Ultrassom obstétrico é um exame indicado para acompanhar a gravidez, avaliar a saúde do bebê, verificar a localização da placenta e calcular a idade gestacional, podendo também ser utilizado para auxiliar em exames como a amniocentese.
Este exame faz parte da rotina do pré-natal, sendo normalmente indicado entre as 11 e 14 semanas da gestação e repetido durante a gravidez para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Conheça outros exames indicados na gravidez.
O acompanhamento da gravidez é importante para identificar e tratar doenças que podem afetar a saúde do bebê e da mãe, sendo indicado consultar regularmente o obstetra e fazer os exames de acordo com a sua indicação.
Ultrassom obstétrico com doppler colorido
O ultrassom obstétrico com doppler colorido é indicado para avaliar o fluxo sanguíneo pela artéria umbilical e outros vasos do bebê. Este exame permite visualizar a circulação do sangue em cores e identificar possíveis alterações. Veja como é feito ultrassom com doppler.
Para que serve
O ultrassom obstétrico é indicado para:
- Confirmar a suspeita de gravidez, especialmente quando o teste de gravidez é positivo e os sintomas não são claros;
- Verificar a localização do bebê, em caso de suspeita de gravidez ectópica;
- Estimar o tempo de gestação, que é a idade gestacional;
- Acompanhar o crescimento do bebê por meio de medidas específicas;
- Identificar alterações no desenvolvimento do feto indicativas de malformações e síndromes genéticas;
- Avaliar a saúde do bebê, em caso de acidentes ou sangramento vaginal, por exemplo;
- Verificar a localização e desenvolvimento da placenta, que podem indicar anormalidades como placenta prévia ou acreta.
Além disso, o ultrassom obstétrico normalmente também é usado para guiar a realização de outros exames durante a gravidez, como a amniocentese, um exame geralmente indicado para identificar alterações genéticas no bebê. Confira o que é amniocentese e para que serve.
Ultrassom obstétrico mostra o sexo do bebê?
O ultrassom obstétrico pode mostrar o sexo do bebê, principalmente a partir do segundo trimestre da gravidez. Antes disso, é mais difícil identificar o sexo com precisão por meio do exame de ultrassom. Saiba quando dá para saber o sexo do bebê.
Diferença entre ultrassom obstétrico e morfológico
O ultrassom obstétrico é um exame utilizado para acompanhar a gestação, fornecendo informações gerais sobre as condições da gravidez, desenvolvimento do bebê e características da placenta, por exemplo.
Já o ultrassom morfológico é um exame indicado principalmente para identificar possíveis malformações no bebê e anormalidades no desenvolvimento da placenta, sendo feito no 2º trimestre da gravidez, entre as 18 e 22 semanas. Entenda melhor o que é o ultrassom morfológico e para que serve.
Como é feito
O ultrassom obstétrico é feito na barriga ou na vagina, usando um aparelho chamado transdutor, que fica conectado a uma máquina de ultrassom, e demora em torno de 30 minutos.
Quando o exame é feito pela barriga, a mulher normalmente permanece deitada com o abdome exposto e o médico ou técnico aplica um gel sobre a barriga e movimenta o transdutor sobre a pele para obter as imagens.
Já quando é feito pela vagina, a mulher normalmente coloca um tipo de roupão de hospital e precisa ficar deitada com as pernas apoiadas, sendo o transdutor colocado na vagina.
Leia também: Exames de imagem: para que servem e 11 principais tipos tuasaude.com/exames-de-imagemQuando fazer o primeiro ultrassom obstétrico
O primeiro ultrassom obstétrico deve ser feito entre as 11 e 14 semanas da gestação, sendo especialmente importante para conferir a idade gestacional, e pode ser feito pela barriga ou vagina, de acordo com a indicação do obstetra. Conheça os problemas que o primeiro ultrassom na gravidez pode detectar.