A Trema micrantha, cientificamente conhecida como Trema micrantha (L.) Blume, é uma planta medicinal que pode ser indicada para ajudar a tratar feridas na pele, sífilis e reumatismo.
Popularmente conhecida como grandiúva ou pau-pólvora, a Trema micrantha oferece possíveis benefícios para a saúde, por ter ação adstringente, analgésica e anti-inflamatória.
A Trema micrantha também contém canabidiol e, por isso, poderia ajudar a tratar alguns casos de epilepsia, dor crônica e ansiedade, por exemplo. No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos para avaliar os possíveis benefícios dessa planta para a saúde.
Leia também: Canabidiol (CBD): o que é, para que serve e efeitos colaterais tuasaude.com/canabidiolPara que serve
As possíveis indicações da Trema micrantha são:
- Tratar feridas, quando aplicadas no local, porque possui ação adstringente;
- Ajudar no tratamento da sífilis, por ajudar a impedir a multiplicação da bactéria Treponema pallidum;
- Ajudar a tratar o reumatismo, já que possui ação antirreumática, aliviando os sintomas e retardando a progressão da doença.
No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos em seres humanos, para comprovar os possíveis benefícios da Trema micrantha para a saúde.
Trema micrantha contém canabidiol?
De acordo com estudos recentes, as flores e os frutos da Trema micrantha contêm canabidiol, uma substância que age no sistema nervoso central tendo efeito analgésico e relaxante.
Assim, essa planta medicinal poderia ajudar no tratamento de alguns casos de epilepsia, ansiedade, doença de Parkinson, Alzheimer e complementar o tratamento analgésico do câncer em estágio avançado.
No entanto, mais pesquisas sobre a ação da Trema micrantha em seres humanos são fundamentais, para esclarecer os benefícios dessa planta medicinal nestas situações.
Como usar
As folhas da Trema micrantha podem ser usadas na forma de extrato e aplicadas na pele para ajudar no tratamento da sífilis, feridas ou reumatismo.
Para isso, basta colocar 1 colher de sopa de folhas frescas em 250 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida coar, mergulhar uma gaze ou algodão na mistura morna e aplicar sobre a região afetada de 2 a 3 vezes por dia.
Leia também: Como fazer tintura de ervas (em 10 passos) tuasaude.com/como-fazer-tintura-com-plantas-medicinaisPossíveis efeitos colaterais
A Trema micrantha não é indicada na forma de chás. Isso porque alguns estudos mostram que a ingestão de Trema micrantha pode causar efeitos colaterais como danos no sistema nervoso central e no fígado.
Quem não deve usar
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, bem como crianças, não devem usar a Trema micrantha. isso porque ainda não existem estudos que comprovem a segurança dessa planta nessas fases.
Além disso, pessoas com problemas na pele ou que usam medicamentos ou suplementos de forma regular, devem sempre consultar o médico antes de usar essa planta medicinal.