Tuberculose intestinal: o que é, sintomas e tratamento

A tuberculose intestinal é a infecção do intestino que ocorre quando a bactéria Mycobacterium tuberculosis, que normalmente afeta os pulmões, chega ao intestino, resultando em sintomas como dor abdominal, diarreia, febre ou inchaço na barriga.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esta infecção é rara, sendo mais comum de ocorrer em pessoas que estão com a imunidade muito enfraquecida, como no caso de infecção por HIV ou pessoas que fizeram trasplante, por exemplo. 

O tratamento da tuberculose intestinal é feito pelo infectologista, com o uso dos mesmos antibióticos indicados para a tuberculose pulmonar, como isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol, durante 6 a 9 meses.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas da tuberculose intestinal

Os principais da tuberculose intestinal são:

  • Dor abdominal persistente;
  • Diarreia alternada com prisão de ventre;
  • Sangue nas fezes;
  • Inchaço ou presença de caroço palpável na barriga;
  • Náusea ou vômitos;
  • Febre baixa;
  • Falta de apetite e perda de peso;
  • Palidez e suor noturno;
  • Cansaço excessivo.

Estes sintomas são causados por feridas que a doença causa na parede do intestino, e que são muito semelhantes às causadas pela doença de Crohn ou câncer, e, por isto, pode ser difícil diferenciar estas doenças.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da tuberculose intestinal é feito pelo clínico geral ou gastroenterologista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e histórico de tuberculose, bem como do seu tratamento.

Além disso, o médico pode solicitar exames de sangue, como hemograma, albumina sérica e proteína C reativa, por exemplo, além de exame de imagem como raio X do abdome, ultrassom ou tomografia computadorizada.

Outro exame que o médico pode solicitar é a biópsia feita através da colonoscopia ou a endoscopia, para que se possa identificar a micobactéria no intestino, através de testes laboratoriais, como o RT-PCR. Entenda o que é o exame RT-PCR.

Marque uma consulta com o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para investigar a possibilidade de tuberculose intestinal:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como se transmite

A infecção causada pela tuberculose no intestino, pode ocorrer em diferentes formas, sendo as principais:

  1. Engolir o catarro contaminado com a micobacteria, no caso de tuberculose pulmonar ativa;
  2. Disseminação da micobactéria através do sangue, podendo atingir o intestino;
  3. Disseminação da micobactéria através de gânglios linfáticos infectados;
  4. Ingestão de leite cru de vaca não pasteurizado ou produtos lácteos contaminados com Mycobacterium bovis.

A tuberculose intestinal é rara, mas pode ocorrer principalmente em pessoas com a imunidade muito enfraquecida, como acontece em pessoas com HIV ou que utilizam remédios imunossupressores, como no caso de pessoas transplantadas, por exemplo.

Como é feito o tratamento

A tuberculose intestinal tem cura, e o tratamento é feito da mesma forma que na tuberculose pulmonar, com o seguinte esquema de antibióticos, prescritos pelo infectologista:

  • Isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol, em comprimido, para o tratamento inicial por 2 meses;
  • Isoniazida e rifampicina, por 4 a 7 meses, para o tratamento de manutenção, que deve começar logo após o término do tratamento inicial.

Em pessoas que não iniciam logo o tratamento a infecção pode alcançar as camadas mais profundas do intestino, atingindo outros órgãos do abdômen e a circulação, o que pode causar obstrução do intestino, hemorragia e fístulas, que pode até causar risco de morte. 

Além disto, no período do tratamento é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma boa alimentação, rica em frutas, legumes e vegetais, para ajudar o organismo no combate à doença. Confira dicas de alimentos para fortalecer a imunidade.