11 tratamentos para esporão (remédios, fisioterapia e outras opções)

O tratamento para esporão no calcanhar pode ser feito com alongamentos, massagem no pé, uso de talas noturnas ou palmilhas ortopédicas para melhorar o apoio do pé e ajuda a aliviar os sintomas de dor e dificuldade para caminhar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, em alguns casos, o ortopedista pode também indicar o uso de medicamentos para aliviar a dor, além de sessões de fisioterapia, ondas de choque ou cirurgia, nos casos mais graves.

O esporão é a formação de uma calosidade óssea que acontece devido a rigidez do pé e da fáscia, que também está relacionada com o excesso de peso, e ter que permanecer muito tempo de pé ou na mesma posição. Conheça mais sobre o esporão no calcanhar.

Imagem ilustrativa número 1

Principais tratamentos

Os principais tratamentos para esporão do calcanhar são:

1. Repouso

O repouso do pé é importante para reduzir a dor pois alivia a pressão sobre o calcanhar.

Além disso, é recomendado evitar atividades físicas que podem piorar a dor devido ao impacto no pé, como caminhada, corrida, futebol, vôlei ou basquete.

No entanto, pode-se fazer exercícios físicos de baixo impacto, como natação, por exemplo.

2. Compressas frias

Aplicar compressas frias no calcanhar com esporão ajuda a reduzir a inflamação, aliviando a dor e o inchaço no calcanhar.

Para isso, pode-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar um saco de gel no congelador para resfriar.

Em seguida, deve-se envolver a bolsa ou o saco de gel, em uma toalha limpa e seca, e aplicar no calcanhar, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia.

3. Alongamentos

Alguns exercícios de alongamento da fáscia plantar, como puxar os dedos do pé para cima durante 20 segundos ou rolar o pé em cima de uma bola de tênis, ajudam a melhorar a elasticidade da fáscia e evitar que ela cause muita pressão sobre o esporão, aliviando a dor.

Também pode-se pisar na ponta do degrau da escada e forçar o calcanhar para baixo, mantendo o alongamento da sola do pé e da perna.

4. Massagem

Massagear toda a sola do pé, insistindo mais tempo na região mais dolorida, pode ajudar a aliviar a dor do esporão no calcanhar. 

Para fazer a massagem no pé pode-se utilizar um creme hidratante para os pés ou óleo de amêndoa doce, ou usar pomadas como Cataflan, Reumon Gel, Calminex ou Voltaren, por exemplo.

Essa massagem pode ser feita diariamente após o banho ou deixar o pé de molho na água fria, por exemplo. 

Pressionar enquanto desliza o polegar sobre a sola da pé também é uma ótima forma de tratamento para curar o esporão.

Assista o vídeo a seguir com mais dicas do que fazer em casa para o esporão de calcanhar:

ESPORÃO NO CALCANHAR: O que fazer

04:56 | 1.751.396 visualizações

5. Remédios anti-inflamatórios

Os remédios anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou naproxeno, podem ser indicados pelo ortopedista para combater a inflamação e aliviar a dor do esporão no calcanhar.

Outros remédios que podem ser indicados são analgésicos, como paracetamol, por exemplo.

Esses remédios devem ser sempre indicados pelo ortopedista e o tempo de tratamento deve ser feito de forma individualizada, de acordo com a intensidade da dor e a melhora dos sintomas. 

6. Palmilhas ortopédicas

Usar uma palmilha ortopédica de silicone é uma boa estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo sobre a região dolorida.

O ideal é que seja utilizada uma palmilha que tenha um 'buraco' exatamente no local onde se localiza o esporão porque assim toda a planta do pé fica bem apoiada e a região dolorida não fica em contato com a palmilha, nem o sapato.

No entanto, essa palmilha não deve ser usada por toda a vida, sendo necessária apenas enquanto durar o tratamento.

Um outro tipo de palmilha que pode ser usada é aquela que força a curva do pé, que está presente em alguns tênis de caminhada ou corrida. 

7. Talas noturnas

A tala noturna pode ser indicada pelo ortopedista para alongar a fáscia plantar, uma vez que à noite durante o sono, a tendência é relaxar a fáscia plantar, o que causa dor no esporão do calcanhar pela manhã.

8. Fisioterapia 

A fisioterapia para esporão do calcanhar inclui o uso de eletroterapia e aplicação de gelo, para reduzir a inflamação dos tecido em redor do esporão, aliviando a dor ao caminhar. Alguns exemplos do que se pode fazer na fisioterapia são:

  • Ultrassom com gel neutro ou com propriedade anti-inflamatória;
  • Laser para ajudar a desinflamar e cicatrizar os tecidos inflamados;
  • Técnica de crochetagem ou de massagem transversa profunda que podem causar algum desconforto, mas libera a fáscia;
  • Uso de uma tala noturna no pé, que imobiliza o tornozelo e alonga a fáscia plantar;
  • Exercícios para estimular a curvatura ideal do pé e a mobilização da fáscia.

A fisioterapia pode ser realizada de 3 a 4 vezes por semana, até a eliminação dos sintomas.

9. Terapia com ondas de choque 

A terapia com ondas de choque é utiliza um aparelho que envia ondas de som no local do esporão do calcanhar, para reduzir a inflamação e estimular a reparação da lesão.

Desta forma, esse tipo de tratamento, traz o alívio da dor com riscos e efeitos secundários mínimos.

O tratamento dura de 5-10 minutos, e são necessárias 2 a 4 tratamentos, realizados 1 vez por semana. Entenda como é feito o tratamento com ondas de choque.

10. Injeção de corticoide

A injeção de corticoide diretamente no local do esporão do calcanhar pode ser feita pelo ortopedista, para ajudar a combater a inflamação e aliviar os sintomas rapidamente.

Geralmente, é utilizada a cortisona, um tipo de anti-inflamatório esteroide, com potente efeito anti-inflamatório, sendo que seu uso é recomendado quando as outras formas de tratamento não foram eficazes para aliviar os sintomas ou quando o esporão piora ao longo do tempo.

11. Cirurgia 

A cirurgia para esporão no calcanhar é indicada nos casos mais graves para liberar a fáscia plantar e remover o esporão, aliviando definitivamente a dor.

No entanto, sendo uma cirurgia, existem alguns efeitos colaterais que podem surgir, especialmente formigamento na região do calcanhar.

Após a cirurgia, para evitar complicações, é recomendado manter o repouso durante, pelo menos, 2 semanas e manter o pé elevado com almofadas para que esteja acima do nível do coração, evitando que fique inchado e atrase a cicatrização.

Além disso, só se deve começar a colocar peso sobre o calcanhar após indicação do ortopedista, devendo-se começar a caminhar com o auxilio de muletas. Saiba como usar muletas corretamente.

Esporão do calcanhar tem cura?

Uma vez que se formou o esporão nenhum tratamento será capaz de o eliminar completamente e, por isso, é comum que a dor surja de tempos em tempos, sempre que a pessoa se descuida e usa sapatos muito duros ou fica muito descalço, passando muitas horas do dia de pé.

A única forma de eliminar essa formação óssea é através de cirurgia, onde o osso pode ser raspado pelo cirurgião. No entanto, se os fatores que levaram ao desenvolvimento do esporão não forem solucionados, ele poderá voltar a aparecer.

Vídeos relacionados

ESPORÃO NO CALCANHAR: O que fazer

04:56 | 1.751.396 visualizações