O tratamento para verrugas genitais pode ser feito com pomadas, como imiquimode ou podofilotoxina, aplicação de ácidos na pele, sessões de crioterapia, eletrocauterização ou a cirurgia para a remoção das verrugas.
As verrugas genitais são causadas pelo HPV, uma infecção sexualmente transmissível (IST) provocada pelo papilomavírus humano. Seu tratamento é praticamente o mesmo para homens e mulheres.
Leia também: HPV no homem: sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/hpv-no-homemO tratamento das verrugas genitais varia de acordo com características das verrugas, como a sua localização e tamanho, sendo recomendado consultar um dermatologista, ginecologista ou urologista para que seja indicado qual o tratamento mais adequado para cada caso.
Principais opções de tratamento
As principais opções de tratamento para verrugas genitais são:
1. Pomadas ou cremes
Pomadas ou cremes para verrugas genitais, como imiquimode ou podofilotoxina, agem impedindo a multiplicação do vírus do HPV ou estimulando a reação do sistema imunológico contra ele. Devem ser aplicadas sobre as verrugas de acordo com a orientação do médico. Conheça outros remédios para HPV.
Para saber as pomadas mais indicadas para o tratamento de verrugas genitais e como usá-las corretamente, marque uma consulta com o dermatologista mais perto de você:
2. Aplicação de ácidos na pele
O tratamento das verrugas genitais pode ser feito pela aplicação de ácido tricloroacético sobre as verrugas para destruí-las. Devido ao risco de causar irritação na pele saudável, as aplicações normalmente são feitas pelo médico no consultório, em sessões semanais ou quinzenais.
3. Crioterapia
A crioterapia consiste eliminar a verruga genital por meio da aplicação de frio, utilizando nitrogênio líquido. É mais efetiva nos casos em que as verrugas genitais são múltiplas e pequenas, especialmente quando surgem no corpo do pênis ou perto da vulva.
O tratamento das verrugas genitais com crioterapia normalmente é feito em sessões semanais, podendo ser necessárias até 4 sessões em alguns casos.
4. Eletrocauterização
A eletrocauterização é uma técnica que destrói as verrugas genitais por meio da aplicação de uma corrente elétrica e calor, utilizando um instrumento chamado eletrocautério. Pode ser feita com anestesia local ou geral, sendo mais indicada no tratamento de verrugas genitais pequenas no corpo do pênis ou vulva.
Algumas vezes, pode ser combinada com a cirurgia para remoção de verrugas genitais grandes em torno da vulva ou ânus que não responderam aos tratamentos com a aplicação de pomadas ou ácidos.
5. Cirurgia
A remoção das verrugas genitais por meio de cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral, dependendo do tamanho das verrugas e da área da pele afetada. A cirurgia é mais eficiente no tratamento de verrugas genitais pequenas e endurecidas ou que se uniram e pode deixar cicatrizes em alguns casos.
Tratamento caseiro
O tratamento caseiro para verrugas genitais deve ser feito de forma complementar ao tratamento indicado pelo médico e consiste no consumo diário de alimentos ricos em vitamina C, betacaroteno e/ou ácido fólico, como tomate, rabanete, laranja ou manga, que fortalecem o sistema imunológico.
Os banhos de assento também ajudam a aliviar o desconforto que pode surgir no local após a aplicação de ácidos ou sessões de crioterapia, por exemplo. Confira outras opções de remédio caseiro para verruga genital.
Sinais de melhora e piora
Os sinais de melhora das verrugas genitais geralmente surgem quando a pessoa cumpre o tratamento, o que faz com que as verrugas comecem a diminuir de tamanho, ficando planas e desaparecendo.
Leia também: HPV tem cura? (como é feito o tratamento e prevenção) tuasaude.com/hpv-tem-curaNo entanto, quando a pessoa não cumpre o tratamento recomendado pelo médico, é possível notar sintomas de piora, como aumento do número e tamanho das verrugas na região genital. Nesse caso, é necessário retornar ao médico para uma avaliação.