Varizes no estômago: o que são, sintomas, causas e tratamento

As varizes no estômago, ou varizes gástricas, são vasos sanguíneos dilatados e tortuosos que se formam na parede deste órgão, e podem ser graves, pois à medida que se tornam maiores, apresentam risco de romperem e causarem um sério sangramento . 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Estas varizes podem formar-se no estômago devido ao aumento da resistência do fluxo sanguíneo na veia porta, o que pode ser causado por hepatite crônica, cirrose do fígado, esquistossomose ou uma trombose na veia porta, por exemplo.

O tratamento para as varizes no estômago deve ser orientado pelo gastroenterologista ou clínico geral e tem como objetivo prevenir o aparecimento de novas varizes, evitar a parar sangramentos, o que pode ser feito com medicamentos beta-bloqueadores ou procedimentos cirúrgicos, como escleroterapia, cianoacrilato ou ligadoras elásticas, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os principais sintomas de varizes no estômago são:

  • Fezes escuras e com cheiro forte;
  • Vômitos com sangue;
  • Palidez ou pele mais amarelada;,
  • Tontura;
  • Inchaço abdominal;
  • Fraqueza.

Os sintomas de varizes no estômago normalmente aparecem quando há rompimento das varizes e, por isso, assim que for notado qualquer sinal o sintomas, o clínico geral ou gastroenterologista seja consultado para que sejam feitos exames que permitam confirmar o diagnóstico, identificar a gravidade e iniciar o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de varizes no estômago é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e realização de exames de imagem, como endoscopia digestiva, ultrassonografia com doppler e tomografia.

Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo para avaliar o risco de varizes no estômago:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

A partir da realização dos exames, o médico consegue classificar as varizes de acordo com a sua localização e avaliar o tamanho e o risco de sangramento, o que é fundamental para indicar o tratamento.

As varizes gástricas são consideradas pequenas quando medem menos que 3 mm de diâmetro, médias quando têm entre 3 e 5 mm ou grandes, quando medem mais que 5 mm de diâmetro. Quando maior o tamanho das varizes, maior o risco de surgirem sangramentos. 

Causas de varizes gástricas

As principais causas de aparecimento de varizes no estômago são:

  • Hepatite crônica;
  • Cirrose hepática;
  • Esquistossomose;
  • Trombose da veia Porta ou da veia esplênica;
  • Síndrome de Budd-Chiari;
  • Malformações na veia Porta ou na veia cava inferior.

As varizes no estômago também podem ser causadas por uma doença cardíaca chamada pericardite constrictiva, em que um tecido fibroso se desenvolve ao redor do coração, e dificulta a sua função.

Como é feito o tratamento

O tratamento das varizes no estômago deve ser feito de acordo com a orientação do médico, podendo variar conforme a localização, tamanho e risco de sangramento. No caso de ser pequena ou não ter risco de sangramento, é apenas indicado o acompanhamento regular.

No entanto, em alguns casos, pode ser recomendado tratamento de prevenção do sangramento, especialmente se medirem mais de 10 mm de diâmetro ou houver risco grave de sangramento, o que pode ser feito com medicamentos beta-bloqueadores, que diminuem a força do fluxo sanguíneo, como Propranolol, ou então a aplicação do Cianoacrilato, uma espécie de cola que elimina o vaso.

Já quando as varizes gástricas apresentam sangramento, o tratamento pode incluir a realização de endoscopia para realização de escleroterapia, injeção de Cianoacrilato ou colocação de ligaduras elásticas, clips ou molas, por exemplo.