O tratamento para hemorroida interna pode ser feito com pomadas como a ultraproct ou hemovirtus, e remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol e ibuprofeno, que podem reduzir a inflamação e aliviar o desconforto causado pelas hemorroidas.
Além disso, normalmente também são indicadas medidas como fazer banhos de assento de 15 minutos com água morna e aumentar a ingestão de líquidos e alimentos ricos em fibras, por exemplo.
Algumas vezes, o tratamento da hemorroida interna também pode envolver procedimentos como ligadura elástica ou escleroterapia, ou cirurgia para remover a hemorroida. Dessa forma, o proctologista é quem deve orientar o melhor tratamento de acordo com o grau da hemorroida e a intensidade da dor.
Opções de tratamento
As principais opções de tratamento para hemorroida interna são:
1. Remédios de farmácia
Remédios com bioflavonóides ajudam na circulação de sangue pelas veias, podendo ser utilizados no tratamento da hemorroida interna, aliviando sintomas como coceira, desconforto e sangramento. Daflon, Venaflon, Flavenos ou Venovaz são alguns exemplos destes medicamentos e devem ser usados conforme orientação médica.
Além disso, analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol e ibuprofeno, algumas vezes também podem ser indicados.
2. Pomadas
Apesar das hemorroidas internas se localizarem mais profundamente na região anal, as pomadas para aplicação externa podem aliviar o desconforto no momento de evacuar e reduzem a dor ao sentar, por exemplo.
As pomadas indicadas para hemorroidas possuem anestésicos e anti-inflamatórios e podem ser usadas de 3 a 4 vezes por dia, dependendo da gravidade dos sintomas, podem ser compradas facilmente em farmácias, sendo as mais comuns a pomada Proctyl, Hemovirtus e Ultraproct. Confira como usar as pomadas para hemorroidas.
3. Mudanças na dieta
Mudanças na dieta, como aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e água, são indicadas para que as fezes fiquem mais moldadas, diminuindo o esforço necessário para evacuar e evitando machucar região anal. Saiba quais são os alimentos ricos em fibras.
Veja no vídeo a seguir qual a posição correta de sentar para facilitar a saída das fezes, aliviando a dor.
Como fazer COCÔ do JEITO CERTO
01:11 | 1.723.342 visualizaçõesAlém disso, deve-se evitar usar papel higiênico ao se limpar, preferindo lavar a região anal com água e sabão, porque o papel irrita a mucosa do ânus e pode causar pequenos ferimentos.
4. Banho de assento
O banho de assento com água morna por cerca de 15 minutos pode aliviar a coceira e o desconforto, além de ajudar a na higiene da região anal. Ao preparar o banho, normalmente não é indicado adicionar sal, óleos ou loções à água, porque podem provocar inflamação da hemorroida. Veja como fazer o banho de assento.
5. Ligadura elástica
A ligadura elástica é um tipo de tratamento indicado para hemorroidas internas de grau I a III e consiste na colocação de um elástico em volta da hemorroida, diminuindo o fluxo de sangue e permitindo a sua redução. Após cerca de 5 a 7 dias, este elástico é eliminado pelo ânus.
Algumas vezes pode ser necessária mais de uma sessão de colocação de ligaduras. No entanto, em comparação com a cirurgia, a recuperação é mais rápida e a dor após o procedimento é menor.
6. Escleroterapia
A escleroterapia consiste na injeção de medicamentos, como óleo de fenol a 5% ou o óleo vegetal, para promover a cicatrização ao redor da hemorroida, permitindo a sua redução e aliviando os sintomas.
7. Fotocoagulação
A fotocoagulação pode ser feita para hemorroidas internas de grau I e II e consiste na aplicação de raios infravermelhos através de um tubo para impedir o fluxo de sangue ao redor da hemorroida, causando a sua redução.
8. Cirurgia
A cirurgia para hemorroida interna pode ser indicada em caso de hemorroidas internas de grau III ou IV, hemorroidas internas que ficaram presas no ânus ou quando outros tratamentos não foram eficazes.
A cirurgia pode ser feita para remover a hemorroida ou utilizando técnicas para fixar a hemorroida à parede anal, por exemplo, diminuindo o tempo de recuperação e a dor pós-operatória. Conheça os principais tipos de cirurgia para hemorroida.
9. Remédios caseiros
Remédios caseiros podem ser feitos com plantas medicinais como a babosa e hamamélis, que têm propriedades anti-inflamatórias e podem ser utilizadas para aliviar a dor e o desconforto na região anal causados pelas hemorroidas internas. Veja mais opções de remédios naturais para hemorroidas.
Sinais de melhora e piora
Os sinais de melhora da hemorroida interna incluem a diminuição do tamanho da hemorroida e alívio dos sintomas, como desconforto, coceira e sangue nas fezes.
Já os sinais de piora da hemorroida interna incluem o aumento do tamanho da hemorroida, piora do desconforto ou dor na região anal, especialmente ao evacuar, e da quantidade de sangue nas fezes.
Veja com o Dr Antônio Carlos os principais tratamentos indicados para hemorroida: