Tratamento para vermes: remédios e cuidados

Atualizado em fevereiro 2024

O tratamento para vermes deve ser feito com o uso de remédios antiparasitários, como albendazol, mebendazol, tinidazol ou metronidazol, receitados pelo clínico geral, gastroenterologista ou infectologista, de acordo com o parasita responsável pela infecção.

Além dos remédios, é importante que a pessoa tenha alguns hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente ou lavar a roupa da cama 2 vezes por semana, para evitar que a infecção por vermes volte a surgir ou que infecte outros membro da família.

Desta forma, todos os membros da família devem tomar os medicamentos e ter os mesmos cuidados de higiene que a pessoa infectada, evitando ficar contaminados.

Imagem ilustrativa número 1

Remédios para vermes

Os principais remédios para vermes são:

1. Nitazoxanida

A nitazoxanida é um remédio antiparasitário que pode ser indicado para o tratamento de infecções por amebas e protozoários, como nos casos de giardíase, amebíase, blastocitose, balantidíase, isosporíase ou criptosporidíase.

Além disso, esse remédio pode ser indicado para infecções por helmintos, como ascaridíase, enterobíase, estrongiloidíase ou lombriga, por exemplo. Veja outras indicações e como usar a nitazoxanida.

2. Metronidazol

O metronidazol, assim como o tinidazol ou o secnidazol, podem ser indicados para o tratamento de infecções por amebas e protozoários flagelados ou ciliados, como Dientamoeba fragilis, Entamoeba histolytica, Giardia lamblia e Balantidium coli.

Os remédios devem ser indicados pelo médico e usados de acordo com a sua orientação, além disso durante e após o tratamento é importante que as medidas de higiene sejam mantidas para evitar a transmissão de ovos e cistos dos parasitas.

Leia também: Vermes intestinais: o que são, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/vermes-intestinais

3. Albendazol

O albendazol, assim como o mebendazol, a ivermectina, o praziquantel ou a niclosamida, podem ser indicados para infecções por helmintos, como Taenia sp., Hymenolepis nana, Strongyloides stercoralis, Enterobius vermicularis, Ancylostoma duodenale e Ascaris lumbricoides, por exemplo.

Esses remédios para vermes podem ser comprados em farmácia em dose única ou xarope para adultos e crianças dependendo da indicação do médico. Veja mais sobre os remédios para vermes.

Cuidados de higiene para tratar vermes

Os cuidados de higiene são outra parte muito importante do tratamento, pois ajudam a evitar a transmissão dos ovos que não são eliminado pelos remédios prescritos pelo médico. Assim os cuidados mais importantes incluem:

  • Lavar frequentemente as mãos, principalmente antes de cozinhar e após defecar;
  • Não compartilhar toalhas;
  • Lavar as mãos antes e após cada troca de fralda;
  • Não roer as unhas e não colocar os dedos na boca;
  • Manter as unhas curtas;
  • Lavar as roupas da cama e toalhas no mínimo 1 vez por semana;
  • Limpar os quartos, o banheiro e a cozinha no mínimo 1 vez por semana.

Estes cuidados são importantes todos os dias, mas principalmente há uma pessoa na família com verme que pode ser facilmente transmitido, sendo importante nesses casos manter os cuidados durante 6 semanas e realizar o tratamento de acordo com a recomendação do médico. Conheça também algumas opções de tratamento caseiro para vermes.

Sinais de melhora e piora

Os sintomas de melhora surgem quando o tratamento é realizado corretamente, de acordo com a orientação do médico, e é percebida diminuição dos sintomas apresentados, como diminuição da dor abdominal e inchaço, redução da coceira no ânus ou na região íntima, diminuição das náuseas e vômitos e ausência de vermes no papel higiênico ou fezes.

Por outro lado, quando o tratamento não é realizado ou é realizado de forma incompleta, pode ser percebidos sinais de piora, como perda de peso, aumento do volume abdominal, falta de apetite e fezes escuras.

Saiba como identificar os sintomas de vermes.

Vídeos relacionados