O tratamento para dor na virilha deve ser feito de acordo com a causa da dor, sendo normalmente recomendado repouso, compressa de gelo no local da dor e uso de medicamentos caso a dor seja persistente ou atrapalhe atividades do dia-a-dia, devendo ser indicados pelo médico.
A principal causa de dor na virilha em homens e mulheres é a distensão dos músculos ou tendões da virilha devido à prática de exercícios como corrida, futebol ou dança, por exemplo. Conheça as principais causas de dor na virilha.
No entanto, quando a dor é persistente e acompanha sintomas como febre ou sangue na urina, é recomendado que a pessoa busque ajuda médica, pois a dor na virilha pode estar relacionada a outra situação, como por exemplo infecções, inflamação no nervo ciático ou hérnia.
Tratamento para dor na virilha
O tratamento para a dor da virilha pode variar de acordo com a causa e o grau da dor, podendo ser recomendado:
1. Aplicação de compressa
A aplicação de compressa fria ajuda a aliviar a dor na virilha, já que diminui o fluxo de sanguíneo do local, aliviando a inflamação e a dor. Assim, é indicado aplicar a compressa fria na virilha durante 15 minutos pelo menos 2 vezes por dia. Veja mais sobre a compressa fria.
Além disso, é importante que a pessoa permaneça em repouso e evite fazer exercícios de alto impacto até que haja recuperação completa dos músculos da virilha, pois podem agravar a lesão. No caso de uma lesão muscular, o retorno à atividade física varia de pessoa para pessoa de acordo com a causa da dor e grau da lesão.
2. Uso de medicamentos
O uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares, como Aspirina, Paracetamol e Cizax, por exemplo, podem ser indicados pelo médico para aliviar a dor, principalmente quando interfere nas atividades do dia a dia.
3. Fisioterapia
A realização de fisioterapia costuma ser indicada nos casos em que houve uma distensão ou lesão na virilha. Assim, através da realização de sessões de fisioterapia, é possível promover a reabilitação muscular e o ganho de força.
4. Cirurgia
A cirurgia é apenas indicada pelo ortopedista nos casos mais graves de alterações na virilha ou quando a fisioterapia não é suficiente para tratar a causa da dor na virilha.