10 tratamentos para refluxo: dieta, medicamentos, cirurgia (e mais)

O tratamento para refluxo gastroesofágico é feito com alterações na dieta, perda de peso, evitar deitar após as refeições, uso de remédios ou até cirurgia, nos casos mais graves.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago em direção à boca, causando sintomas como sensação de queimação no estômago ou garganta, dor no peito ou gases no estômago, por exemplo.

Leia também: 10 principais sintomas de refluxo e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-refluxo

O tratamento para o refluxo gastroesofágico deve ser feito com orientação do gastroenterologista de forma individualizada, pois pode variar de acordo com a gravidade e frequência dos sintomas, e causa do refluxo.

Imagem ilustrativa número 1

10 tratamentos para refluxo gastroesofágico

Os principais tratamentos para refluxo gastroesofágico são: 

1. Perder peso

A perda de peso é recomendada para pessoas com refluxo gastroesofágico que têm excesso de peso ou obesidade.

Isso porque o excesso de peso causa maior pressão na região abdominal, aumentando as chances de o ácido gástrico voltar para o esôfago, piorando os sintomas.

Para perder peso, o ideal é consultar o endocrinologista que pode indicar o tratamento mais adequado de forma individualizada, além de fazer uma dieta orientada pelo nutricionista. Veja como fazer dieta para emagrecer.

2. Evitar deitar após se alimentar

Evitar deitar até 2 horas após comer, é importante para o tratamento do refluxo gastroesofágico, pois é nesse período que existe maior quantidade de ácido no estômago.

Isso aumenta o risco do ácido do estômago e alimentos retornarem do estômago até o esôfago ou boca, piorando os sintomas do refluxo.

Leia também: 10 principais sintomas de refluxo e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-refluxo

3. Abandonar o cigarro

Para pessoas que têm o hábito de fuma, é indicado abandonar o cigarro e parar de fumar.

Isso porque o cigarro é capaz de afetar a capacidade do esfíncter do esôfago para fechar, permitindo que aconteça o refluxo com maior frequência.

4. Elevar a cabeceira da cama

Elevar a cabeceira da cama é importante para evitar a piora dos sintomas de refluxo gastroesofágico já que mantém o corpo mais inclinado e o conteúdo de ácido e alimentos dentro do estômago.

Para isso, pode-se suporte de cama, blocos de cimento, madeira maciça ou livros velhos, por exemplo, para manter a cabeceira elevada entre 15 a 20 cm.

5. Evitar usar roupa muito apertadas

Evitar usar roupa muito apertadas, especialmente camisas e calças de cintura alta, também é importante para o tratamento do refluxo gastroesofágico.

Isso porque roupas muito apertadas podem fazer pressão sobre a região do estômago e piorar o refluxo.

5. Comer pequenas refeições

Comer pequenas refeições em intervalos menores, a cada 2 a 3 horas, por exemplo, ajuda a manter o estômago menos cheio e a facilitar o seu esvaziamento, evitando o refluxo.

6. Evitar líquidos durante as refeições

Evitar beber líquidos durante as refeições pode ser indicado para evitar a piora dos sintomas do refluxo e sensação de estômago muito cheio ou inchado.

Desta forma, é aconselhado ingerir líquidos 30 minutos antes ou depois de uma refeição.

Leia também: Refluxo na gravidez: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/refluxo-na-gravidez

7.  Fazer dieta para refluxo gastroesofágico

A dieta para refluxo gastroesofágico é muito importante durante o tratamento, sendo recomendado aumentar o consumo de vegetais e frutas frescos.

Além disso, deve-se evitar alimentos industrializados, carne vermelha e frituras, de forma a reduzir a quantidade de ácido gástrico, aliviando os sintomas. 

Outra dica importante consiste em regular o consumo de algumas bebidas, especialmente aquelas que têm sido muito relacionadas com o surgimento de refluxo, como refrigerantes, bebidas gaseificadas, café e bebidas alcoólicas.

Leia também: 20 alimentos que causam azia, refluxo e queimação tuasaude.com/alimentos-que-causam-azia

8. Usar remédios para refluxo

Os remédios para refluxo gastroesofágico podem ser indicados pelo gastroenterologista quando os sintomas são muito fortes ou frequentes.

Assim, podem ser indicados antiácidos ou inibidores da produção de ácido pelo estômago, como hidróxido de magnésio, omeprazol, esomeprazol ou pantoprazol, por exemplo.

Além disso, outros remédios que podem ser indicados são os aceleradores do esvaziamento gástrico, como metoclopramida e domperidona, ou protetores gástricos, como o sucralfato.

Leia também: 7 remédios para refluxo gastroesofágico (e como usar) tuasaude.com/remedios-para-refluxo

9. Usar remédios caseiros

Nos casos mais leves de refluxo, os remédios caseiros podem ser uma excelente forma natural de aliviar os sintomas. 

Alguns dos mais indicados incluem o chá de gengibre, o chá de camomila e o suco de babosa, por exemplo, que podem ser tomados quando surgem os primeiros sintomas de queimação. Veja como preparar os remédios caseiros para refluxo

Embora sejam uma boa forma natural de ajudar a aliviar os sintomas, os remédios caseiros não devem substituir os medicamentos receitados pelo gastroenterologista, devendo ser utilizados apenas como complemento do tratamento.

10. Cirurgia

A cirurgia para refluxo gastroesofágico normalmente só é indicada nos casos mais complicados em que os sintomas não melhoraram com as alterações no estilo de vida, com as adaptações da dieta ou com o uso de medicamentos.

Essa cirurgia tem como objetivo reforçar o esfíncter esofágico, de forma a impedir a subida do ácido gástrico para o esôfago. 

Existem várias técnicas cirúrgicas, sendo que tipo de cirurgia deve ser sempre selecionada junto com o cirurgião, de acordo com a causa do refluxo. Entenda melhor como é feita a cirurgia para refluxo e como é a recuperação

Leia também: Refluxo em bebê: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/refluxo-em-bebe

Vídeos relacionados

REFLUXO GASTROESOFÁGICO - tratamento natural

05:19 | 2.844.015 visualizações