Venvanse: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Venvanse é um estimulante do sistema nervoso central, indicado para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou transtorno da compulsão alimentar (TCA), pois possui dimesilato de lisdexanfetamina, um tipo de anfetamina que age no cérebro, melhorando a atenção, a impulsividade ou a compulsão alimentar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psiquiatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio é encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas, contendo 30, 50 e 70 mg de dimesilato de lisdexanfetamina, com o nome de referência Venvanse ou com o nome similar Juneve, vendido somente com prescrição médica e retenção da receita pela farmácia.

O Venvanse pode ser indicado para adultos ou crianças, e deve ser usado somente com orientação médica, nas doses e no tempo de tratamento orientado pelo médico, de acordo com a idade da pessoa e a condição a ser tratada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Venvanse é indicado para o tratamento de:

  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), em crianças com mais de 6 anos, adolescentes ou adultos;  
  • Transtorno de compulsão alimentar (TCA), em adultos com mais de 18 anos.  

Esse remédio age no cérebro melhorando o estado de alerta e concentração, e diminuindo a impulsividade, em pessoas com TDAH, ou reduzindo os episódios de compulsão alimentar nos casos de TCA.

O Venvanse aumenta a concentração?

O Venvanse ajuda a aumentar a concentração e a atenção relacionados ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, que é uma condição que causa falta ou dificuldade de atenção nas atividades do dia a dia, podendo muitas vezes prejudicar o rendimento escolar em crianças com mais de 6 anos. 

No entanto, o Venvanse não tem indicação para outras condições de saúde que podem causar diminuição da concentração, da atenção ou da memória, como estresse, ansiedade, depressão, hipotireoidismo ou deficiência de vitaminas, por exemplo. Veja as principais causas de perda de memória e como tratar.  

Desta forma, é importante que o clínico geral ou neurologista seja consultado para diagnosticar a causa da falta de concentração e indicar o tratamento mais adequado.

Venvanse emagrece?

Um dos efeitos colaterais mais comuns desse medicamento é a perda de peso e a diminuição do apetite, diminuindo a ingestão de alimentos. Por isso, algumas pessoas que fazem tratamento com Venvanse podem emagrecer.

Além disso, o Venvanse também pode levar a uma redução do peso em pessoas com transtorno de compulsão alimentar, uma vez que diminui os episódios de compulsão, o que faz a pessoa ingerir menos calorias durante o dia.

Como tomar e posologia

A cápsula de Venvanse deve ser tomada por via oral, pela manhã, com ou sem alimentos, inteiro ou dissolvida em um alimento pastoso, como um iogurte, ou em um líquido, como água ou suco de laranja, devendo ser consumidos imediatamente após o preparo. Esse remédio não deve ser tomado à tarde, nem à noite porque pode prejudicar o sono, causando insônia.

A posologia do Venvanse para o tratamento do TDAH em crianças com mais de 6 anos ou TCA em adultos com mais de 18 anos, depende da necessidade terapêutica e da resposta de cada pessoa ao tratamento, mas geralmente a dose inicial recomendada é de 30 mg, 1 vez por dia. 

A dose do Venvanse pode ser aumentada pelo médico, até um máximo de 70 mg por dia. Em pessoas com insuficiência renal grave, a dose máxima não deve exceder 50 mg por dia.

É importante seguir as orientações médicas quanto às doses e o tempo de tratamento, não devendo-se interromper o tratamento por conta própria.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Venvanse são boca seca, perda do apetite, insônia, dor de cabeça, dor no estômago, náusea, vômito, diarréia, prisão de ventre, ou sensação de nervosismo.

Além disso, o Venvanse pode causar efeitos colaterais graves, como agitação, alucinações, paranoia, suor excessivo, febre, calafrios, rigidez ou espasmos muscular, falta de coordenação motora, batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, unhas ou dedos arroxeados, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Nesses casos, deve-se procurar ajuda médica ou o pronto atendimento mais próximo imediatamente.

O Venvanse pode causar dependência?

O Venvanse, quando usado sem a supervisão de um médico ou em grandes quantidades, pode provocar a tolerância, o que significa que o organismo necessita de doses cada vez maiores para obter o efeito desejado, causando dependência física ou psíquica.

Assim como outros tipos de anfetaminas, o abuso do uso do Venvanse também pode causar sintomas de abstinência como fadiga e depressão.

Quem não deve usar

O Venvanse não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham arteriosclerose avançada, doença cardiovascular sintomática, pressão alta moderada a grave, hipertireoidismo, glaucoma, estados de agitação e pessoas com histórico de abuso de drogas.

Além disso, o Venvanse não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos para o tratamento do do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ou por menores de 18 anos para o tratamento do transtorno da compulsão alimentar (TCA).

O Venvanse também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia á pessoas que estejam ao dimesilato de lisdexanfetamina, ou que estejam em tratamento com remédios  inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina, moclobemida, iproniazida ou tranilcipromina, por exemplo, ou que tenham feito tratamento com estes medicamentos nos últimos 14 dias.