O tratamento para o neuroma de Morton pode ser feito com o uso de palmilhas ortopédicas ou órteses, remédios anti-inflamatórios, injeção de corticoide ou fisioterapia.
Esses tratamentos tem como objetivo promover a diminuição da dor, da inflamação e da compressão na região dolorida, o que geralmente é suficiente para que a pessoa possa realizar suas atividades diárias normalmente.
Leia também: Neuroma de Morton: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/neuroma-de-mortonO tratamento para o neuroma de Morton deve ser feito com orientação do ortopedista de acordo com a gravidade dos sintomas, sendo que nos casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia.
10 tratamentos para neuroma de Morton
Dessa forma, o tratamento indicado pelo ortopedista para neuroma de Morton pode ser:
1. Palmilhas ortopédicas
Inicialmente, o ortopedista pode indicar o uso de palmilhas adequadas dentro dos sapatos para que os pés possam ficar mais acomodados, o que ajuda a diminuir a dor e o desconforto causado pelo neuroma de Morton.
Além disso, é indicado que sejam utilizados sapatos confortáveis, como tênis macio ou de corrida, e que seja adequado à pisada da pessoa.
É também fundamental evitar sapatos de salto alto, chinelos e sandálias rasteiras, já que podem aumentar o nível de compressão do neuroma, tornando os sintomas mais intensos.
2. Órteses
O uso de órteses, como almofada metatársica ou almofada de neuroma, pode ser indicado pelo médico para ajudar a aliviar a pressão sobre o neuroma, aliviando os sintomas.
Além disso, também pode ser indicado o uso de uma tala, chamada tala de Budin, ou uma cinta de dedo do pé, para aliviar a dor neuropática.
Leia também: Dor neuropática: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dor-neuropatica3. Compressas frias
A aplicação de compressas frias no pé afetado, pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor do neuroma de Morton.
Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou saco de gel, envolvê-lo em uma toalha limpa e seca e aplicar na região afetada, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia.
4. Remédios
Os remédios para neuroma de Morton podem ser indicados pelo ortopedista para ajudar a aliviar os sintomas, como dor e inflamação.
Assim, os principais remédios que podem ser indicados são analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.
Além disso, o médico pode indicar outros remédios, como amitriptilina, gabapentina ou pregabalina para ajudar a reduzir a dor neuropática.
5. Injeção de corticoide
Em alguns casos, o ortopedista pode fazer uma infiltração com injeção de corticoide no local exato da dor, o que alcança ótimos resultados e a pessoa fica sem dor por semanas ou meses.
No entanto, esse tipo de injeção não deve ser aplicada mais de 1 vez por ano, e por isso, se os sintomas persistirem, é indicado fazer algumas sessões de fisioterapia.
6. Fisioterapia
A fisioterapia para o neuroma de Morton pode ajudar a diminuir a dor, a inflamação e melhorar a movimentação e o apoio do pé, fazendo com que a pessoa seja capaz de realizar suas atividades diárias normalmente.
Além disso, a fisioterapia pode ajudar a diminuir o tamanho do caroço no pé, aliviando a dor, e ainda melhorar a anatomia do pé, para evitar que um novo neuroma se forme.
A fisioterapia é realizada pelo fisioterapeuta que pode indicar exercícios de fortalecimento ou proprioceptivos, ultrassom com gel anti-inflamatório, mobilização dos metatarsos e dedos dos pés ou massagem transversa profunda.
Leia também: Ultrassom na fisioterapia: para que serve e como usar corretamente tuasaude.com/fisioterapia-com-ultrassomAlém disso, o fisioterapeuta pode indicar sessões de reeducação postural global (RPG) para corrigir realinhar todo corpo, permitindo corrigir alterações da anatomia do pé.
7. Ablação por radiofrequência
A ablação por radiofrequência é um tipo de tratamento cirúrgico que pode ser indicado para o neuroma de Morton.
Esse tipo de tratamento é feito pelo ortopedista utilizando uma corrente elétrica que aquece o tecido nervoso afetado, provocando sua destruição.
A ablação por radiofrequência impede que os sinais de dor sejam enviados para o cérebro.
8. Criocirurgia
A criocirurgia também é um tipo de cirurgia para o neuroma de Morton que consiste em aplicar temperaturas entre 50 a 70ºC negativos, diretamente no nervo afetado.
Isto leva a uma destruição de parte do nervo impedindo-o de gerar dor.
9. Cirurgia de neurectomia
A cirurgia de neurectomia é um dos tipos de tratamento cirúrgico mais indicados para o neuroma de Morton, quando o tratamento com remédios, infiltrações e fisioterapia não foram suficientes.
Esse tipo de cirurgia é feito pelo ortopedista removendo o nervo afetado
A cirurgia é feita com anestesia local e demora cerca de 1 hora, e em cerca de 1 semana a pessoa deve voltar para a fisioterapia para que possa se recuperar mais rápido da cirurgia, diminuindo o desconforto e o inchaço do pé.
10. Acupuntura
As sessões de acupuntura são boas opções de tratamento alternativo, sendo capaz de aliviar a dor e o desconforto, quando a pessoa não quer ou não pode se submeter à cirurgia.
Geralmente as sessões são realizadas 1 vez por semana, onde o acupunturista insere pequenas agulhas nos pés ou nos meridianos do corpo que achar necessário.
Isso reequilibra as energias do corpo, diminui a tensão, o stress, além de aliviar o desconforto.
Opções de tratamento caseiro
Massagear a região com o neuroma de Morton é uma bom tratamento caseiro para ajudar a aliviar os sintomas e complementar o tratamento indicado pelo ortopedista.
Aplicar uma pomada com cânfora ou arnica também pode ser útil para massagear os pés depois do banho, antes de dormir. Veja o passo a passo de como fazer uma massagem relaxante nos pés.