O tratamento para a síndrome do intestino irritável normalmente é feito com alterações na dieta e/ou uso de remédios com o objetivo de aliviar os sintomas, como períodos de diarreia ou prisão de ventre, excesso de gases ou dor abdominal.
A síndrome do intestino irritável é caracterizada por uma alteração no funcionamento do intestino, que piora em momentos de estresse ou ansiedade e, por isso, medidas para aliviar o estresse também são importantes durante o tratamento.
Leia também: Síndrome do intestino irritável: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sindrome-do-intestino-irritavelO tratamento da síndrome do intestino irritável deve ser feito com orientação do gastroenterologista após avaliar o tipo e intensidade dos sintomas, de forma individualizada.
9 tratamentos para intestino irritável
Os principais tratamentos para síndrome do intestino irritável são:
1. Alterações na alimentação
O tratamento para síndrome do intestino irritável é iniciado de forma natural, isto é, fazendo alterações na alimentação como:
- Fazer refeições regulares e em horários certos, como de 3 em 3 horas, por exemplo;
- Evitar bebidas alcoólicas ou bebidas estimulantes, como café e energéticos;
- Evitar alimentos com muita gordura ou açúcar, como manteiga, queijo, embutidos, bolos ou bolachas;
- Preferir comer carne branca e vegetais;
- Dar preferência a alimentos cozidos, grelhados ou refogados.
Essas alterações podem ajudar a melhorar e aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como diarreia, dor abdominal, prisão de ventre ou excesso de gases, por exemplo.
Leia também: 10 sintomas de síndrome do intestino irritável (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-sindrome-do-intestino-irritavel2. Aumentar o consumo de fibras
Uma alimentação rica em fibras solúveis, como aveia, leguminosas, batata descascada ou sementes de linhaça, ajudam a melhorar o transito intestinal, aliviando os episódios de prisão de ventre causada pela síndrome do intestino irritável.
Desta forma, é recomendado consumir cerca de 2 a 3 gramas de fibras solúveis por dia para evitar ou aliviar a prisão de ventre, devendo-se também aumentar a ingestão de água para ajudar a amolecer as fezes, facilitando sua eliminação. Veja a lista completa de alimentos ricos em fibras solúveis.
Além disso, as fibras solúveis também podem ajudar a aliviar os episódios de diarreia por aumentar o volume das fezes.
O ideal é que o consumo de fibras seja orientado pelo nutricionista, pois o consumo excessivo pode favorecer a produção de gases e o desconforto abdominal, podendo ainda em alguns casos ser indicados suplementos de fibras, como psyllium.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin algumas dicas da dieta para síndrome do intestino irritável:
7 DICAS PARA ACALMAR O SEU INTESTINO IRRITÁVEL
12:24 | 120.158 visualizações3. Manter o corpo hidratado
Manter o corpo hidratado bebendo pelo menos 2 litros de água por dia é importante para o processo digestivo e o funcionamento intestinal adequado.
Além disso, a ingestão de água ajuda a hidratar as fezes aliviando a prisão de ventre ou evitar a desidratação no caso de diarreia.
4. Usar suplementos probióticos
Usar suplementos probióticos pode ajudar a regular a microbiota intestinal e evitar ou aliviar episódios de diarreia ou prisão de ventre da síndrome do intestino irritável.
Os probióticos, como Bifidobacterium infantis, são microrganismos vivos encontrados naturalmente no intestino e que devido aos seus benefícios para o intestino e saúde no geral podem ser indicados pelo médico ou nutricionista.
Leia também: Probióticos: o que são, benefícios (e como tomar) tuasaude.com/o-que-sao-os-probioticos5. Adotar a dieta FODMAP
Adotar uma dieta FODMAP pode ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.
Essa dieta consiste na retirada de alimentos que são mal absorvidos e sofrem fermentação pela flora intestinal, causando piora dos sintomas de intestino irritável, como cenoura, beterraba, maçã, manga, massas e mel. Saiba como fazer a dieta FODMAP.
Além disso, algumas pessoas, também podem ter de excluir outros alimentos como leite e derivados da sua alimentação, caso haja algum tipo de intolerância e os sintomas piorem ou surjam após a sua ingestão.
6. Praticar atividades físicas
As atividades físicas são muito importantes para a síndrome do intestino irritável pois ajudam a melhorar a digestão e o trânsito intestinal.
Além disso, as atividades físicas liberam endorfinas que são substâncias produzidas naturalmente pelo corpo relacionadas à sensação de prazer e bem estar, o que ajuda a aliviar o estresse e ansiedade, que são gatilhos para as crises da síndrome.
Leia também: 16 benefícios da atividade física (e como começar) tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica7. Tomar remédios
Os medicamentos para tratar a síndrome do intestino irritável são aconselhados principalmente em períodos de piora dos sintomas, como forma de aliviá-los.
Os principais remédios que podem ser indicados pelo gastroenterologista são:
Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar sintomas devido ao desenvolvimento excessivo de bactérias no intestino e, por isso, o médico pode indicar antibióticos, como a rifaximina, por pouco tempo para tentar reduzir a quantidade de bactérias no interior do intestino, aliviando os sintomas.
8. Fazer psicoterapia
A psicoterapia para síndrome do intestino irritável pode ser indicada pelo médico e feita pelo psicólogo, para ajudar a identificar as questões psicológicas que influenciam no surgimento do sintomas, e estimular o paciente a adaptar a resposta do organismo.
A psicoterapia pode ser feita na forma psicoterapia tradicional ou de terapia cognitivo comportamental, por exemplo.
Leia também: Terapia Cognitiva Comportamental: como é feita e quando é indicada tuasaude.com/terapia-cognitivo-comportamental9. Praticar técnicas de relaxamento
Além dos remédios recomendados pelo médico e das alterações na dieta, algumas terapias alternativas podem ajudar a completar o tratamento, principalmente como forma de reduzir o estresse, que é um grande desencadeador dos sintomas da doença.
Dentre eles, são incluídas terapias de meditação, relaxamento, reflexologia e a acupuntura.
Além disso, o uso de algumas ervas medicinais, como a hortelã-pimenta, ajudam a reduzir as cólicas abdominais devido ao seu poder antiespasmódico natural. No entanto, o uso destas terapias não deve substituir a orientação do médico.
Leia também: 4 melhores chás para intestino irritável (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-sindrome-do-intestino-irritavel