Tomar anticoncepcional durante muito tempo não faz mal à saúde. Se você estiver bem adaptada à pílula, não sofrer efeitos colaterais e tomar o anticoncepcional com acompanhamento do seu médico de família ou ginecologista, pode usar o medicamento continuamente, pelo tempo que desejar e sem necessidade de trocar de pílula.
Porém, apesar do anticoncepcional ser seguro, o seu uso por tempo prolongado produz um pequeno aumento da pressão arterial, que volta ao normal com a suspensão do medicamento. Por essa razão, recomenda-se que mulheres hipertensas utilizem um método contraceptivo não-hormonal, pois mesmo um pequeno aumento da pressão arterial pode ser prejudicial para quem tem hipertensão.
Também se sabe que o aumento do risco de trombose é um dos efeitos colaterais possíveis do anticoncepcional, sendo quatro vezes maior quando comparadas com mulheres que não tomam a pílula.
Apesar de alguns riscos, que são avaliados pelo médico de acordo com a história clínica de cada paciente, o anticoncepcional pode trazer alguns benefícios para algumas mulheres, como:
- Prevenção de câncer de ovário e de útero;
- Diminuição do fluxo menstrual, das cólicas e da TPM.
Para maiores esclarecimentos sobre os riscos e benefícios do uso de anticoncepcional oral, consulte um ginecologista ou o seu médico de família.