As velas Hopi para ouvidos são usadas na medicina tradicional chinesa como uma terapia complementar para o tratamento da sinusite e de outros problemas de congestão como rinite, gripes, dores de cabeça, zumbidos auditivos e até vertigens.
Este tipo de vela é uma espécie de canudo feito com algodão, cera de abelha e camomila que se coloca no ouvido e acende uma chama.
Por ser comprida e estreita, a vela é usada para amolecer a cera do interior do ouvido através do calor, no entanto, não é uma técnica recomendada por otorrinolaringologistas devido os riscos de queimadura e de rompimento do tímpano. Por isso, para tratamento destes problemas de saúde é recomendado consultar um médico para fazer lavagem do ouvido.
Quais são os riscos
Os principais riscos do uso da vela Hopi são:
- Provocar alergia;
- Queimaduras no rosto e ouvidos;
- Lesões no tímpano;
- Infecção no ouvido;
- Perfuração no tímpano, podendo provocar perda temporária ou permanente da audição.
A vela hopi é um tipo de tratamento natural que surgiu antigamente a partir de técnicas utilizadas pelos hindus, egípcios e chineses sendo usada, principalmente, para reduzir o zumbido e dor de ouvido, limpar a cera e impurezas do ouvido, diminuir a sensação de vertigem e tontura, assim como, para aliviar os sintomas de sinusite, rinite e outras alergias respiratórias.
Entretanto, estes benefícios não têm comprovação científica e nem é recomendada pelos médicos otorrinolaringologistas, pois alguns estudos indicam que além de não melhorarem os sintomas, estão associados a vários riscos. Confira outras técnicas naturais que realmente curam os sintomas da sinusite.
Como a vela Hopi é usada
Algumas clínicas especializadas em medicina tradicional chinesa realizam este tipo de terapia e somente deve ser feita nestes casos e com autorização de um médico, sendo contra-indicado fazer uso da vela Hopi em casa, por causa dos riscos de queimadura e lesões no ouvido.
Cada sessão de tratamento com a vela Hopi nas clínicas, pode demorar cerca de 30 a 40 minutos, ou seja, 15 minutos para cada ouvido. Geralmente, a pessoa fica deitada de lado em uma maca e o profissional coloca a ponta mais fina da vela dentro do canal auditivo e depois acende a ponta mais grossa. Ao queimar a vela, as cinzas se acumulam na folha que fica ao redor da vela, para que não caia sobre a pessoa.
Para garantir que a vela está bem posicionada, não deve sair qualquer fumaça pelo ouvido. Ao final do procedimento, após uso da vela de Hopi por 15 minutos em cada ouvido, será apagada a chama, em uma bacia com água.
O que se deve fazer
Nos casos em que a pessoa apresente problemas de saúde como sinusite, rinite ou alergia respiratória o mais indicado é consultar um médico otorrinolaringologista que vai recomendar tratamentos adequados para cada situação.
Em algumas situações, dependendo da condição da pessoa, o médico poderá receitar medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, se houver alguma infecção no ouvido. A lavagem do ouvido também pode ser realizada pelo médico sendo um procedimento simples e baseado em técnicas seguras. Confira mais como é feita a lavagem de ouvido e para que serve.
Veja algumas opções recomendadas para tratamento natural da sinusite: