As principais opções de tratamento para a anemia falciforme são a quimioterapia com hidroxiureia, medicamentos para aliviar as crises de dor, vacinas e, em alguns casos, transfusões de sangue, transplante de medula óssea ou terapia gênica.
Esta doença é causada por uma alteração genética que resulta na produção de um tipo de hemoglobina anormal e afeta a forma dos glóbulos vermelhos no sangue. Entenda melhor o que é a anemia falciforme.
Em caso de suspeita de anemia falciforme, é recomendado consultar um hematologista, que é o médico mais indicado para orientar o tratamento. Quando este feito de acordo com as orientações do médico, é possível controlar os sintomas e prevenir complicações, como infecções ou AVC.
Principais opções de tratamento
As principais opções de tratamento para anemia falciforme são:
1. Quimioterapia com hidroxiureia
A quimioterapia com hidroxiureia é uma das principais opções de tratamento para a anemia falciforme.
Normalmente é indicada para controlar sintomas como as crises de dor e prevenir complicações, como AVC e anemia grave. Conheça outros medicamentos indicados para anemia.
A hidroxiureia é aprovada pelo Ministério da Saúde e fornecida gratuitamente pelo SUS.
2. Injeção de alfapoetina
A injeção de alfapoetina é um remédio para anemia falciforme que age sinalizando a medula óssea para produzir hemácias do sangue, aumentando os níveis de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea.
Esse remédio é aplicado através de injeção sob a pele ou na veia, e normalmente é indicada nos casos de piora da função dos rins diminuição grave dos níveis de hemoglobina, sendo fornecida gratuitamente pelo SUS.
3. Medicamentos para dor
Medicamentos para dor, como o ibuprofeno ou paracetamol, normalmente são indicados para o tratamento das crises de dor e, em alguns casos, dor crônica, provocada pela anemia falciforme.
Leia também: Paracetamol ou Ibuprofeno: qual é melhor tomar? tuasaude.com/quando-tomar-paracetamol-ou-ibuprofenoEspecialmente em caso de dor crônica, o médico também pode indicar medicamentos como antidepressivos ou anticonvulsivantes. Além disso, nos casos mais graves, em que outros medicamentos não foram suficientes para controlar a dor, o uso de opioides também pode ser indicado.
4. Hidratação
Manter a hidratação adequada é recomendado para complementar o tratamento para anemia falciforme. Esta medida ajuda a prevenir a obstrução de vasos sanguíneos, sendo indicado beber bastantes líquidos, especialmente em caso de infecções e quando estiver muito quente ou frio.
5. Antibióticos
O médico pode indicar o uso regular de antibióticos para prevenir infecções, especialmente aquelas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, em pessoas com anemia falciforme. Em alguns casos, o seu uso pode ser indicado por toda a vida.
6. Vacinas
Devido ao risco de complicações em caso de infecção, é importante que vacinas como a contra Haemophilus influenzae, meningocócica, pneumocócica, contra hepatite B e antitetânica estejam em dia, devendo ser tomadas de acordo com a orientação médica.
Leia também: Prevenar 13 (vacina pneumocócica): para que serve e quando tomar tuasaude.com/vacina-prevenar-137. Psicoterapia
A psicoterapia pode ser indicada especialmente nos casos em que a anemia falciforme resulta em complicações como a dor crônica e, normalmente, em associação com o tratamento medicamentoso.
A psicoterapia pode ajudar a pessoa com anemia falciforme a desenvolver estratégias para lidar com a doença e os seus sintomas.
8. Transfusões de sangue
A transfusão de sangue pode repor os glóbulos vermelhos normais na circulação da pessoa com anemia falciforme. Por isso, além de ser indicada no tratamento da anemia grave, também pode ser uma medida para prevenir complicações como o AVC em alguns casos.
Leia também: Transfusão de sangue: o que é, quando é necessária e como é feita tuasaude.com/em-que-situacoes-e-indicada-a-transfusao-de-sangue9. Transplante de medula óssea
O transplante de medula óssea é uma opção de tratamento indicada especialmente para algumas crianças com anemia falciforme grave e, potencialmente, é capaz de curar a doença.
Consiste substituir a medula óssea de uma pessoa doente por uma de um doador compatível e saudável, capaz de produzir glóbulos vermelhos normais. Saiba como é feito o transplante de medula.
10. Terapia gênica
A terapia gênica para a anemia falciforme normalmente consiste em alterar o DNA das células da medula óssea doente, corrigindo o defeito que resulta na produção de glóbulos vermelhos anormais. Estes tratamentos têm sido estudados e alguns já foram aprovados para uso em casos selecionados.
Anemia falciforme tem cura?
A anemia falciforme pode ser curada por meio do transplante de medula óssea em alguns casos, que permite que a pessoa doente produza glóbulos vermelhos normais. Porém, esta opção de tratamento também apresenta muitos riscos, como infecções ou rejeição da medula doada.
Além disso, as terapias gênicas também constituem outras opções de tratamentos com potencial curativo. No entanto, embora tenham sido aprovados alguns tratamentos deste tipo, mais estudos são necessários quanto a sua eficiência e segurança.