A tungíase é uma doença infecciosa causada pelas fêmeas grávidas da pulga Tunga penetrans, que pode estar presente em solos, e penetrar na pele quando a pessoa anda descalça ou mexe no solo sem proteção.
Ao entrar na pele, a pulga provoca uma inflamação no local, provocando o aparecimento de mancha vermelha na pele, coceira e um caroço com um pequeno ponto mais escuro no centro.
O tratamento para tungíase deve ser orientado pelo infectologista ou dermatologista e é feito por meio da remoção do parasita e uso de antiparasitários.
Principais sintomas
Os principais sintomas de tungíase são:
- Aparecimento na pele de um pequeno caroço com um pequeno ponto preto no centro;
- Mancha vermelha e coceira no local;
- Dor e desconforto;
- Pequena abertura no local, podendo aumentar o risco de infecção e levar ao aparecimento de pus.
Esses sintomas acontecem com mais frequência nos pés, principalmente na sola e calcanhar, podendo causar também dificuldade para andar. No entanto, o parasita pode afetar as nádegas, mãos, pescoço ou virilha. Confira mais sintomas da tungíase.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da tungíase é feito pelo infectologista ou dermatologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, é feita a avaliação do local de entrada do parasita para confirmar as características.
Marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar a possibilidade de ter tungíase:
Como acontece a transmissão
A transmissão da tungíase acontece ao entrar em contato com o solo contaminado pelo parasita. Assim, o parasita pode penetrar a pele e provocar a reação inflamatória, levando ao aparecimento dos sinais e sintomas.
De forma geral, o parasita penetra a pele dos pés, principalmente na sola do pé e no calcanhar, mas também pode pode penetrar a pele dos glúteos ou das mãos, principalmente quando se trabalha diretamente com o solo. Conheça outras doenças transmitidas pelo solo contaminado.
Tratamento da tungíase
O tratamento da tungíase deve ser feito de acordo com a orientação do infectologista ou dermatologista, sendo feita a retirada do parasita do local utilizando material esterilizado, além de ser indicado o uso de antiparasitários, como a ivermectina e o tiabendazol.
Como prevenir
Para prevenir a tungíase, é importante usar calçado fechado em ambientes que contém areia e usar luvas quando for necessário mexer com o solo potencialmente contaminado.