Ulmária

A ulmária, também conhecida por erva-ulmeira, rainha-dos-prados ou erva-das-abelhas, é uma planta medicinal utilizada para resfriado, febre, doenças reumáticas, doenças dos rins e bexiga, cãibras, gota e alívio de enxaquecas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A ulmária é uma planta da família das rosáceas com altura entre os 50 e os 200 cm, com flores amarelas ou esbranquiçadas e o seu nome científico é Filipendula ulmária.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

Para que serve a ulmária

A ulmária serve para tratar resfriados, febre, reumatismo, doenças dos rins e bexiga, cãibras, gota e aliviar enxaquecas.

Propriedades da ulmária

A ulmária tem propriedades com ação antimicrobiana, anti-inflamatória, analgésica, diurética, sudorífera, que faz suar e febrífuga, que diminui a febre.

Modo de uso da ulmária

As partes utilizadas da ulmária são as flores e, ocasionalmente, toda a planta.

  • Para o chá: Acrescentar 1 colher de sopa de ulmária à uma xícara de água fervente. Deixar amornar, coar e beber a seguir.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da ulmária incluem problemas gastrointestinais, em caso de dose excessiva.

Contraindicações da ulmária

A ulmária está contraindicada a pessoas com hipersensibilidade aos salicilatos, que é um dos constituintes da planta e na gravidez, pois pode induzir o parto.

Imagem ilustrativa número 1
Imagem ilustrativa número 2
Imagem ilustrativa número 3

Link útil: