O umbigo fedido é um sintoma que pode surgir em situações simples, como má higiene ou pode ser causado por condições mais sérias como cirurgia de hérnia umbilical, onfalite e piercing inflamado.
O umbigo fedido surge principalmente quando o umbigo está inflamado e também pode ser acompanhado de outros sintomas, como secreção, febre, dor e vermelhidão na região.
Assim, quando o umbigo fedido é acompanhado de outros sintomas, como inchaço, vermelhidão ou febre, é importante consultar o clínico geral para que seja feita uma avaliação completa e seja indicado o tratamento mais adequado.
As principais causas do umbigo inflamado são:
1. Cirurgia de hérnia umbilical
Após a cirurgia de hérnia umbilical, conhecida como herniorrafia, pode surgir uma infecção, deixando o umbigo fedido, além de também causar dor e a eliminação de secreção na região. Entenda melhor sobre as possíveis complicações da herniorrafia.
O que fazer: É importante consultar o médico responsável pela cirurgia, para que seja indicado o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, e a drenagem da região.
2. Onfalite
A onfalite é a infecção e inflamação do umbigo de recém-nascidos e da área ao redor, provocando sintomas como vermelhidão e inchaço, maior sensibilidade na região e saída de secreção com mau cheiro, deixando o umbigo fedido.
O que fazer: O tratamento da onfalite deve ser feito com a orientação do pediatra, sendo geralmente recomendado o uso de antibióticos e, no surgimento de complicações, como peritonite, abscesso, trombose e fascite necrosante, o médico pode recomendar a realização de cirurgia. Saiba mais sobre como é o tratamento da onfalite.
3. Piercing inflamado
O umbigo fedido pode surgir quando o piercing nessa região está inflamado, podendo causar também vermelhidão, inchaço, dor intensa, presença de pus ou sangue no umbigo, febre e mal estar.
O que fazer: É importante lavar bem a região com água e sabão, manter a região sempre seca e evitar o consumo de alimentos inflamatórios e que podem dificultar a cicatrização, como doces, frituras e embutidos, por exemplo.
Leia também: Alimentos inflamatórios: o que são e quais são tuasaude.com/alimentos-inflamatorios4. Cisto
O cisto é um caroço que se forma sob a pele, sendo causado pela obstrução da glândula sebácea ou do folículo piloso e podendo afetar qualquer região do corpo, como couro cabeludo, orelha, pescoço, costas, rosto e umbigo.
O cisto pode provocar sintomas como caroço dolorido na pele, vermelhidão e secreção branco-acinzentada e com mau cheiro, deixando o umbigo fedido.
O que fazer: O cisto geralmente não precisa de tratamento, principalmente quando é pequeno, podendo ser indicado pelo médico apenas a aplicação de compressas mornas por 15 minutos no local, para ajudar na saída do conteúdo do cisto. Em casos de inflamação ou infecção, o médico pode fazer uma drenagem e prescrever o uso de antibióticos.
Já em casos de cistos grandes ou que causem desconforto, o médico pode recomendar uma cirurgia para remover o cisto.
5. Má higiene
A má higiene é uma das principais causas do umbigo fedido, porque o acúmulo de células mortas, suor e gordura nessa região pode provocar a multiplicação de bactérias e fungos que causam o mau cheiro.
O que fazer: É aconselhado lavar sempre o umbigo com água corrente e sabão neutro no banho, pelo menos uma vez por semana e secar bem a região.
Além disso, é recomendado também usar um cotonete umedecido em água e esfregar suavemente as partes internas do umbigo. Se o cotonete ficar sujo, deve-se jogá-lo fora e usar outro novo.
Leia também: Como limpar o umbigo (passo a passo completo) tuasaude.com/como-limpar-o-umbigo6. Permanência de úraco
O úraco é uma estrutura que liga a bexiga ao umbigo e que pode permanecer após o nascimento, uma condição que é conhecida como permanência ou persistência do úraco, que pode causar inflamação e deixar o umbigo fedido, devido à secreção com mau cheiro que sai dessa região.
O que fazer: O tratamento deve ser feito através de uma cirurgia para remover o úraco, evitando infecções recorrentes do trato urinário e lesão da pele umbilical. Em casos de infecções, o médico também pode fazer uma drenagem e prescrever o uso de antibióticos por 4 a 6 semanas.