O tratamento natural para acabar com os gases, como aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e a ingestão de água durante o dia, evitar alimentos que fermentam no intestino, ou tomar chás para eliminar os gases, como o chá de hortelã-pimenta, ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e evitar a formação de gases, trazendo alívio do desconforto de forma rápida.
O excesso de gases na maioria das vezes é normal pode acontecer devido à fermentação dos alimentos pelas bactérias intestinais durante o processo de digestão, ou pelo consumo de bebidas com gás, engolir muito ar ao comer ou falar, ou até gravidez. No entanto, os gases em excesso também podem surgir devido a alterações gastrointestinais, como prisão de ventre, por exemplo. Veja outras causas do excesso de gases.
É importante consultar o gastroenterologista quando o excesso de gases se torna constante, pois pode haver alguma alteração gastrointestinal, que deve ser avaliada para que se possa fazer o tratamento mais adequado.
Assista o video a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de como acabar com os gases:
Como eliminar o EXCESSO DE GASES rapidamente
07:51 | 40.788 visualizaçõesFormas naturais para acabar com os gases
Alguns tratamentos naturais que ajudam na eliminação dos gases são:
1. Comer mais fibras
Aumentar o consumo de alimentos com fibras, como aveia em flocos, farelo de trigo, frutas e legumes, ajuda a aliviar a prisão de ventre que pode causar excesso de gases. Confira a lista completa de alimentos ricos em fibras.
Esses alimentos ajudam a aumentar o trânsito intestinal e o volume das fezes, facilitando a sua eliminação, além de diminuir os gases e a flatulência excessiva, principalmente quando consumidos em conjunto com quantidades adequadas de água.
2. Evitar alimentos que provocam gases
Evitar alimentos que provocam gases, como feijão, brócolis, couve-flor, aspargos, lentilha, repolho, cebola, rabanete, nabo, couve de bruxelas, batata, doces ou leite, por exemplo, pode ajudar a diminuir a formação de gases no intestino e a flatulência excessiva.
Isto porque esses alimentos podem aumentar a fermentação no intestino, aumentando a quantidade de gases formados, sendo, por isso, recomendado evitar ou diminuir o consumo desses alimentos, para acabar com o o excesso de gases, e aliviar o desconforto. Veja a lista completa de alimentos que causam gases.
3. Evitar consumir bebidas gasosas
Evitar consumir bebidas gasosas frequentemente ou em excesso, como refrigerantes, água com gás ou cerveja, por exemplo, pode ajudar a acabar ou evitar o excesso de gases, pois essas bebidas possuem gás carbônico na sua composição, aumentando a quantidade de gases no sistema gastrointestinal, resultando em excesso de gases.
Desta forma, deve-se dar preferência para consumir bebidas sem gás, como água, sucos naturais ou chás, por exemplo.
4. Beber mais água
Beber mais água ajuda a acabar com os gases, principalmente causados pela prisão de ventre. Isto porque a água promove uma hidratação das fezes e ajuda a aumentar o trânsito intestinal, o que alivia a prisão de ventre e o excesso de gases. Veja outras formas de acabar com a prisão de ventre.
Assim, é recomendado beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia. Para pessoas que têm dificuldade em ingerir água, pode-se adicionar meio limão espremido em 1 litro de água e tomar ao longo do dia. Adicionar folhas de hortelã numa garrafa de água e gelo também alteram ligeiramente o sabor da água, sendo mais fácil beber água.
No entanto, a quantidade ideal de água por dia pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com o peso e a idade. Veja como calcular a quantidade de água que deve ser ingerida por dia.
5. Tomar chás para eliminar gases
Alguns chás, como o chá de hortelã-pimenta ou o chá de camomila, ajudam a eliminar os gases pois possuem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antiespasmódicas, ajudando a aliviar a sensação de barriga inchada e o desconforto abdominal, causados pela má digestão, por exemplo.
Estes chás podem ser tomados mornos ou gelados e ajudam na eliminação dos gases intestinais, trazendo alívio dos sintomas rapidamente, e de forma natural. Saiba como preparar os chás para acabar com os gases.
6. Massagear a barriga
Uma outra estratégia que ajuda a soltar o intestino é caminhar durante 20 a 30 minutos e massagear a região entre o umbigo e a região íntima, enquanto está sentado no vaso sanitário, por exemplo.
Esse estímulo ajuda a soltar o intestino, o que normalmente promove a liberação dos gases presos, havendo alívio do desconforto.
Quando ir ao médico
É aconselhado consultar o gastroenterologista quando a dor causada pelos gases é muito intensa e não há sinais de melhora mesmo ao seguir as orientações acima, ou quando a pessoa apresenta gases muito fétidos de forma regular e a barriga estufada.
Nessa situação o médico deve avaliar a saúde e verificar se existe alguma alteração intestinal importante, que deve ser tratada, como alguma intolerância alimentar ou Doença de Crohn, por exemplo. Alguns dos sintomas que esta doença pode provocar incluem irritação intestinal, sangramentos, sensibilidade a alguns alimentos, diarreia e dores intestinais.
Assista o vídeo seguinte com Drauzio Varella e Tatiana Zanin, e saiba o que pode estar causando os gases intestinais: