Como funciona o Champix (vareniclina) para parar de fumar

O que é:

O Champix é um remédio que tem na sua composição tartarato de vareniclina, indicado para ajudar a parar de fumar. Este remédio deve ser iniciado pela dose mais baixa, que deve ser aumentada conforme as indicações do fabricante, mediante recomendação médica.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este medicamento está disponível em farmácias, em 3 tipos de kit diferentes: o kit de início de tratamento, que contém 53 comprimidos de 0,5 mg e de 1mg, e que pode ser comprado por um preço de cerca de 400 reais, o kit de manutenção, que tem 112 comprimidos de 1 mg, e que custa cerca de 800 reais, e o kit completo, que tem 165 comprimidos e que geralmente é suficiente para realizar o tratamento do início ao fim, por um preço de cerca de 1200 reais.

Imagem ilustrativa número 1

Como usar

Antes de iniciar o medicamento, a pessoa deve ser informada que deve deixar de fumar entre o 8º e o 35º dia de tratamento e, por isso, deve estar preparada antes de decidir fazer o tratamento.

A dose recomendada é de 1 comprimido branco de 0,5 mg, uma vez ao dia, do 1º ao 3º dia, sempre à mesma hora, e depois 1 comprimido branco de 0,5 mg, duas vezes ao dia, do 4º ao 7º dia, de preferência de manhã e à noite, todos os dias à mesma hora. A partir do 8º dia, deve-se tomar 1 comprimido azul claro de 1mg, duas vezes ao dia, de preferência de manhã e à noite, todos os dias à mesma hora, até ao final do tratamento.

Como funciona

O Champix contém vareniclina na sua composição, que é uma substância que se liga aos receptores de nicotina presentes no cérebro, estimulando-os parcialmente e de forma mais fraca, comparativamente à nicotina, levando à inibição desses receptores na presença de nicotina.

Como consequência deste mecanismo, o Champix ajuda a reduzir o desejo de fumar, assim como a diminuir os sintomas de abstinência associados ao fato de parar de fumar. Este medicamento também diminui o prazer do cigarro, caso a pessoa ainda fume durante o tratamento, o que é desaconselhado.

Quem não deve usar

O Champix é contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes presentes na fórmula e não deve ser usado por pessoas com menos de 18 anos de idade, grávidas e lactantes, sem recomendação médica.

Veja outras dicas para ajudar a parar de fumar.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Champix são inflamação da faringe, ocorrência de sonhos anormais, insônia, dor de cabeça e enjoo.

Embora seja menos comum, podem também ocorrer outros efeitos adversos, como bronquite, sinusite, aumento de peso, alteração do apetite, sonolência, tonturas, alterações do paladar, falta de ar, tosse, refluxo gastroesofágico, vômito, prisão de ventre, diarreia, distensão abdominal, dor de dente, má digestão, excesso de gases intestinais, boca seca, reações alérgicas na pele, dores musculares e nas articulações, dor de costas e no tórax e cansaço.