7 opções de tratamento para túnel do carpo (remédios, exercícios e mais)

O tratamento para a síndrome do túnel do carpo geralmente inclui o uso de uma tala, aplicação de compressas frias, tomar remédios anti-inflamatórios para reduzir a dor, fisioterapia, injeções de corticoide ou, em alguns casos cirurgia, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses tratamentos têm como objetivo aliviar os sintomas, como formigamento e sensação de agulhas no polegar ou dedos anelar, indicador ou médio, por exemplo. Veja todos sintomas da síndrome do túnel do carpo.  

O tratamento da síndrome do túnel do carpo deve ser feito com a orientação do ortopedista de acordo com sua gravidade, e deve ser iniciado o mais cedo possível assim que surgem os sintomas.

Leia também: 7 opções de tratamento para túnel do carpo (remédios, exercícios e mais) tuasaude.com/tratamento-para-sindrome-do-tunel-do-carpo
Imagem ilustrativa número 4

7 tratamentos para síndrome do túnel do carpo

Os principais tratamentos para síndrome do túnel do carpo:

1. Mudanças de hábitos

As mudanças de hábitos podem ser recomendadas pelo médico para evitar movimentos que piorem os sintomas.

Desta forma, deve-se evitar atividades que sobrecarregam as mãos e pioram os sintomas, como movimentos repetitivos.

Caso a pessoa trabalhe no computador, é recomendado colocar o teclado em uma altura adequada para evitar a movimentação do punho ou colocar os cotovelos apoiados na mesa. 

2. Compressas frias

Aplicar compressas frias sobre o pulso ajuda a diminuir a dor e reduz o inchaço, aliviando a aliviar a sensação de picadas e formigamento nas mãos.

Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar um saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel, em uma toalha limpa e seca, e aplicar no pulso afetado, deixando agir por 10 a 15 minutos, de 1 a 2 vezes por dia.

3. Imobilização

A imobilização do punho com uma tala rígida, também chamada de splint, munhequeira ou órtese, pode ser indicada pelo médico nos casos de sintomas leves a moderados.

Essa tala limita os movimentos do punho que podem piorar os sintomas, devendo ser usada por pelo menos 3 semanas.

A tala rígida, normalmente, é recomendada para usar à noite, para manter o punho em uma posição neutra e reduzir a pressão sobre o nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão.

O uso da tala rígida ajuda na redução dos sintomas, no entanto, não previne a evolução da doença.

4. Remédios para reduzir a dor

Os principais remédios para reduzir a dor da síndrome do túnel do carpo são anti-inflamatórios não esteroides ou analgésicos orais, como:

  • Ibuprofeno;
  • Naproxeno;
  • Diclofenaco;
  • Paracetamol.

Esses remédios ajudam a reduzir a inflamação do nervo mediano, aliviando a dor no pulso e outros sintomas da síndrome do túnel do carpo.

5. Injeção de corticoide

A injeção de corticoide no túnel do carpo é feita pelo ortopedista nos casos de sintomas leves para aliviar os sintomas a longo prazo, ou sintomas moderados a intensos para o alívio imediato da dor.

Geralmente, é utilizada a cortisona, um tipo de anti-inflamatório esteroide, com potente efeito anti-inflamatório.

6. Fisioterapia 

A fisioterapia pode ser indicada pelo médico e deve ser feita com orientação do fisioterapeuta, com exercícios de mobilização carpal, alongamento e fortalecimento muscular para o pulso e as mãos.

O tratamento fisioterápico deve ser escolhido pelo próprio fisioterapeuta de forma individualizada, podendo ainda ser usados aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios, como o ultrassom terapêutico, por exemplo. 

O fisioterapeuta também pode orientar exercícios para fazer em casa, para ajudar a aliviar os sintomas.

7. Cirurgia

Nos casos mais graves, em que não é possível controlar os sintomas com os outros tratamentos, pode ser necessário fazer cirurgia para cortar o ligamento do carpo e aliviar a pressão sobre o nervo afetado. Saiba como é feita a cirurgia para a síndrome do túnel do carpo.

Normalmente, é necessário fazer sessões de fisioterapia após a cirurgia para acelerar a recuperação.

Exercícios para síndrome do túnel do carpo

Embora possam ser feitos em casa, estes exercícios devem ser sempre orientados por um fisioterapeuta para adequar os exercícios aos sintomas apresentados.

Exercício 1

Imagem ilustrativa número 1

Começar com a mão esticada e depois fechá-la até tocar com os dedos na palma da mão. A seguir, dobrar os dedos em forma de garra e voltar à posição com a mão esticada. 

Fazer 10 repetições, 2 a 3 vezes por dia.

Exercício 2

Imagem ilustrativa número 2

Dobrar a mão para a frente e esticar os dedos, depois dobrar o pulso para trás e fechar a mão. 

Repetir 10 vezes, 2 a 3 vezes por dia.

Exercício 3

Imagem ilustrativa número 3

Esticar o braço e dobrar a mão para trás, puxando os dedos para trás com a outra mão. 

Repetir o exercício 10 vezes, 2 a 3 vezes por dia.

Veja outras dicas no vídeo seguinte de como aliviar a dor sa síndrome do túnel do carpo:

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: como aliviar a dor no punho

05:09 | 688.788 visualizações

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da síndrome do túnel do carpo surgem cerca de 2 semanas após o início do tratamento e incluem diminuição dos episódios de formigamento nas mãos e alivio da dificuldade para segurar objetos.

Sinais de piora

Os sinais de piora da síndrome do túnel, geralmente, incluem dificuldade para segurar objetos pequenos, como canetas ou chaves, ou movimentar a mão.

Além disso, também pode provocar dificuldade para dormir pois os sintomas pioram durante a noite.

Vídeos relacionados

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: como aliviar a dor no punho

05:09 | 688.788 visualizações