O que é:
Spasmoplex é um medicamento que tem na sua composição cloreto de tróspio, indicado para o tratamento da incontinência urinária ou em casos em que a pessoa tenha uma necessidade frequente de urinar.
Este medicamento está disponível em embalagens de 20 ou 60 comprimidos e pode ser comprado em farmácias mediante apresentação de receita médica.
Para que serve
O Spasmoplex é um antiespasmódico das vias urinárias, indicado no tratamento das seguintes situações:
- Bexiga hiperativa com sintomas de necessidade frequente de urinar;
- Alterações involuntárias da função autonómica da bexiga, de origem não hormonal ou orgânica;
- Bexiga irritável;
- Incontinência urinária.
Saiba como controlar a incontinência urinária.
Como tomar
A dose habitualmente recomendada é de 1 comprimido de 20 mg, duas vezes ao dia, de preferência antes das refeições, com o estômago vazio e com um copo de água.
Em alguns casos, o médico pode alterar a posologia do medicamento.
Quem não deve usar
O Spasmoplex não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, que sofram de retenção urinária, glaucoma de ângulo fechado, taquiarritmia, fraqueza muscular, inflamação do intestino grosso, cólon anormalmente grande e insuficiência renal.
Além disso, este medicamento também não deve ser usado em crianças com idade inferior a 12 anos, grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
Possíveis efeitos secundários
Alguns dos efeitos secundários mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Spasmoplex são inibição da produção de suor, boca seca, distúrbios da digestão, prisão de ventre, dores abdominais e náuseas.
Embora seja mais raro, em alguns casos também podem ocorrer perturbações na micção, aumento da frequência cardíaca, perturbações da visão, diarreia, flatulência, dificuldade para respirar, erupção cutânea, fraqueza e dor no tórax.