A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação, uso de suplementos ou gravidez.
No entanto, quando a urina turva é acompanhada por outros sinais e sintomas, como dor e desconforto ao urinar e dor no fundo das costas, por exemplo, é importante que o urologista ou ginecologista seja consultado, pois pode ser indicativo de infecção.
Leia também: 9 principais sintomas de infecção urinária tuasaude.com/sintomas-de-infeccao-urinariaO tratamento para urina turva pode variar de acordo com a sua causa, no entanto de forma geral é indicado o aumento do consumo de líquidos durante o dia, pois faz com que haja maior produção de urina, fique mais diluída e promova a eliminação do excesso de bactérias e seja evitada a formação de pedras nos rins, por exemplo.
Principais causas
As principais causas de urina turva são:
1. Contaminação da amostra
A contaminação da amostra no momento da coleta é uma das principais causas de urina turva, isso porque nesse caso há normalmente grande quantidade de bactérias, que fazem parte da microbiota normal da região genital, células epiteliais e grande quantidade de muco, que é o que garante o aspecto turvo da amostra.
O que fazer: É importante ter atenção à coleta da amostra, sendo recomendado que o primeiro jato de urina seja dispensado e que seja feita higienização da região íntima com água e sabão. Em seguida, deve-se proceder à coleta da urina, que deve ser enviada ao laboratório em até 2 horas para evitar erros no resultado.
2. Desidratação
A diminuição da ingestão de líquidos, diarreias ou vômitos, podem provocar a desidratação, fazendo com que a urina tenha um aspecto mais turvo e mais amarela, já que está mais concentrada.
Nos casos mais graves, podem ser notados outros sintomas como dor de cabeça intensa, cansaço, sede intensa, boca seca, pouca urina, cãibras e olhos fundos, por exemplo.
Leia também: Sintomas de desidratação (leve, moderada e severa) tuasaude.com/sintomas-de-desidratacaoO que fazer: Caso seja verificado que a urina turva é devido à desidratação, é importante aumentar o consumo de líquidos e de alimentos ricos em água durante o dia, assim é possível promover a reidratação. No entanto, nos casos de desidratação severa, pode ser recomendado que a pessoa vá ao hospital mais próximo para que receba soro diretamente na veia e, assim, haja melhora. Saiba como deve ser o tratamento para desidratação.
3. Uso de suplementos vitamínicos
A ingestão frequente de suplementos de vitamina também podem fazer com a urina fique com aspecto mais turvo. Isso acontece porque algumas vitaminas são solúveis em água e quando há quantidade excessiva dessas vitaminas, há maior quantidade solubilizada na urina, alterando o aspecto do xixi.
O que fazer: A urina turva devido ao uso de suplementos vitamínicos não é considerado grave, no entanto é importante que o médico ou nutricionista sejam ser consultados para verificar se há necessidade de se continuar fazendo uso dos suplementos ou se é possível obter quantidades adequadas de vitamina através da alimentação.
4. Gravidez
A urina turva na gravidez é também considerada normal, isso porque durante o período há maior produção de muco, principalmente nas últimas semanas de gravidez, já que é produzido com o objetivo de facilitar o parto.
O que fazer: A presença de muco na urina e urina turva durante a gravidez não é motivo de preocupação, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento.
No entanto, caso a mulher apresente sintomas, como desconforto, dor e sensação de queimação ao urinar, ou a urina tenha cheiro muito forte, é importante que o ginecologista seja consultado para que sejam realizados exames e iniciado o tratamento, caso haja necessidade.
5. Infecção urinária
A infecção urinária é uma causa frequente de urina turva, isso porque o aumento na quantidade de bactérias, leucócitos e células epiteliais na urina deixam-na mais turva.
Além da urina turva, é importante que a pessoa esteja atenta a sinais e sintomas que podem surgir como dor e desconforto ao urinar, sensação de não conseguir esvaziar a bexiga e vontade frequente para urinar, sendo recomendado consultar o urologista ou ginecologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
O que fazer: Nesse caso é importante seguir o tratamento indicado pelo médico, que normalmente envolve o uso de antibióticos de acordo com o microrganismo responsável pela infecção.
Além do tratamento com antibióticos, é importante que a pessoa mantenha a higienização correta da região genital, além de aumentar a ingestão de água durante o dia, pois assim é possível produzir mais urina e facilitar a eliminação das bactérias que encontram-se em excesso.
6. Cálculo renal
O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, também pode fazer com que a urina fique turva, isso porque nessa situação há aumento da quantidade de leucócitos, células epiteliais e cristais na urina, podendo alterar o seu aspecto, por exemplo.
O que fazer: É comum que na presença de pedra nos rins a pessoa sinta dor forte no fundo das costas, sendo importante que vá ao hospital assim que surgir a dor, pois assim é possível que sejam feitos exames para verificar a quantidade e tamanho das pedras.
Assim, de acordo com as características do cálculo, é iniciado o tratamento adequado, que pode envolver o uso de remédios que promovam a eliminação da pedra ou realização de cirurgia. Veja como é feito o tratamento para cálculo renal.
7. Infecção renal
A infecção renal, ou pielonefrite, é uma infecção do trato urinário em que o agente infeccioso consegue chegar aos rins e provocar sua inflamação, levando ao aparecimento de sintomas semelhantes à infecção urinária, como cólica renal, urina com cheiro forte, febre, dor ao urinar e urina turva.
A infecção nos rins pode ser causada por bactérias, como Escherichia coli, e fungos, como Candida sp.
O que fazer: na suspeita de infecção renal, deve-se consultar o médico para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento imediatamente, para evitar lesões graves nos rins.
8. Infecções sexualmente transmissíveis
Algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como clamídia ou gonorreia, por exemplo, podem deixar a urina mais turva devido à presença de glóbulos brancos, que correspondem às células de defesa do organismo.
O que fazer: no caso de sintomas de ISTs, é importante consultar o ginecologista ou urologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com o uso de antibióticos.
Além disso, é fundamental que o (a) parceiro (a) também seja tratado, mesmo que não existam sinais ou sintomas, para diminuir o risco de reinfecção.
9. Vaginite
A vaginite é a inflamação da mucosa da vagina, o que pode provocar sintomas como coceira intensa, corrimento branco, sensação de ardor na região e urina turva. Confira outros sintomas de vaginite.
O que fazer: o tratamento para a vaginite depende da causa, sendo importante que o ginecologista seja consultado para que seja feita uma avaliação clínica, confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento, que pode envolver o uso de antibióticos, antifúngicos ou óvulos vaginais.