Treino de costas: 12 melhores exercícios (e como fazer)

O treino de costas ajuda a fortalecer os músculos das costas, melhorar a postura e a estabilizar a coluna, sendo dividido por grupos musculares que se deseja trabalhar, devendo ser indicado pelo profissional de educação física de acordo com o objetivo da pessoa.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Assim, podem ser indicados exercícios que trabalham a parte de cima das costas, o meio e a região lombar, que podem ser feitos em 3 séries de 10 a 12 repetições, ou de acordo com a orientação do instrutor.

No entanto, para que os resultados sejam alcançados, é necessário que o treino seja feito de forma intensa e respeitando as orientações necessárias em relação as séries de repetições e de pausas. Além da hidratação e alimentação saudável e equilibrada, que deverá ser orientada pelo nutricionista de acordo com o objetivo.

12 exercícios para treino de costas

Os melhores exercícios para treino de costas são:

1. Puxada frontal

Imagem ilustrativa número 2

Na puxada frontal, também conhecida como pulley frente, o exercício é feito sentado de frente para a máquina. Em seguida, deve-se segurar no puxador e trazer a barra em direção ao peito. Para que o movimento seja feito corretamente, o tronco deve ficar parado e o abdômen contraído durante toda a execução do exercício. Entenda melhor como fazer a puxada frontal.

A puxada frontal trabalha principalmente o músculo meio das costas, chamado de grande dorsal.

2. Pulley articulado

Imagem ilustrativa número 3

O pulley articulado é feito sentado, com o rosto virado para a máquina e coluna reta. Em seguida, puxando os apoios de mãos, deve-se fazer o movimento no sentido de cima para baixo de abertura e fechamento dos braços.

O movimento deste exercício trabalha todos os músculos das costas, mas principalmente o que vai no meio até o fim dela, chamado de grande dorsal, e a definição deste exercícios será mais focada na parte inferior das costas.

3. Remada curvada

Imagem ilustrativa número 10

Para realizar a remada curvada, a pessoa deve inclinar um pouco o tronco para frente e segurar a barra com as mãos em uma distância um pouco afastada da linha dos ombros. Em seguida iniciar o movimento flexionando os cotovelos, trazendo a barra em direção ao abdômen e depois voltar à posição inicial controlando o movimento.

Esse exercício é indicado para trabalhar os músculos do meio e lateral das costas, chamados de, trapézio médio, infraespinhal e latíssimo do dorso.

4. Remada cavalinho

Imagem ilustrativa número 9

Para fazer a remada cavalinho, é importante que a barra esteja devidamente apoiada, além de ser também indicado o uso de um puxador em forma de triângulo, caso a barra não seja em formato de T, para garantir maior estabilidade para realizar o movimento e trabalhar melhor a musculatura das costas.

Após apoiar a barra e segurar no puxador, deve-se flexionar um pouco os joelhos e projetar as costas para frente, mantendo o abdômen ativo durante todo o exercício. Em seguida, deve-se puxar a barra em direção ao peitoral, sentindo as escápulas fecharem, e retornar à posição inicial. Para dificultar um pouco mais a movimentação e trabalhar mais os músculos, pode-se acrescentar peso à barra.

5. Remada alta

Imagem ilustrativa número 4

A remada alta deve ser feita segurando uma barra e as mãos podem ser posicionadas mais juntas ou mais afastadas, um pouco mais afastada da linha dos ombros, de acordo com a indicação do profissional de educação física e do músculo a ser trabalhado com maior ênfase.

Após segurar a barra e posicionar as mãos, deve-se puxar a barra para cima, em direção ao queixo, voltando em seguida para a posição inicial e repetindo o movimento. Como alternativa à barra, pode-se fazer esse exercício na polia com uma barra reta.

6. Remada unilateral

Imagem ilustrativa número 7

A remada unilateral é um exercício que também ajuda a fortalecer os músculos das costas, principalmente o grande dorsal e o trapézio, além de também trabalhar o deltoide, que é o músculo localizado na região do ombro.

