O tratamento da psoríase pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas anti-inflamatórias, que diminuem a coceira e mantém a pele devidamente hidratada.
Expôr a área afetada ao sol logo pela manhã ou ao final da tarde sem protetor solar também ajuda a controlar as lesões. No entanto, nos casos mais graves, pode-se recorrer à fototerapia que consiste na exposição aos raios UVA e UVB em clínicas dermatológicas, pelo tempo e frequência determinados pelo médico. Saiba mais detalhes sobre tratamento feito por fototerapia.
Alterar a alimentação também é importante para ajudar no controle da psoríase. Neste caso, é indicado comer mais alimentos biológicos, com pouco temperos e gorduras, para desintoxicar o organismo. Quanto menos alimentos processados ou industrializados se come, melhor.
Como é feito o tratamento
Conforme a avaliação e recomendação de um dermatologista, o tratamento para tratar a psoríase pode incluir:
1. Uso de cremes ou pomadas
Nos casos de psoríase leve é indicado o uso de cremes hidratantes ou pomadas, pois ajudam a manter a pele úmida e hidratada principalmente se forem usadas logo após o banho. Além de ser a opção mais barata, é possível notar melhoras das lesões com uma semana de uso.
Os mais utilizados normalmente são:
- Cremes hidratantes mais espessos ou vaselina;
- Cremes com vitamina D, alcatrão ou retinol;
- Pomadas com corticoides, como a dexametasona, hidrocortisona ou clobetasol, por exemplo.
Nos casos de lesões no couro cabeludo ainda é possível o uso de shampoos especiais. Saiba mais sobre como tratar a psoríase no couro cabeludo.
2. Medicamentos
Os medicamentos têm ação anti-inflamatória e evitam o crescimento das lesões que já existam, sendo usados nos casos de lesões moderadas a graves, conforme a avaliação e orientação do dermatologista.
Os tipos de medicamentos usados podem ser na forma de comprimidos ou injetáveis:
- Imunossupressores ou imunomoduladores, como o metotrexato, ciclosporina e apremilast;
- Agentes biológicos, que são considerados os mais eficazes para o tratamento, como o adalimumabe e o brodalumabe, por exemplo.
Este tipo de tratamento não deve ser realizado durante a gravidez pelo risco de afetar o bebê, mas cabe ao médico esta decisão, após avaliar o risco/benefício do tratamento para a mulher.
Medicamentos que fortalecem o sistema imune também podem ajudar a combater as lesões da psoríase, como por exemplo os multivitamínicos, probióticos, própolis, suplementos de vitamina D, entre outros.
Saiba mais sobre os tipos de medicamentos usados para o tratar a psoríase.
3. Uso de luz ultravioleta
O uso de luz ultravioleta, também conhecida como fototerapia, ajuda no controle das lesões da pele, pois além de ter efeito anti-inflamatório também evita o crescimento das células com lesão. Este tratamento é indicado para as lesões mais graves, é feito 3 vezes por semana e sempre acompanhado pelo dermatologista.
Qual médico consultar
O médico mais indicado para orientar o tratamento da psoríase é o dermatologista, que irá avaliar as alterações da pele e discutir as diferentes opções de tratamento.
Tratamentos naturais para a psoríase
Além dos tratamentos convencionais, o dermatologista também pode sugerir outras formas que ajudam a melhorar as lesões de pele.
Assista o vídeo para saber mais sobre os tratamentos alternativos para a psoríase:
PSORÍASE | Tratamentos Caseiros
05:00 | 697.947 visualizaçõesCuidados com a alimentação
A alimentação adequada também é uma ótima forma de combate à psoríase. Por isso, recomenda-se evitar comidas gordurosas, muito condimentadas, processadas e industrializadas, dando preferência ao consumo de alimentos naturais, biológicos crus, cozidos ou grelhados de forma simples.
Recomenda-se ainda investir no consumo de alimentos ricos em ômega 3, como sardinha e salmão, e alimentos ricos em betacaroteno, que são todos os de cor amarelo-alaranjado, além de evitar todas as fontes de cafeína, como café, chá preto, chimarrão, chocolate preto e todas as pimentas. Veja mais como a alimentação ajuda na psoríase.
Banho de água salgada
O banho de água do mar junto com a exposição ao sol também pode ser usado como tratamento para a psoríase. Isso porque a água do mar é rica em sais minerais que ajudam na cicatrização da pele.
Limpeza com peixe garra-rufa
Um tratamento alternativo para psoríase é fazer a limpeza da área afetada com o peixe garra-rufa, também chamado de peixe-médico. Essa é uma espécie de peixe criada em cativeiro, que se alimenta da pele lesionada pela psoríase. O tratamento deve ser diário e cada sessão dura, em média, meia hora.
Como fazer o tratamento pelo SUS
Muitos dos tratamentos propostos têm um custo alto, como é o caso de algumas medicações e fototerapia, no entanto é possível ter acesso a muitos deles pelo SUS. Os tratamentos disponibilizados atualmente são:
- Fototerapia;
- Medicamentos como a ciclosporina, metotrexato, acitretina, dexametasona;
- Agentes biológicos como adalimumabe, secuquinumabe, ustequinumabe e etanercept.
Para ter acesso aos tratamentos disponibilizados gratuitamente pelo SUS, é preciso uma avaliação clínica e encaminhamento feitos pelo dermatologista.