Triderm é uma pomada dermatológica indicada para o tratamento do melasma, que é uma alteração na pele que causa o surgimento de manchas escuras no rosto, principalmente nas bochechas e testa.
Por conter fluocinolona acetonida, hidroquinona e tretinoína na sua composição, essa pomada ajuda a reduzir a inflamação da pele, esfoliar a pele e reduzir a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.
Leia também: Melasma: o que é, como identificar, causas e tratamento tuasaude.com/melasmaA pomada Triderm está com o registro vencido na Anvisa, sem previsão de ser comercializado novamente, e por isso, não é encontrado em farmácias ou drogarias.
Para que serve
A pomada Triderm é indicada para o tratamento do melasma, que provoca manchas escuras no rosto, que surgem devido a alterações hormonais ou como consequência da exposição ao sol.
É importante que a Triderm seja usada somente com indicação do dermatologista, e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico.
Leia também: Manchas escuras na pele: 8 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/manchas-escuras-na-peleQual o genérico de Triderm?
O genérico do Triderm é a pomada de hidroquinona, tretinoína e fluocinolona de acetonida, podendo também ser encontrada com nomes similares, como Suavicid, Hormoskin, Trinulox ou Vitacid Plus.
Leia também: Vitacid: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/vitacid-acneComo usar
A pomada Triderm deve ser aplicada sobre a pele com mancha, 1 vez ao dia, de preferência à noite, cerca de 30 minutos antes de dormir.
Para aplicar a pomada Triderm é recomendado:
- Lavar o rosto e pescoço com água e sabonete suave;
- Enxaguar a pele e secar bem com uma toalha macia, limpa e seca;
- Aplicar uma pequena quantidade da pomada Triderm sobre a mancha e mais 0,5 cm ao redor da mancha, o equivalente;
- Massagear suavemente a pomada até completa absorção;
- Lavar as mãos após a aplicação;
- Lavar o rosto suavemente com água e sabonete suave na manhã seguinte.
A quantidade de pomada Triderm que deve ser aplicada é o equivalente ao tamanho de uma ervilha.
O tempo de tratamento com Triderm pomada deve ser orientado pelo dermatologista.
Leia também: 5 remédios caseiros para tirar manchas escuras da pele tuasaude.com/solucao-natural-para-tirar-manchas-da-peleCuidados durante o tratamento
Durante o tratamento com a pomada Triderm, deve-se usar protetor solar, com no mínimo FPS 30, todos os dias, inclusive em dias nublados, e reaplicar sempre que necessário.
A pomada Triderm não deve ser aplicada nos olhos, na boca, no canto do nariz, dentro das narinas, órgãos genitais ou na pele com feridas.
Leia também: Tratamento para melasma: 4 opções tuasaude.com/como-tratar-o-melasmaPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da Triderm pomada são vermelhidão na pele, descamação, ressecamento, sensação de ardor na pele ou coceira.
Além disso, podem surgir aumento da sensibilidade, formigamento ou dormência da pele, acne, ou vasos sanguíneos visíveis no local de aplicação.
Quem não deve usar
A pomada Triderm não deve ser usada por menores de 18 anos ou mulheres em fase de amamentação.
Além disso, a Triderm pomada não deve ser usado durante a gravidez ou no caso de suspeita de gravidez, pois pode causar defeitos graves no bebê.
A Triderm também não deve ser usada por pessoas que tenham alergia a fluocinolona acetonida, hidroquinona ou tretinoína, ou qualquer outro componente da pomada.
Essa pomada também não deve ser usada por pessoas que fizeram tratamentos cosméticos recentemente, como uso de produtos químicos no cabelo, dermoabrasão da pele, depilação, peeling ou laser na pele.
Leia também: Melasma na gravidez: o que é, como identificar, como tratar (e como evitar) tuasaude.com/melasma-na-gravidez