Tratamento para terçol: pomadas, opções caseiras e cuidados

Atualizado em junho 2023

Na maioria dos casos o terçol pode ser tratado facilmente com o uso de compressas mornas pelo menos 4 vezes por dia por 10 a 20 minutos, pois isso ajuda a diminuir a inflamação e aliviar os sintomas do terçol. No entanto, caso o terçol não passe em 8 dias ou aumente de tamanho é recomendado consultar o oftalmologista para iniciar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com pomadas oftálmicas, antibióticos ou uma pequena cirurgia para drenar o pus.

Durante o tratamento é recomendado não usar maquiagem nos olhos, evitar coçar frequentemente o olho afetado e não colocar lentes de contato para evitar a obstrução do terçol e aumento da infecção, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

1. Pomadas para terçol

As pomadas para terçol geralmente incluem uma combinação de uma substância antibiótica, como a Terramicina, e um corticoide, como a Prednisona, por exemplo. Este tipo de pomadas ajuda a eliminar qualquer infecção que esteja se desenvolvendo no local e que não permite que o organismo cicatrize naturalmente.

Estas pomadas geralmente devem ser aplicadas 4 a 6 vezes por dia após lavagem do olho com água morna, ou de acordo com a orientação do médico, já que não podem ser compradas sem receita e sem uma avaliação adequada. Nos casos mais difíceis de tratar, como pode acontecer em alguns idosos, o oftalmologista pode até prescrever um antibiótico em comprimidos para tratar a infecção mais facilmente.

2. Tratamento caseiro

Um bom tratamento caseiro para terçol pode ser feito nos primeiros 8 dias com a aplicação de compressas mornas de camomila sobre o olho para aliviar a inflamação, a dor e ajudar a drenar o pus. O uso de água boricada no tratamento para terçol, embora seja muito utilizado, deve ser evitado, pois é uma substância não esterilizada que pode facilitar a infecção.

Para fazer a compressa morna de camomila é recomendado colocar o sachê de camomila em 200 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, molhar uma compressa limpa no chá e aplicar sobre o terçol durante cerca de 5 minutos, repetindo o processo até 3 vezes por dia.

Veja outras formas naturais de tratar o terçol em casa.

3. Cirurgia

Em alguns casos, o terçol pode provocar um acumulo excessivo de pus e, nessas situações, é comum que o médico recomende uma pequena cirurgia, que é feita no consultório, e que consiste em drenar o pus com uma agulha, para que a infecção seja mais facilmente tratada e o desconforto diminua.

Dependendo da tolerância à dor, esta técnica pode ser feita com anestesia local, no entanto, é comum que seja feita sem anestesia, já que, muitas vezes, a dor é comparada com a de uma espinha sendo espremida.

Cuidados durante o tratamento

Além da aplicação das compressas mornas ou dos remédios receitados pelo médico, também existem alguns cuidados importantes que ajudam a acelerar a recuperação. Esses cuidados incluem:

  • Não tentar espremer o terçol;
  • Evitar tocar ou coçar o local do terçol;
  • Lavar as mãos antes de tocar no terçol ou aplicar algum remédio;
  • Não usar a mesma compressa mais do que uma vez;
  • Manter as pálpebras limpas e sem remelas;
  • Evitar colocar lentes de contato nos olhos.

Além disso, pessoas que fazem uso frequente de maquiagem também devem evitar aplicar maquiagem no olho durante o tratamento, uma vez que pode piorar a infecção e aumentar o desconforto.

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora do terçol incluem a redução do inchaço e da vermelhidão, assim como da dor e da dificuldade em abrir o olho.

Por outro lado, os sinais de piora estão relacionados com a infecção do terçol e incluem o aumento da dor e do inchaço, assim como da dificuldade em abrir o olho. Além disso, o aparecimento de pus, o fato do terçol não passar em 8 dias e da infecção se espalhar para outras regiões do olho também fazem parte deste tipo de sinais.