A urticária em bebês é uma reação alérgica que afeta a pele, podendo causar sintomas como manchas vermelhas e elevadas, irritabilidade e/ou coceira e, em alguns casos, estar associada a reações alérgicas mais sérias, como angioedema ou anafilaxia.
Embora nem sempre seja possível identificar a causa dessa reação alérgica, a maioria dos casos de urticária em bebês é provocada por infecções como resfriados ou gastroenterites ou efeito colateral de medicamentos.
Leia também: Urticária: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/urticariaEm caso de suspeita de urticária no bebê, é recomendado consultar um imunologista pediátrico ou pediatra. O tratamento da urticária normalmente é feito com medicamentos antialérgicos, sendo também recomendado evitar os possíveis causadores.
Principais sintomas
Os principais sintomas de urticária em bebês são:
- Manchas elevadas e avermelhadas na pele;
- Coceira no corpo;
- Sensação de queimação no local afetado;
- Irritabilidade.
As manchas elevadas variam em tamanho, número e formato e tendem a ter uma região central mais clara. Além disso, podem surgir em qualquer parte do corpo do bebê e, normalmente, melhoram em até 24 horas.
Em alguns casos, a urticária no bebê pode estar associada a reações alérgicas mais graves, como angioedema ou anafilaxia. Por isso, caso surjam sintomas como dificuldade para respirar, inchaço no rosto ou sonolência, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.
Leia também: 8 sintomas de reação alérgica e o que fazer tuasaude.com/sintomas-da-reacao-alegicaComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de urticária em bebês é feito pelo imunologista pediátrico ou pediatra levando em consideração os sintomas apresentados, suas possíveis causas e o histórico de saúde do bebê.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um imunologista pediátrico próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
No entanto, é comum o médico indicar exames, como testes de alergia e a dosagem de hormônios da tireoide ou anticorpos específicos no sangue, para tentar identificar a causa da urticária no bebê e descartar outros problemas de saúde que podem estar associados.
Leia também: Teste de alergia: o que é, como é feito e quando é indicado tuasaude.com/teste-de-alergiaPossíveis causas
As causas mais comuns de urticária em bebês incluem:
- Infecções, principalmente as infecções virais;
- Efeito colateral de medicamentos, como antibióticos e anticonvulsivantes;
- Consumo de alimentos específicos, como leite, ovo, amendoim ou nozes;
- Picada ou contato com formigas, abelhas ou vespas, por exemplo;
- Calor, frio, luz solar ou contato com água, especialmente nos casos de urticária crônica.
Nessas situações, o surgimento da urticária no bebê está associado a uma reação alérgica que resulta na liberação de histamina e substâncias inflamatórias por células de defesa conhecidas como mastócitos, que estão presentes na pele.
Como é feito o tratamento
O tratamento da urticária no bebê normalmente é feito com o uso de medicamentos antialérgicos para aliviar os sintomas de acordo com a orientação do médico, sendo também recomendado evitar a sua causa, sempre que for possível identificá-la. Entenda melhor como é feito o tratamento da urticária.
Dependendo da causa da urticária no bebê, o médico também pode indicar a troca ou suspensão de medicamentos ou evitar alimentos específicos, por exemplo. Além disso, em caso de infecções, é importante também fazer o seu tratamento conforme a orientação médica.
Especialmente nos casos mais graves de urticária crônica no bebê, o médico também pode indicar outros medicamentos como corticoides, sulfassalazina ou ciclosporina para controlar os sintomas.
Leia também: Urticária crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/urticaria-cronica