A urocultura com antibiograma é um exame de urina que permite identificar o agente causador da infecção urinária e os antibióticos aos quais o agente é sensível ou resistente, ajudando o médico a direcionar melhor o tratamento.
Esse exame é normalmente indicado quando a pessoa apresenta sinais e sintomas de infecção urinária, como dor e ardor ao urinar, sensação de peso na bexiga e vontade frequente para urinar. Confira outros sintomas de infecção urinária.
No entanto, a urocultura com antibiograma também pode ser solicitado quando após exame de urina do tipo I, o EAS, são identificadas bactérias e numerosos leucócitos na urina, isso porque essas alterações são indicativas de infecção urinária, sendo importante identificar o microrganismo responsável.
Para que serve a urocultura com antibiograma
O exame de urocultura com antibiograma serve para identificar o microrganismo responsável pela alteração urinária e qual antimicrobiano pode ser utilizado de forma mais eficaz no seu combate, como:
- Escherichia coli;
- Klebsiella pneumoniae;
- Candida sp.;
- Proteus mirabilis;
- Pseudomonas spp.;
- Staphylococcus saprophyticus;
- Streptococcus agalactiae;
- Enterococcus faecalis;
- Serratia marcenses;
- Morganella morganii;
- Acinetobacter baumannii.
Esse exame é principalmente indicado em caso de infecção urinária, podendo ser solicitado após resultado do exame de urina do tipo 1, o EAS, ou quando a pessoa apresenta sinais e sintomas de infecção urinária, como dor e ardor ao urinar e vontade frequente de fazer xixi.
Leia também: Exame de urina (EAS): para que serve, preparo e resultados tuasaude.com/exame-de-urinaComo é feita
O exame de urocultura é um exame simples e que é feito a partir de uma amostra de urina, que deve ser coletada e armazenada em um recipiente adequado fornecido pelo laboratório. A urocultura com antibiograma é feita seguindo os passos a seguir:
- Realizar a higienização da região íntima com água e sabão;
- Fazer a coleta da primeira urina do dia, devendo a pessoa desprezar o primeiro jato de urina e colher o jato intermediário;
- Levar a amostra ao laboratório em até 2 horas;
- No laboratório, a amostra é colocada em um meio de cultura que favorece o crescimento dos microrganismos normalmente presentes na urina;
- Após 24h a 48h, é possível verificar o crescimento de microrganismos;
- São realizados testes de identificação microbiana;
- É realizado o antibiograma para verificar a quais antibióticos o agente infeccioso é sensível ou resistente.
Além disso, a partir do momento em que se observa o crescimento de microrganismos no meio de cultura, é possível verificar a quantidade de microrganismos, podendo ser indicado que se trata de colonização ou infecção.
Leia também: Urocultura: o que é, para que serve e resultados tuasaude.com/exame-de-uroculturaComo entender o resultado
O resultado da urocultura com antibiograma é dado em forma de laudo, em que é indicado se o exame é negativo ou positivo e, nesses casos, qual o microrganismo identificado, sua quantidade na urina e os antibióticos a que foi sensível e resistente:
- Negativo: é verificado apenas o crescimento em quantidades normais de microrganismos que fazem parte naturalmente do sistema urinário;
- Positivo: é verificado aumento da quantidade de algum dos microrganismos que fazem parte da microbiota normal ou quando é verificada a presença de um microrganismo não habitual.
Em relação ao antibiograma, além de informar se o microrganismo é sensível ou resistente ao antibiótico, indica também a Concentração Mínima Inibitória, também chamada de CMI ou MIC, que corresponde à concentração mínima do antibiótico que é capaz de inibir o crescimento microbiano, sendo essa informação muito importante para que o médico indique o tratamento mais adequado.
Urocultura com antibiograma para Escherichia coli
A Escherichia coli, também conhecida como E. coli, é a bactéria mais frequentemente associada com infecções urinárias. Quando a urocultura é positiva para a bactéria, é indicado no laudo a quantidade em que se encontra na urina e a que antibióticos é sensível, sendo normalmente Fosfomicina, Nitrofurantoína, Amoxicilina com Clavulanato, Norfloxacino ou Ciprofloxacino.
Além disso, é indicado o MIC, que no caso da Escherichia coli, por exemplo, é determinado que o MIC para Ampicilina menor ou igual a 8 µg/ mL é indicativo de susceptibilidade ao antibiótico, sendo o recomendado o seu uso para o tratamento, enquanto que valores iguais ou superiores a 32 µg/ mL indicam que a bactéria é resistente.
Assim, de acordo com os resultados obtidos pela urocultura e pelo antibiograma o médico pode indicar o melhor tratamento para a infecção.