O Mycoplasma genitalium é uma bactéria que pode ser transmitida através da relação sexual desprotegida, causando sintomas como dor e ardor ao urinar, dor durante a relação sexual, dor pélvica, corrimento e sangramento fora do período menstrual, no caso das mulheres.
Os sintomas de infecção pelo Mycoplasma genitalium pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres e é importante que o médico seja consultado assim que surgirem os primeiros sintomas, pois assim é possível iniciar o tratamento logo em seguida e prevenir complicações, como doença inflamatória pélvica, cervicite ou inflamação dos testículos, por exemplo.
O tratamento para esse tipo de Mycoplasma deve ser feito sob orientação do ginecologista ou urologista e consiste no uso de antibióticos para eliminar a bactéria e, assim, haver o alívio dos sintomas.
Principais sintomas
Os principias sintomas de Mycoplasma genitalium são:
- Corrimento vaginal ou peniano;
- Sangramento fora do período menstrual, no caso das mulheres;
- Dor e ardor ao urinar;
- Dor ao ter relações íntimas;
- Dor na região pélvica;
- Febre.
Na presença desses sintomas deve-se procurar o ginecologista ou o urologista para realizar exames que possam identificar a causa e iniciar o tratamento adequado, evitando futuras complicações.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da infecção pelo Mycoplasma genitalium é feito inicialmente pelo ginecologista ou urologista a partir da análise dos sintomas apresentados pela pessoa.
Se deseja avaliar o risco de Mycoplasma genitalium, marque uma consulta com o especialista meais perto de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico deve indicar a realização de exame de urina e a análise do corrimento vaginal ou peniano, com o objetivo de identificar a bactéria.
Possíveis complicações
As complicações da infecção por Mycoplasma genitalium surgem quando a doença não é rapidamente identificada e tratada, havendo maior risco de:
- Uretrite, em homens e mulheres;
- Balanopostite, que é a inflamação da glande e do prepúcio;
- Epididimite, que é a inflamação de um ducto que faz a ligação do canal deferente ao testículo;
- Inflamação dos testículos;
- Inflamação da próstata;
- Inflamação do útero;
- Cervicite, que é a inflamação da parte inferior do útero que se liga à vagina;
- Gravidez ectópica;
- Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
- Alteração na fertilidade da mulher.
Além disso, o não tratamento da infecção pelo Mycoplasma pode resultar em parto prematuro, infertilidade e dor pélvica crônica.
Como é feito o tratamento
O tratamento da infecção pelo Mycoplasma genitalium é feito com antibióticos de acordo com a recomendação médica e tem como objetivo eliminar a bactéria. O tratamento deve ser feito tanto pela pessoa infectada quanto pelo seu companheiro, já que o companheiro pode ter sido exposto.
Durante o tratamento é recomendado também evitar ter contato íntimo para garantir que uma nova infecção não irá acontecer. Além disso, é importante lembrar que os sintomas como dor ao urinar ou ao ter relações íntimas podem ser indicativos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, sendo assim importante consultar o médico. Saiba tudo sobre as ISTs.
O tratamento da infecção por essa bactéria deve ser iniciado o mais breve possível e deve ser feito de acordo com a recomendação médica, pois já há relatos de que o Mycoplasma genitalium está se tornando resistente a diversos antibióticos, o que dificulta o seu tratamento. É importante também o uso de preservativos para evitar a contaminação por esse microrganismo