Verrugas genitais são uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pelo vírus HPV, resultando em sintomas, como lesões macias e de cor rosada, com aspecto de couve-flor, podendo ser únicas ou surgir em grupos.
As verrugas genitais, também conhecida como condiloma acuminado ou "crista de galo", podem afetar mulheres ou homens, e surgir nos locais que entraram em contato com o vírus, como vagina, grandes lábios, haste do pênis, escroto ou região anal, por exemplo.
Leia também: 5 sintomas de HPV (na mulher e no homem) e o que fazer tuasaude.com/hpv-cura-transmissao-sintomas-e-tratamentoO tratamento das verrugas genitais é feito pelo ginecologista ou urologista que pode indicar o uso de pomadas, aplicação de ácidos no local da verruga, crioterapia, eletrocauterização ou cirurgia para a remoção das verrugas.
Sintomas de verrugas genitais
Os principais sintomas de verrugas genitais são:
- Lesões semelhantes à couve-flor no ânus, pênis ou vagina;
- Verrugas pequenas que podem se espalhar formando grandes massas;
- Coceira, ardência ou dor na região das verrugas;
- Verrugas da cor da pele, rosadas, acastanhadas ou avermelhadas;
- Aspecto rugoso ou áspero ao toque.
As verrugas genitais também podem sangrar ou ter secreções, sendo mais comum de surgir na haste peniana, escroto, vagina, grandes lábios ou região perianal. No entanto, também pode afetar os lábios, bochechas, língua ou garganta, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de HPV na boca.
Em alguns casos, as verrugas genitais podem surgir na região interna do canal vaginal ou ânus e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou anal.
Leia também: Verruga no pênis: o que pode ser, sintomas (e como tratar) tuasaude.com/verruga-no-penisComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico das verrugas genitais é feito pelo ginecologista, no caso de mulheres, ou urologista, no caso de homens, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e sexual, além do exame físico observando as lesões na região genital.
Marque uma consulta com o ginecologista na região mais próxima de você:
Além disso, o ginecologista deve fazer o exame de papanicolau para identificar o tipo de HPV e detectar alterações indicativas de câncer de colo de útero.
Já no caso de homens, o urologista pode fazer uma peniscopia, que permite identificar verrugas muito pequenas no pênis. Saiba como é feita a peniscopia.
Em alguns casos, o médico pode fazer uma biópsia da pele, retirando uma pequena amostra da verruga, para confirmar o diagnóstico e descartar condições com sintomas semelhantes, como molusco contagioso, condiloma plano, sífilis secundária ou nevo benigno, por exemplo.
Leia também: Biópsia de pele: como é feita, tipos e quando é indicada tuasaude.com/biopsia-de-pelePossíveis causas
A verruga genital, ou condiloma acuminado, é causada pelo HPV, geralmente do tipo 6 ou 11, transmitido através da relação sexual desprotegida pelo contato pele a pele com uma pessoa infectada pelo papilomavírus humano.
Esse vírus infecta a pele e as mucosas causando o surgimento de uma ou mais verrugas na região genital.
Leia também: Toda verruga é HPV? tuasaude.com/medico-responde/toda-verruga-e-hpvComo acontece a transmissão
A transmissão das verrugas genitais acontece através do contato pele a pele da região genital ou oral, principalmente devido a relações sexuais desprotegidas, não sendo necessária a penetração.
Além disso, apesar de ser menos comum, o HPV também pode ser transmitido da mãe para o bebê durante o parto vaginal. Veja como acontece a transmissão do HPV.
Como é feito o tratamento
O tratamento das verrugas genitais deve ser feito com orientação do ginecologista ou urologista, e normalmente envolve o uso de cremes e pomadas, no entanto, em alguns casos o médico poderá indicar a retirada das verrugas com laser, crioterapia com nitrogênio ou fazendo cirurgia.
O tempo de tratamento completo pode demorar até 2 anos e, por vezes, após o tratamento ocorre o reaparecimento das lesões nos órgãos genitais. Veja todas as opções de tratamento para verrugas genitais e como são feitas.
Leia também: 6 remédios para tratar a infecção pelo HPV (pomadas e mais) tuasaude.com/remedio-para-hpv