A urina com sangue pode acontecer devido à menstruação, em mulheres, infecções urinárias como a cistite, cálculos renais, uso incorreto de medicamentos anticoagulantes e câncer nos rins ou bexiga.
Dependendo da causa da urina com sangue, também podem surgir outros sintomas como queimação ao urinar, dor nas costas ou abdome, perda de peso, náusea, vômitos e vontade frequente de urinar.
Em caso de urina com sangue, é importante consultar o urologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico. O tratamento depende da sua causa e pode envolver o uso de antibióticos, ajuste ou suspensão de alguns medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.
Principais causas
As principais causas de urina com sangue são:
1. Menstruação
Durante o período menstrual, é comum a mulher notar a urina com sangue, especialmente nos primeiros dias do ciclo. No entanto, normalmente não surgem outros sintomas, como queimação ao urinar ou vontade frequente de ir ao banheiro, e a urina tende a voltar ao normal em alguns dias.
O que fazer: a urina com sangue durante o período menstrual é normal e, por isso, não necessita de tratamento. No entanto, caso continue a notar sangue na urina após a menstruação ter passado, é importante consultar o urologista ou clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
2. Infecção urinária
A infecção urinária é mais comum em mulheres e normalmente provoca sintomas como urina com sangue, vontade frequente para urinar, queimação ao urinar e sensação de peso ou dor no fundo da barriga. Veja mais sintomas de infecção urinária.
O que fazer: em caso de suspeita de infecção urinária, é importante consultar o ginecologista ou urologista. O tratamento normalmente é feito com antibióticos indicados pelo médico e a urina tende a voltar ao normal à medida que a infecção é tratada.
3. Pedra nos rins
A pedra nos rins, ou cálculo renal, também pode causar urina com sangue. Além disso, é comum surgir outros sintomas como dor intensa no fundo das costas, enjoo e dor para urinar. Confira como saber se tem pedra nos rins.
Normalmente, a pedra nos rins é mais comum em adultos, em caso de histórico familiar de pedra nos rins e doenças como hiperparatireoidismo ou doença de Crohn, por exemplo.
O que fazer: em caso de suspeita de pedra nos rins, é recomendado consultar o urologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico. O tratamento pode envolver ingerir mais líquidos, o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou que favorecem a eliminação das pedras pela urina e, algumas vezes, cirurgia.
4. Ingestão de alguns remédios
O uso de alguns medicamentos anticoagulantes, como varfarina ou aspirina, podem provocar sangramentos, deixando a urina com sangue, especialmente quando são usados sem indicação médica ou incorretamente.
O que fazer: nesses casos, é recomendado consultar o médico que indicou o medicamento para que seja feito ajuste da dose ou alteração do tratamento. Além disso, é importante seguir as orientações do médico para fazer o tratamento corretamente. Saiba os cuidados indicados durante o tratamento com anticoagulantes.
5. Câncer nos rins, bexiga ou próstata
Embora seja raro, a urina com sangue também pode ser indicativa de câncer nos rins, bexiga ou próstata. Além da urina com sangue, normalmente surgem outros sintomas, como perda de peso sem causa aparente, vontade frequente de urinar e dor do abdome. Conheça os principais sintomas de câncer na bexiga.
O que fazer: é recomendado consultar o urologista ou clínico geral em caso de suspeita de câncer nos rins, bexiga ou próstata para uma avaliação detalhada. O tratamento depende das características do tumor identificado e pode envolver quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia.
Quando ir ao médico
É recomendado consultar o urologista ou clínico geral especialmente quando a urina com sangue não melhora ou surgem outros sintomas como dificuldade para urinar, dor no abdome ou nas costas e febre acima de 38ºC.
Para identificar a causa da urina com sangue, o médico pode indicar exames, como ultrassonografia do abdome, tomografia computadorizada ou cistoscopia. Entenda o que é e para que serve a cistoscopia.