Ultrassom da mama: para que serve, quando fazer e resultados

Ultrassom da mama é um exame de imagem indicado para avaliar as estruturas internas da mama e identificar nódulos e cistos mamários, câncer de mama ou alterações inflamatórias, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse exame, geralmente, é solicitado quando foi identificado na mamografia alguma alteração na mama, podendo também ser usado para guiar a biópsia da mama. Entenda como é feita e para que serve a biópsia da mama.

A ultrassonografia mamária é um exame simples, rápido e que não causa dor, não é necessário preparo, sendo apenas recomendado que a pessoa fique sem blusa e sem sutiã, no caso das mulheres.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O ultrassom da mama serve para diagnosticar anormalidades da mama detectadas no exame físico, mamografia ou ressonância magnética, como cistos benignos, nódulos sólidos ou câncer de mama, por exemplo.

Além disso, esse exame serve para complementar o rastreamento do câncer de mama feito após a mamografia, principalmente nos casos de mamas muito densas.

O ultrassom da mama também pode ser usado para guiar a biópsia da mama, facilitando ao médico localizar o nódulo na mama, para inserir agulha e retirar uma amostra da lesão.

Quando fazer

O ultrassom de mama é indicado para:

  • Diferenciar nódulos benignos e malignos;
  • Detectar seroma e hematomas;
  • Verificar o estado das próteses mamárias;
  • Investigar a causa de dor na mama ou alterações inflamatórias;
  • Avaliar as características de nódulos palpáveis;
  • Fazer o acompanhamento de nódulos;

Além disso, o ultrassom da mama pode ser indicado para mulheres grávidas ou pessoas com alto risco de câncer de mama, mas que não podem se expor à radiação da mamografia ou à ressonância magnética.

O ultrassom da mama também pode ser indicado pelo médico para avaliar se a quimioterapia e/ ou radioterapia está sendo eficaz no tratamento do câncer de mama, por exemplo.

Consulte o médico mais próximo para avaliar a necessidade de realizar o ultrassom mamário:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Ultrassom da mama é o mesmo que mamografia?

O ultrassom da mama não é o mesmo que a mamografia, nem substitui esse exame, sendo apenas utilizado para complementar a avaliação mamária.

A mamografia continua sendo o exame mais indicado para identificar o câncer de mama. Conheça outros exames para investigar o câncer de mama.

Como é feito o exame

O ultrassom da mama é feito pelo médico radiologista, em clínicas especializadas ou hospitais, sendo um exame que não causa dor ou desconforto.

Para fazer o ultrassom da mama, o médico deve seguir alguns passos:

  1. Solicitar a pessoa para retirar a blusa e sutiã, no caso de mulheres e vestir o avental com abertura para frente;
  2. Pedir que a pessoa deite na mesa de exame, com o braço apoiado atrás da cabeça;
  3. Aplicar o gel no transdutor do ultrassom e na mama a ser examinada;
  4. Colocar o transdutor em contato com a pele e deslizar pelas mamas;
  5. Observar as imagens emitidas no computador;
  6. Gravar fotos para anexar no laudo do ultrassom.

Durante o ultrassom, o médico pode observar as características do nódulo ou cisto na mama, se é sólido ou cheio de líquidos, sua forma e se tem margens definidas ou mal delimitadas, por exemplo.

O resultado do ultrassom da mama é feito pelo radiologista através da classificação BI-RADS (do inglês Breast Imaging Reporting and Data System) que divide os achados em categorias, para determinar o risco de câncer de mama. Entenda melhor o que é BI-RADS.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Ultrassom automatizado da mama

O ultrassom automatizado da mama (ABUS - do inglês automated breast ultrasound) é um tipo de ultrassom feito por um aparelho com um transdutor maior que faz uma varredura da mama automaticamente, ou seja, não é dirigido pela mão do radiologista.

Mesmo sendo um exame que varre quase toda a mama e gera centenas de imagens, caso seja identificada alguma alteração, é necessário fazer o ultrassom da mama "tradicional".

Resultados do ultrassom da mama

O resultado da ultrassonografia mamária é liberado de acordo com a classificação BI-RADS:

Categoria BI- RADS

O que significa

BI-RADS 0

Avaliação incompleta, sendo necessário realizar outro exame de imagem para detectar possíveis alterações.

BI-RADS 1

Exame normal e não foram encontradas alterações, sendo recomendado fazer apenas acompanhamento de rotina de acordo com a idade da mulher.

BI-RADS 2

Alterações benignas, como cistos simples, linfonodos intramamários, implantes ou alterações após cirurgia. Normalmente, esse tipo de alteração representa nódulos sólidos benignos e estáveis por 2 anos.

BI-RADS 3

Alterações provavelmente benignas, sendo necessário repetir exame em 6 meses, e depois, 12, 24 e 36 meses em relação ao primeiro exame alterado.

As alterações que podem ter sido encontradas aqui podem ser os nódulos que sugerem ser um fibroadenoma, ou cistos complexos e agrupados. O risco de malignidade é de até 2%.

BI-RADS 4

Alteração suspeita de malignidade, sendo recomendado realizar biópsia.

As alterações podem ser os nódulos sólidos sem as características sugestivas de benignidade.

Essa categoria pode ainda ser subdivida em: 4A - baixa suspeita; 4B - suspeita intermediária, e 4C - suspeita moderada. Risco de malignidade 3% a 94%, sendo necessário repetir o exame para confirmar o diagnóstico.

BI-RADS 5

Alteração altamente suspeita de malignidade. É necessário fazer biópsia e nesse caso o nódulo tem 95% de chances de ser maligno.

BI-RADS 6

Câncer de mama comprovado anteriormente pela biópsia. Esse tipo de BI-RADS serve para companhar a resposta ao tratamento com quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.

O resultado do ultrassom da mama deve ser interpretado pelo mastologista, ginecologista ou oncologista, juntamente com a mamografia e/ou ressonância magnética da mama.

Leia também: Como saber se o nódulo na mama é maligno tuasaude.com/como-saber-se-o-nodulo-na-mama-e-maligno

Vídeos relacionados

CÂNCER DE MAMA: diagnóstico, tipos e tratamento

18:21 | 2.996 visualizações

CÂNCER DE MAMA: como surge, fatores de risco e mitos

13:30 | 2.974 visualizações

Como fazer o AUTOEXAME DA MAMA

04:12 | 166.896 visualizações