamento, já que deve ser aplicada antes de uma possível infecção para permitir que o corpo tenha anticorpos capazes de combater o vírus. Saiba mais sobre o funcionamento das vacinas contra a COVID-19.

Vídeos relacionados

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.531 visualizações

VACINA DO CORONAVÍRUS É SEGURA? com Dr. Esper Kallas

15:38 | 109.488 visualizações

COVID-19 Atualização: variantes, vacinação e lockdown

07:09 | 11.562 visualizações

PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

08:37 | 113.429 visualizações