Varizes na gravidez: sintomas, causas, tratamento e como evitar

Atualizado em julho 2023

As varizes na gravidez surgem devido ao aumento do volume de sangue circulando no organismo, aumento do peso, alterações hormonais e pressão do útero sobre as vasos sanguíneos pélvicos, sendo mais comum de surgirem no 3º trimestre, causando sintomas como sensação de peso nas pernas, dor ou coceira no local.

As varizes são veias dilatadas e tortuosas azuladas ou arroxeadas que podem ser facilmente observadas por baixo da pele, e que durante a gravidez podem surgir nas pernas, tornozelos, virilha, períneo ou vulva, por exemplo.

O tratamento das varizes na gravidez nem sempre é necessário, pois tendem a desaparecer após o parto. No entanto, é importante consultar o obstetra que pode indicar o uso de meias de compressão, para facilitar o retorno do sangue das pernas ao coração, de forma a evitar o surgimento das varizes ou aliviar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de varizes na gravidez

Os principais sintomas de varizes na gravidez são:

  • Sensação de peso nas pernas;
  • Coceira no local das varizes;
  • Cãibras nas pernas, especialmente à noite;
  • Dor nas pernas, tornozelos ou virilhas;
  • Inchaço nas pernas ou tornozelos, especialmente no final do dia.

Além disso, quando as varizes surgem na vulva, períneo ou virilha, chamadas varizes pélvicas, podem ocorrer sintomas como sensação de peso na região íntima, dor durante e/ou após o contato íntimo. Outro tipo de varizes que podem surgir são as hemorroidas, que também são comuns na gravidez. Saiba identificar os sintomas de hemorroidas na gravidez.

É importante sempre fazer o acompanhamento pré-natal com o obstetra, de forma a identificar as varizes e ser indicado o melhor tratamento, se necessário.

Além disso, caso a gestante apresente sintomas como inchaço intenso, vermelhidão ou sensação de calor na veia afetada, deve-se consultar um angiologista, pois pode ser sinal de flebite. Entenda o que é a flebite, sintomas e tratamento.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de varizes na gravidez é feito pelo obstetra, nas consultas pré-natais, através da avaliação do sintomas e exame físico, através da observação das características dos vasos sanguíneos.

Marque uma consulta com um obstetra na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Obstetras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No caso dos sintomas serem intensos, o médico pode solicitar um exame de ultrassom com doppler, para avaliar o fluxo de sangue no vaso sanguíneo ou a presença de coágulos. Saiba como é feito o exame de ultrassom com doppler.

Possíveis causas

As varizes na gravidez são causadas por uma combinação de fatores, que são:

  • Aumento dos níveis de progesterona no corpo, que deixam os vasos sanguíneos mais dilatados;
  • Aumento do volume de sangue circulante, em 40 a 50%;
  • Peso do útero que pode comprimir as veias e artérias da região pélvica, dificultando o retorno sanguíneo das pernas para o coração;
  • Ganho de peso durante a gestação.

Além disso, outros fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento de varizes na gravidez, como obesidade, histórico familiar de varizes, ou dieta inadequada, com consumo excessivo de sal ou baixa ingestão de água.

Como é feito o tratamento

O tratamento das varizes na gravidez deve ser orientado pelo obstetra, sendo que na maioria das vezes não é necessário, pois as varizes tendem a desaparecer após 3 ou 4 meses do nascimento do bebê.

No entanto, o médico pode orientar a prática de exercícios físicos regularmente, para melhorar a circulação sanguínea, e elevar as pernas acima da altura do coração sempre que possível.

Em alguns casos, o médico pode também indicar a utilização de meias de compressão, para prevenir o surgimento de varizes e auxiliar na circulação sanguínea.

No caso das varizes não desaparecerem após o parto, o médico pode recomendar um tratamento com laser ou cirurgia para retirar as varizes. Confira as opções de tratamento para varizes.

Quem tem varizes pode ter parto normal?

A grávida com varizes pode ter o parto normal, pois não interferem no parto, uma vez que as varizes, mesmo as vulvares, possuem um fluxo sanguíneo baixo.

Porém, varizes muito grandes ou presença de inflamações nas veias, devem ser avaliadas pelo médico antes do parto.

Como evitar varizes na gravidez

As varizes na gravidez aparecem principalmente devido às alterações hormonais, no entanto é possível evitar o seu aparecimento a partir da adoção de alguns cuidados, como:

  • Não ficar de pé durante muito tempo;
  • Evitar cruzar as pernas quando está sentada;
  • Elevar as pernas enquanto dorme;
  • Massagear os pés e as pernas no final do dia;
  • Utilizar meias elásticas durante o dia.

Além disso, é importante que a mulher faça exercício físico regular sob orientação de um profissional de educação física para aumentar a resistência das veias e impedir que dilatem.