Unha preta: 6 principais causas e o que fazer

A unha preta normalmente é causada por pancadas nos dedos, hábitos como roer ou arrancar as unhas, uso de medicamentos antifúngicos ou quimioterápicos e, em alguns casos, problemas mais sérios como infecção por fungos ou melanoma na unha. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Inicialmente pode ser notado o aparecimento de linhas pretas ou manchas escuras na unha da mão ou do pé, podendo afetar um ou mais dedos e ser acompanhado por outros sintomas como dor ou inchaço no local e deformidades da unha.

Em caso de unha preta, especialmente se o escurecimento da unha aumenta ou não melhora, é importante consultar o dermatologista para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento. O tratamento pode envolver medidas como evitar roer as unhas ou usar calçados apertados, uso medicamentos antifúngicos e, em alguns casos, cirurgia. 

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser a unha preta

As principais causas de unha preta são:

1. Pancadas na unha

A pancada na unha pode provocar o aparecimento de um hematoma no local, o que  pode deixar a unha preta, marrom ou vermelho escura devido ao rompimento de pequenos vasos, fazendo com que o sangue fique preso embaixo da unha.

Normalmente, o hematoma surge logo após a pancada e também estão presentes outros sintomas como dor ou inchaço do dedo. Além disso, a mancha de sangue tende a mudar de posição à medida que a unha cresce.

O que fazer: o hematoma na unha nem sempre necessita de tratamento específico e o sangue preso tende a sair debaixo da unha em algumas semanas à medida que a unha cresce. 

No entanto, em caso de dor ou grandes hematomas, pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos analgésicos e a drenagem do sangue preso para aliviar os sintomas.

2. Roer ou arrancar as unhas

A unha preta causada por roer ou arrancar pedaços de unha pode ser inicialmente identificada por uma mancha ou linha preta embaixo da unha. Normalmente, esta mancha ou linha não aumenta de tamanho com o tempo e nem causa outros sintomas.

O que fazer: nesse caso, não é necessário realizar  tratamento específico, sendo recomendado evitar esses hábitos para que a unha não piore. Veja dicas para deixar de roer as unhas.

Além disso, é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico, podendo ser indicado o acompanhamento da unha preta, especialmente quando existe o risco de desenvolvimento de melanoma.

3. Usar calçados ou luvas apertados

O uso de calçados ou luvas apertados pode danificar as unhas, provocando o surgimento de unhas pretas, que podem ser inicialmente notadas pelo escurecimento da unha e surgimento de manchas ou linhas pretas. 

O que fazer: a unha preta causada pelo uso de calçados ou luvas apertados não necessita de tratamento específico, sendo importante preferir calçados e luvas mais folgados.

Também é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico e, no caso de existir risco de desenvolvimento de melanoma, pode ser indicado o acompanhamento regular.

4. Uso de medicamentos

O uso de alguns medicamentos, especialmente antifúngicos e quimioterápicos, por exemplo, pode provocar o aparecimento de manchas e linhas escuras na unha, podendo afetar mais de um dedo das mãos e/ou pés.

O que fazer: a unha preta provocada pelo uso de alguns medicamentos normalmente melhora em cerca de 6 a 8 semanas após o término do tratamento com o medicamento ou a sua suspensão, de acordo com a orientação do médico. 

No entanto, algumas vezes pode demorar alguns meses ou anos até que a unha volte ao normal.

5. Infecção por fungos

A infecção por fungos, também chamada de micose na unha, pode deixar a unha preta ou com manchas escuras. Também é comum a micose afetar mais de um dedo e surgirem sintomas com aumento da espessura e deformidades da unha. Confira mais sintomas de micose na unha.

O que fazer: em caso de suspeita de micose na unha é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico. O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos antifúngicos na forma comprimidos e para aplicar sobre as unhas afetadas.

6. Melanoma na unha

O melanoma na unha é caracterizado pelo aparecimento de uma mancha marrom escura ou preta, que é mais comum no dedo indicador, polegar ou dedão do pé e tende a aumentar de tamanho com o tempo, podendo deixar a unha preta. Conheça os sintomas do melanoma na unha.

O que fazer: em caso de suspeita de melanoma na unha, é importante consultar o dermatologista, podendo ser indicada a biópsia da pele para confirmar o diagnóstico. Além disso, o tratamento do melanoma na unha geralmente é feito por meio de cirurgia.

Qual médico consultar

Em caso de unha preta, é recomendado consultar um dermatologista, que pode realizar exames como a dermatoscopia, para observar as características da unha com mais detalhes, e indicar a biópsia da unha, caso seja necessário para confirmar o diagnóstico. 

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.