Para fazer esse exercício, deve-se apoiar o joelho e a mão do mesmo lado em um banco. Com a outra, deve segurar o halter e, com o tronco estabilizado e o abdômen ativado, puxar o halter para cima flexionando o cotovelo. Depois de realizar as repetições em um lado, deve-se fazer a mesma coisa do outro lado.

Como alternativa ao banco, pode-se apoiar em uma superfície mais alta, colocar afastada uma perna na frente da outra e realizar o movimento.

7. Pullover polia

Imagem ilustrativa número 12

O pullover polia é um exercício que pode ser incluído no treino de costas, já que trabalha o grande dorsal. Para fazer esse exercício, deve-se posicionar uma barra reta na parte superior do equipamento que contém as polias, se afastar um pouco, inclinar um pouco o tronco e puxar a barra em direção ao corpo, sentindo as escápulas fecharem.

8. Fly inverso

Imagem ilustrativa número 6

Para fazer este exercício, a pessoa deve-se se sentar de frente para a máquina, com o peitoral encostado no banco, e segurar as barras do equipamento mantendo os braços esticados. Em seguida, deve-se abrir os braços até que sinta os músculos das costas sendo contraídos e depois voltar à posição inicial.

Os músculos trabalhados no fly inverso são os do pescoço até o meio das costas, chamados de romboide, deltoide posterior e trapézio inferior.

9. Barra fixa

Imagem ilustrativa número 8

A barra fixa é um ótimo exercício para o treino de costas e bíceps, podendo ser feito com a pegada mais aberta ou fechada. Para fazer esse exercício, deve-se se posicionar na barra e, mantendo o abdômen contraído, e ativando os músculos das costas e dos braços, fazer força para subir. Inicialmente, pode-se precisar de auxílio de outra pessoa para se posicionar na barra e/ ou para realizar mais repetições.

10. Puxada graviton

Imagem ilustrativa número 11

A puxada graviton é uma alternativa à barra fixa, uma vez que é feita em um equipamento, facilitando o movimento. Para fazer esse exercício, deve-se colocar os joelhos no apoio do graviton, posicionar as mãos no equipamento, que pode ser com a pegada mais aberta ou fechada, e fazer força para subir, voltando à posição inicial e repetindo o movimento.

11. Remada baixa

Imagem ilustrativa número 5

A remada baixa é feita na máquina na posição sentada e ajuda a fortalece principalmente os músculos das escápulas na parte superior das costas, além dos bíceps e dos cotovelos. Veja outros benefícios da remada.

Para fazer esse exercício, deve-se ajustar o peso no aparelho e colocar o pino de segurança. Em seguida, sentar-se no banco do aparelho, com os pés apoiado na máquina, joelhos levemente flexionados, costas retas e abdômen contraído. Puxar a alça para trás, na direção da parte inferior da barriga, tentando unir as escápulas. Voltar à posição inicial até esticar todo o braço. 

12. Prancha

Imagem ilustrativa número 1

A prancha pode ter várias formas de se fazer, porém a mais comum é feita de barriga para baixo, se apoiando nos cotovelos e nos pés, o músculo trabalhado neste exercício é o trapézio completo, que começa no pescoço e vai até o meio das costas.

Além de fortalecer os músculos, a prancha também pode amenizar dores lombares e trabalha todos os abdômen. Confira outras modalidades de prancha.

Cuidados ao fazer o treino de costas

Alguns cuidados são importantes para fazer o treino de costas, como manter a posição correta ao executar o exercício e usar a quantidade de peso dos halteres ou da barra indicados pelo profissional de educação física, de forma a evitar sobrecarga ou lesões musculares.

Além disso, é importante também sempre fazer uma consulta com um clínico geral ou cardiologista antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, para avaliar o estado de saúde geral e o sistema cardiovascular.

Marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.