A vectoeletronistagmografia é um exame otoneurológico que pode ser usado para analisar possíveis alterações no sistema vestibular, avaliando a audição, a visão e os nervos que controlam os movimentos dos olhos.
O exame vectoeletronistagmografia geralmente é indicado quando a pessoa apresenta sintomas como zumbido, tontura ou perda de audição. Esse exame também pode ajudar no diagnóstico ou tratamento de condições como labirintite e doença de Ménière.
Leia também: Labirintite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/labirintiteA vectoeletronistagmografia pode ser feita em consultório pelo médico otorrinolaringologista e não necessita de anestesia. Esse exame não provoca dor e tem uma duração de cerca de 45 minutos.
Para que serve
A vectoeletronistagmografia é indicada para avaliar as causas de sintomas como:
- Zumbido;
- Tontura e vertigem;
- Perda da audição;
- Náuseas;
- Quedas e perda do equilíbrio.
A vectoeletronistagmografia também pode ser usada para ajudar a diagnosticar ou tratar a labirintite, a doença de Ménière, a neurite vestibular e a vertigem posicional paroxística benigna, por exemplo.
Como é o preparo
O preparo do exame vectoeletronistagmografia é feito com a realização de um jejum entre 4 a 6 horas. Também deve-se evitar cafeína ou fumar nas 24 horas antes do exame.
Além disso, é recomendado não beber bebidas alcoólicas 2 dias antes e não usar medicamentos para tontura, alergia, tranquilizantes, sedativos, relaxantes e remédios com cafeína por 48 horas antes do teste.
No dia do exame, deve-se retirar as lentes de contato e não usar cremes ou maquiagens no rosto.
Como é feito o exame
O exame de vectoeletronistagmografia é feito conforme o passo a passo a seguir:
- Sentar a pessoa em uma cadeira confortável;
- Limpar a pele do rosto com algodão e álcool;
- Colocar 2 eletrodos no canto externo de cada olho e outro no centro da testa;
- Fazer os testes visuais, seguindo uma fonte de luz com os olhos;
- Estimular o labirinto, borrifando ar ou água morna ou fria, nos ouvidos;
- Avaliar, durante os testes, as atividades elétricas no computador.
A vectoeletronistagmografia avalia os movimentos rápidos e involuntários dos olhos, conhecido por nistagmo, alterações nos nervos do ouvido ou em algumas partes do cérebro e sistema nervoso.
O exame vectoeletronistagmografia pode durar entre 40 a 45 minutos e não causa dor, não precisando, por isso, de anestesia.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais do exame vectoeletronistagmografia são tontura, vertigem, náuseas ou desconforto nos ouvidos. Entretanto, esses sintomas desaparecem dentro de poucos minutos após o exame.